Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RafaelSonyLock

7 dicas para melhorar sua rede Wirelles em Casa e no Escritório

Recommended Posts

7 dicas para melhorar sua rede Wirelles em Casa e no Escritório


Como Escolher a Tecnologia certa para sua Rede Wireless
Antes de decidir se vai usar 802.11a, 802.11b, ou 802.11g para seu aplicativo, você precisa avaliar bem cada um desses padrões de redes Wireless, considerando seus requisitos e características individuais. Como com qualquer outra coisa, não identificar adequadamente esses requisitos levará você a soluções limitadas e pouco eficazes.

Esteja atento a fontes de interferência
Um ponto a ser investigado é a presença de interferência de Rádio Frequência no ambiente em que você montará sua rede. Issa interferência pode vir de telefones sem fio, outra rede Wireless ou mesmo de fornos de microondas. Uma infinidade de outros equipamentos sem fio opera na mesma faixa de freqüência das redes Wireless.
Por exemplo, tive um caso em que o desempenho de uma rede WiFi era seriamente comprometido toda vez em que se acionava um equipamento de emissão de microondas na empresa vizinha. Nesses casos, em que a fonte da interferência está além de seu controle, o padrão 802.11a, que é menos suscetível a interferência de fornos de microondas, poderia ter sido uma escolha melhor.

Atenda aos Requisitos de Desempenho
Antes de escolher os equipamentos de sua rede você precisa verificar se pode atender aos requisitos de processamento. Um canal único de 802.11b pode só entregar aproximadamente 6Mbps de processamento, não 11Mbps (que é a taxa de dados). Essa carga extra de processamento reduz o desempenho real do padrão 802.11b.
Tenha em mente que cada versão de 802.11 tem mecanismos que automaticamente reduzem a taxa de dados à medida em que aumenta a distância entre os pontos, a fim de manter a conexão. A taxa de dados pode diminuir para 1Mbps quando usuários estiverem longe de Access Points, o que só resulta, na prática, em um processamento de aproximadamente 500Kbps. Isto é perigosamente baixo para alguns aplicativos, e quando combinado com interferência de RF pode levar a muito aborrecimento. No entanto, 802.11b atende muito bem aos usuários de aplicativos como email, navegação na Internet e compartilhamento de arquivos.

802.11a é melhor para aplicativos de multimídia que inclui vídeo, especialmente com qualidade de DVD. Por exemplo, 802.11a foi a resposta para um de meus clientes integrar uma interface de rede wireless para transmitir vídeo para um projetor multimídia.

802.11a oferece o desempenho de aproximadamente 26Mbps, que fornece bastante banda passante para aplicativos sofisticadas. A capacidade mais alta de 802.11a suporta melhor aplicações em áreas densamente povoadas, inclusive como centros de convenção. Grupos grandes e concentrados de usuários nestas situações levariam a problemas em redes 802.11b ou 802.11g.

De fato, o padrão 802.11g é uma variação do padrão 802.11b, no qual os dados são transmitidos em mais de um canal, permitindo velocidades superiores a 100Mbps. 802.11g é uma ótima escolha por causa da compatibilidade com o 802.11b, pela semelhança de preço e pela habilidade de atingir desempenho superior com a atualização do software integrado ao equipamento. Tenho uma rede 802.11g que funcionava a 22Mbps quando os equipamentos foram adquiridos e que hoje funciona a 88Mbps somente com a atualização do software.

Maximize a Interoperabilidade
A maioria das empresas e aplicações públicas de redes sem fio adotam o padrão 802.11b ou 802.11g, que podem funcionar ao mesmo tempo desde que seja ativado o modo de compatibilidade com 802.11b. Em alguns casos, equipamentos 802.11a também podem estar presentes.
Certifique-se de escolher o padrão apropriado para que o dispositivo do cliente seja compatível com sua rede. Se seus usuários usarão redes 802.11a e 802.11b/g cadeias, considere a instalação combinada de dispositivos 802.11a/b/g.

Garanta a Cobertura do Prédio
A meta ao implantar uma WLAN é minimizar o número de Access Points necessários à medida em que atende aos requisitos de desempenho. Isso tem um impacto significativo nos seus custos de hardware.

Em geral, a freqüência mais alta de 802.11a significa tem menos alcance que redes 802.11b e 802.11g. Porém em testes práticos que eu executei em meu escritório, 802.11a é capaz de manter taxas de dados mais altas que 802.11b em alcances semelhantes. Próximo ao Access Point, 802.11a alcançou 54Mbps e 802.11b pode prover 11Mbps.

Como o aumento das distâncias, as redes 802.11a e 802.11b reduzem a taxa de dados para acomodar níveis mais baixos de sinal, mas a taxa de dados da rede 802.11a ainda permanece mais alto que 802.11b em distâncias semelhantes.
Por exemplo a 50 metros, 802.11a estava transmitindo a 12Mbps e 802.11b estava em 1Mbps, as taxas de dados mais baixos para ambos os padrões. Em alcances além de 50 metros, 802.11a falhas em manter conexões enquanto que 802.11b mantém conexões lentas a 1Mbps até 300 metros em ambiente aberto. 802.11g tem resultados semelhantes ao 802.11a; porém, continua funcionando até 300 metros devido à operação na faixa de 2.4GHz.

Se requisitos de desempenho são moderados, as redes 802.11b ou 802.11g podem ser a solução mais econômica, principalmente porque eles exigem menos Access Points que 802.11a. Eles atendem a quase todos os aplicativos, exceto quando existir muitos usuários dentro da mesma área gerando tráfego intenso. Neste tipo de caso, você precisa da capacidade mais alta de 802.11a, mas prepare-se para gastar mais dinheiro com vários Access Points.

Evite Interferência de RF
Equipamentos 802.11b/g são mais suscetíveis a interferência de RF que 802.11a porque a maioria de fontes de interferência opera justamente na faixa de 2.4 GHz. Se interferência for um problema, considere usar 802.11a. Também se seu aplicativo é missão crítica e exige alta disponibilidade, 802.11a seria uma escolha mais apropriada.

Maximize a Segurança
Os mecanismos de segurança de redes sem fios, como WEP e WPA, operam na Camada de Controle de Acesso ao Meio, que é comum aos três padrões. Algumas pessoas argumentam que o alcance efetivo total mais baixo de 802.11a (comparado com 802.11b/g) exigem que o intruso seja mais íntimo e possivelmente dentro da área controlada de um sistema 802.11a para receber sinais. Eu tenho alguns casos de redes com antenas de alto ganho que operam em 802.11a funcionando a distâncias de até 23Km entre os pontos. Na verdade, nenhum dos padrões 802.11 é realmente mais seguro que os outros.

Conclusões
Com a popularização das redes sem fio e a conseqüente redução dos custos dos equipamentos, cada vez mais pessoas passam a considerar redes WiFi para montar redes domésticas, redes de pequenos escritórios e até como opção para extensão de redes corporativas.

-- Fonte: http://www.malima.com.br/wifi/wificomoescolhertecnologiawifi.asp --

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelentes dicas rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria somente de retificar uma questão, onde, hoje devemos utilizar o modo de operação WPA2, é o mais seguro, já houve comprovação de vulnerabilidade nos modos citados acima. Caso seu concentrador sem fio ainda não disponha dessa opção, atualize o firmeware do equipamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal é utilizar WPA2 com o filtro de MAC Adress ativado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK.

 

Eu utilizo WEP aqui, então eu teria que optar pela WPA2 para ter mais "segurança" ?

Exatamente!

 

O ideal é utilizar WPA2 com o filtro de MAC Adress ativado.

Bem lembrado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK.

 

Aqui em casa stou usando WEP (talvez, por enquanto) e achei o WPA/WPA2 mais difícil de configurar !

 

É o seguinte, quando eu for acessar a Rede Wirelles, vai me pedir só a Senha ?

ou outros dados, Vejam:

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o seguinte, quando eu for acessar a Rede Wirelles, vai me pedir só a Senha ?

Sim!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Laurentino

 

Estou fazendo as modificações !

 

--- EDIT ---

 

O que coloco em Radius Server IP |?

Coloquei o mesmo numero que uso para acessar as configurações do Roteador !

 

Está certo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.