Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pantoja

[ENTREVISTA] celsojunior

Recommended Posts

Celso Junior é o mestre das formas. Todas suas artes são com “shapes” que ele mesmo criou, muita cor, luz e uma bela interação entre os elementos. Você pode conferir suas artes em sua galeria no deviantART, são simplesmente magníficas.

 

Também possui um blog sobre variedades que tem centenas de visitas diárias (http://www.celsojunior.net/) onde mostra tudo que considera relevante sobre arte em geral, curiosidades e informática. Pois é, acredite ou não, informática é sua principal área de atuação no mercado, além da arte, claro.

 

Aproveitem cada momento da entrevista. Nela, Celso Junior demonstra, além de toda sua habilidade com as formas, que tem também com as palavras.

 

Então vamos logo ao que interessa. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

 

Imagem Postada

“Fantasy Island”

By celsojunior

 

 

iMasters: Celso, todos estamos muito curiosos para saber quando e como tudo relacionado a arte começou em sua vida. Conte-nos um pouco.

Celso Junior: Desde os primórdios vi a arte propriamente dita como algo longínquo, inalcançável pra mim. E, justamente por isso, não sei explicar direito como tudo realmente aconteceu, só fui perceber quando já estava envolto à arte digital, em meados de 2003. A partir daí comecei então a devorar tutoriais de todos os tipos e gostos, uma vez que eu não sabia absolutmante nada sobre softwares de edição gráfica.

 

 

 

iMasters: Celso Junior, Sabemos que você faz parte da banca de criação da galeria internacional, deviantART. O que exatamente um “Creative Staff” faz no deviantART?

Celso Junior: Os membros do Creative Staff colaboram no desenvolvimento e na criação de todas as campanhas publicitárias que são veiculadas dentro do próprio deviantART, assim como também o CSS dos eventos relacionados, as logomarcas e os mascotes. Somos responsáveis pelo deviantWEAR, criamos designs para camisetas e outros produtos disponíveis no shop. Discutimos o que pode ser interessante para o crescimento do deviantART num todo, além de testarmos, sempre em fase alpha/beta, novos recursos e serviços.

 

 

 

iMasters: O deviantART costuma recrutar pessoas sempre para trabalhar lá? Como isso ocorre, e como você foi selecionado?

Celso Junior: A forma de recrutamento é algo que está além do meu saber. A única coisa que sei, e que estou autorizado a falar, é que um mês antes de me tornar parte da staff do deviantART, no início de 2006, fui sondado por um admin. Em seguida fui exposto a uma bateria de perguntas objetivas, ou seja, uma entrevista. Mandaram então um contrato de prestação de serviços e me pediram para analisar, assinar e enviar para a sede do deviantART. E foi assim que me tornei parte do Creative Staff.

 

 

 

iMasters: Onde nasceu essa paixão pelas formas geométricas? Nunca pensou em ser foto manipulador ou um ilustrador tradicional?

Celso Junior: Eu já até tentei seguir este caminho, mas logo no início descobri que esta não era a minha real paixão. Meu lance é vetorização!

 

 

iMasters: A grande maioria de suas artes tem muitas cores. Isso significa algo?

Celso Junior: Alegria, liberdade, harmonia, paz, nostalgia, amor, esperança. Eu poderia ficar o dia inteiro colocando adjetivos e significados para todos os elementos que construo, mas cabe a cada um que vê minha arte saber entender e sentir o real significado.

 

 

 

iMasters: Você estuda suas obras antes de começá-las? Conte-nos um pouco de seu processo de criação.

Celso Junior: Quando começo a criar, eu simplesmente crio. Nunca projetei nada, a não ser para trabalhos freelancer, claro. Geralmente a inspiração vem, e eu apenas faço um rascunho, um esboço num pedaço de papel para não me perder, e logo em seguida começo a desenvolver.

 

 

 

iMasters: Quais programas você utiliza para compor suas obras? Tem algum que tem uma estima em especial que fica no “startup” da maquina e entra junto com o sistema operacional?

Celso Junior: Photoshop sempre foi, e sempre será, o meu queridinho, mas hoje o Illustrator é muito mais importante, financeiramente falando.

 

 

 

iMasters: Cada dia que passa mais gente tenta imitar seu estilo. É um estilo fascinante pelas cores e formas. O que uma pessoa precisa ter para fazer algo do gênero?

Celso Junior: Pra início de conversa, eu não sou responsável por este estilo, para você ter uma idéia, já ví capa de vinil da década de 70 que usava fragmentos do que eu faço hoje. Se um artista chegar hoje dizendo que criou tal estilo, sinto informar que ele está mentindo descaradamente, a não ser que seja algo totalmente inovador. Mas o que existe nos dias atuais é uma adaptação, uma evolução de estilos, idéias e ideais.

 

 

 

iMasters: Todos passamos por momentos difíceis em nossas criações. Há momentos em que pensamos que não teremos a inspiração necessária para terminar tal arte as vezes até mesmo para iniciar. Como você sai dessa sinuca de bico?

Celso Junior: Já me estressei muito com isso. Hoje eu não me preocupo nem um pouco. Sei que uma hora ou outra a inspiração vai voltar e, para isso, basta ter paciência e não entrar em desespero, pois só atrapalha. Aproveite para sair um pouco, fazer amizades reais, e não virtuais.

 

 

iMasters: Como você lida com artes free-lance? Seu cliente interfere diretamente nos trabalhos ou apenas passa o “briefing” e o resto é com você? Conte-nos um pouco desse processo.

Celso Junior: Depende muito. Geralmente isso varia de cliente para cliente. Existem aqueles que gostam de ir gerenciando o desenvolvimento da arte passo-a-passo e existem aqueles que dizem: "confio em você, faça o que achar que deve ser feito". E, pra ser sincero, eu gosto mais daquele que interfere, que dialoga, que exige mudanças. Acho que assim o trabalho fica melhor, e a satisfação muito maior.

 

 

 

iMasters: Celso Junior, quanto em média um artista profissional recebe mensalmente em uma empresa de médio/grande porte?

Celso Junior: Não sei. Nunca trabalhei numa empresa voltada para o design. Mas posso dizer que pedi demissão do meu cargo de analista de sistemas de uma universidade para me dedicar, única e exclusivamente, aos meus projetos freelances e hoje posso dizer com orgulho que nunca me arrependi desta decisão.

 

 

 

iMasters: Cada dia que passa estamos mergulhados em um mundo digital onde temos que nos adaptar e estar sempre estudando para não deixar de atender aos clientes. Você é mais tradicional ou gosta de estar inteirado em todos os programas do momento, sempre se atualizando e trocando as versões de seus softwares favoritos?

Celso Junior: Depende. Eu gosto de fazer testes, mas geralmente sou bem conservador e tradicional. Se eu consigo fazer tudo que o cliente me pediu, não vejo motivos para mudar só por questão de novidade, mas claro que sempre estou mergulhado nos estudos de novas técnicas, não quero ficar para trás, e aliás, quem quer?!

 

 

 

iMasters: Os processadores estão cada dia mais velozes e com isso a criação também ganha, pois podemos desenvolver cada vez mais rápido. Como você projeta essa velocidade nas máquinas para o futuro? E o que poderá afetar nas artes digitais?

Celso Junior: Independente da evolução dos processadores e dos softwares gráficos, ao meu ver e entender, as artes digitais estarão sempre perfeitas e em total sincronia para com o seu criador e observador.

 

 

 

iMasters: O que mais gosta de ler ou ouvir, em suas horas vagas, nos momentos de lazer?

Celso Junior: Atualmente, por estar muito adentro dos assuntos relacionados à Doutrina Espírita, procuro estudar e ler sobre isso. Em relação a músicas, eu geralmente sou bem eclético, ouço de tudo, desde que agrade meus ouvidos.

 

 

iMasters: Deixe uma mensagem para os artistas mirins que desejam seguir seu estilo. Diga o que seus fãs precisam fazer para que cheguem, um dia, em um nível de arte como as suas.

Celso Junior: Persitência, dedicação, força de vontade. Não pense que você vai aprender tudo da noite para o dia. Tem que estudar, tem que ler muito, tem que treinar mais ainda. Faça testes, aprenda com os erros. Continue estudando, seja ousado, aprenda com as críticas construtivas e também com as destrutivas. Entenda que a inveja alheia estará sempre de olho em você, mas não dê bola pra ela. Seja criativo, seja original, seja você mesmo!

 

 

iMasters:

Celso Junior resuma em uma palavra ou um único pensamento, os itens abaixo.

 

Arte - liberdade

Vida - aprendizado, evolução

Mulher bonita - minha mulher

Esporte - tênis

Forma - círculo

Presente - viver

cor - verde

Lugar perfeito - minha imaginação

Comida - pizza

 

iMasters: Espaço iMasters reservado a Celso Junior. Sinta-se a vontade para comentar sobre o que desejar. Talvez sobre algum ponto que nossa entrevista não abordou, mas que você gostaria de comentar, ou qualquer outra coisa. Celso Junior, o espaço aqui é seu.

Celso Junior: Pra ser sincero eu gostaria de agradecer à oportunidade que me foi dada para a realização desta entrevista. Agradeço também aos amigos que sempre estiveram do meu lado, desde o início de tudo, como é o caso do próprio Pantoja, da minha grande amiga Angeli, do meu querido amigo Malkavian, Makarrão, Playah entre outros. É isso aí!

 

 

 

 

Obrigado de Coração Celso Junior. Você é uma pessoa realmente incrível, um grande artista e além de tudo fala muito bem. Desejo muita Paz e sucesso em sua vida pessoal e profissional.

 

 

 

Bem, galerinha o momento agora é de vocês. Caso queiram fazer uma pergunta para o celsojunior fiquem a vontade. Caso as perguntas sejam muitas, serão selecionadas apenas as 5 mais bem formuladas. Torça para a equipe de moderação escolher a sua. ^^

 

 

 

 

 

Abraços e até breve com nosso próximo entrevistado.

 

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muuito bacana a entrevista, o cara fala bem pra caramba! Vlw Pantoja por mais essa!

 

O blog e o deviantART dele é muito show! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

 

Minha pergunta, que na verdade são 3

 

Qual arte que você mais gosta? E qual lhe deu mais trabalho?

 

Você disse que leu, leu e leu, testou, tentou novas técnicas para ir aprendendo, mas o que você acha melhor para aprender? Tutoriais de efeitos, ferramentas ou livros sobre o programa?

 

Brigadão pessoal! Flw! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa celsão.....sou fã desse cara não é de hoje !!!

 

bom ai vai algumas perguntas então...

 

qual sua formação e se você acha que formação acadêmica hoje é essencial ou aprender trabalhar com uma(s) ferramenta(s), aprender um pouco de arte digital ...já supri as necessidades do mercado ??

 

você continua na atividade de composição gráfica ou trocou totalmente de área e está se dedicando somente ao seu blog ??

 

quais são seus outros grandes trabalhos além do que podemos encontrar na sua bela galeria do deviantart ???

 

só pra matara a curiosidade do povo... XD

 

tu ta sumido que só.... seu GEEK kkkkkk abrass !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, parabéns ao Pantoja e meus agradecimentos por sua entrevista meu nobre! :D

 

Mas já lhe mando minha pergunta:

 

O que faz, na sua opinião, um vector ser um vector, com todas as, supostas, regras pré-definidas com relação a esse tipo de arte? Isso faz com que os vectores sejam mais valorizados em sua opinião? Ou mais difíceis?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, eu sou suspeita pra falar.. já sou fã do celso desde o iarena, e do panta tb, né panta!!! ^^pergunta nao tenho, mas quero salientar, além da grande qualidade artistica, a inteligencia do celso! esperto q só! hehehehquero deixar um grande abraço pro meu amigo, e outro pro panta, q pelo visto anda agradndo bem a galera!bjs pra tds!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa meu parabens panta pela entrevista!E mais ainda para o Celso que manda mmmuito bem! admiro muito seu trabalho.E um abraço pra galera do iarena

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.