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Barão

Tutoriais do método Tile para Flash

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E ai pessoas,

 

Conforme havia prometido no tópico Movimentação de um Game em flash 8, estou traduzindo os tutoriais do site Tile based games, autorizado pelo próprio autor, Tony.

 

Os tutoriais serão publicados em meu blog e serão centralizados nesse link:

http://cavichioli.blogspot.com/2007/11/gam...mtodo-tile.html

 

Mas sempre que publicar algo novo venho aqui para dar um toque. Por enquanto, publiquei apenas uma explicação sobre o que é o método Tile:

http://cavichioli.blogspot.com/2007/11/licena.html

 

Por favor, fiquem a vontade para criticar o material. Publiquei no blog para isso mesmo.

 

Um abraço.

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E ai pessoas,

 

Acabei de publicar mais uma parte do tutorial: Declarando o terreno.

 

Por enquanto, ainda é tudo muito conceitual, o que não vejo problema. Aproxima etapa é mais prática, vamos ver no que dá.

 

Vocês podem acompanhar o que está sendo publicado por essa postagem:

http://cavichioli.blogspot.com/2007/11/gam...mtodo-tile.html

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Hoje, enquanto preparava o tutorial sobre Criação de cenários com o método Tile, lembrei de um assunto muito importante que poucos costumam a levar em consideração: o Planejamento.

 

Por isso, achei que deveria comentar um pouco sobre isso antes de começar a explicar os códigos. Aproveitei e deixei uma dica para facilitar a vida dos desenhistas de plantão:

http://cavichioli.blogspot.com/

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A tradução está muito boa, Odair!

 

Eu já me aventurei a seguir o tutorial em inglês, criei coisas legais até. Fiquei de fazer uma versão 2.0, com classes e tudo mais, mas acabei deixando de lado :P

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Fiquei de fazer uma versão 2.0, com classes e tudo mais, mas acabei deixando de lado :P

Nem me fala. Tbm tinha intenção de atualizar os códigos para o AS 2, atá para treinar também.

 

Mas dá tanto trabalho traduzir, entender e adaptar que deixo tudo do jeito que tá mesmo. Se bem que ando mudando uma ou outra coisa no código original.

 

Aproveitando, acabei de publicar mais um: Movimentando o personagem

http://cavichioli.blogspot.com/2007/12/gam...personagem.html

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Tá indo muito bem Barão! Valeu pelo trabalho, espero que muitos possam aproveitar.

 

Depois te lanço um "desafio": juntar todos os tópicos do jogo estilo não-plataforma em um jogo só. Sabe, juntar a movimentação com mudança de tela com inimigos com o depth com tiro... é uma brincadeira boa. Devo ter a minha tentativa guardada em algum lugar. Pelo que me lembre juntei tudo, mas devia conter alguns bugs, principalmente por causa dos depths...

 

Abraço

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Estão tão ocupado que faz tempo que não olho o fórum.

 

Sobre juntar os tópicos, se notar bem, notará que já estão todos juntos. A idéia é exatamente ir adicionando as funcionalidades no código conforme for interessante.

 

Claro, tem coisas que, por uma questão de jogabilidade, não vale a pena incluir junto.

 

Um bom exeplo é usar pulo em um jogo estilo Zelda. Quem tem a versão do GameBoy sentiu que esse estilo não dá para ficar usando pulo como um jogo de plataforma.

 

Bem, infelizemente, estou um bocado ocupado com um monte de coisa. Por causa disso, já estou um tempo sem publicar nada. Sinto que ficarei assim até Março.

 

Volto a postar algo assim que publicar mais coisas.

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