Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NetBoy16

Customizar netbeans php

Recommended Posts

Pessoal, alguém sabe como customizar a aparência inicial do codigo da pagina php que é criado no netbeans, quando eu crio uma nova pagina php no netbeans ele gera uns comentarios desnecessários, e o DTD é incompleto, eu gostaria de customizar o "esqueleto" do codigo, tem como? :huh:

 

Outra coisa, eu como muitos, gosto de edentar/identar(sei lá como é o certo :P ) o meu codigo, só que o netbeans é chato quanto a isso, por exemplo, o meu primeiro bloco de codigo ta identado em 1 nivel, dai logo depois que digito o segundo bloco de codigo, se eu idento ele em nivel 2 e aperto enter, o chato do netbeans volta o bloco de codigo pro nivel 1, assim tendo que voltar e identar mais uma vez pra ficar definitivo, isso é muito ruim :pinch:

Alguém sabe como tiro isso ?

 

ninguém usa netbeans :pinch: ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fanboy16, ja tentou utilizar o eclipse?

 

vai em ferramentas->opcoes->editor->modelos de codigo.....no netbeans

 

outra coisa, se liga, fazer flood no forum em proibido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fanboy16, ja tentou utilizar o eclipse?

 

Já e nao curti, netbeans tem bem mais recursos que o eclipse, mas ide é que nem time de futebol, cada um prefere o seu, mas pode-se levar em questoes gerais, e pelo vi em geral o netbeans é melhor que o eclipse :thumbsup:

 

outra coisa, se liga, fazer flood no forum em proibido...

 

Vlw pela ajuda, e to bem ligado sobre isso, mas o problema é que o topico "caiu no esquecimento", já tava na segunda pag., dai dei um "up" :grin:

 

Sem contar que a dúvida é referente à ferramenta não à linguagem.

 

mas a ferramenta é referente a linguagem :pinch:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom faco assim

 

crio um arquivo salvo no projeto

/**
* Descrição de ${name} nome do arquivo (myclass.php)
*
* @author ${user} // usuario do OS.
*/
class ${name} {
    //defina algum codigo .. (function __construct(){})

}

Configurando:

- Acesse o menu: Ferramentas->Modelos

- Selecione o item: PHP

- Clique em: Adicionar...

- Selecione o arquivo: criado com o codigo que deseja (exemplo de codigo que mostrei acima)

- Renomei o arquivo: (mytemplate) alguma coisa do tipo.

 

depois e so usar botao direito novo arquivo e vai ter o seu template pronto e configurado..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hmm, entao além de Arquivo PHP, Página da Web do PHP, Classe do PHP e Interface do PHP eu tb posso adicionar meus próprios modelos/templates ? :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

putz acho q o eclipse so faz templete de codigo e nao de arquivo.... n tem templete para classe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

putz acho q o eclipse so faz templete de codigo e nao de arquivo.... n tem templete para classe

 

mas eu n uso eclipse, uso netbeans ^_^

 

Exatamente ..

 

identa o codigo eu aperto alt+shift+F ele indenta automatico pra mim =X

vlw cara, muito obrigado

 

mas quanto a identacao, se eu tenho um codigo de 5 niveis de identacao, por ex:um if dentro de outro if dentro de outro if dentro de outro if dentro do if pai, no caso sao 5 ifs, vai ter um total de identacao em 5 niveis, se eu digitar o codigo tudo numa mesma coluna e depois selecionar tudo e apertar ctrl + shift + f o netbeans vai saber identar corretamente, ou seja, em 5 niveis ?

 

 

Evandro, esse phpstorm é melhor doque o netbeans?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sem se chato..

 

Mais e so voce testa cara =X

Num precisa seleciona nao e so tecla os atalhos que ele identa o codigo todo

 

eu nunca necessitei de 5 if dentro um do outro(passo de 3 eu ja penso no switch) =X

 

mais eu uso 2 if constantimente, sempre identa certinho!! =D

 

http://jetbrains.com/phpstorm

 

nao usei esse storm! mais pelo que vi por alto, tudo que stormphp faz o Netbeans faz!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

melhor q o netbeans so o zend studio, o zend studio faz o benckmarking (mede a performance) da aplicacao...coisa q nao vi outras IDEs fazerem....entre outras coisas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a licença da versão 9 deve estar uns 600 reais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

melhor q o netbeans so o zend studio, o zend studio faz o benckmarking (mede a performance) da aplicacao...coisa q nao vi outras IDEs fazerem....entre outras coisas...

 

ja usei ZS, mas o muito que tem em php é o muito que ele falta em html/css :pinch:

 

sem se chato..

 

Mais e so voce testa cara =X

Num precisa seleciona nao e so tecla os atalhos que ele identa o codigo todo

 

eu nunca necessitei de 5 if dentro um do outro(passo de 3 eu ja penso no switch) =X

 

mais eu uso 2 if constantimente, sempre ide, foi mal, acabei falando sem pensar, nta certinho!! =D

 

http://jetbrains.com/phpstorm

 

nao usei esse storm! mais pelo que vi por alto, tudo que stormphp faz o Netbeans faz!!!!

 

ahhahah, foi mal, cabei falando sem pensar, pd deixa que eu testo aqui, se ele fizer essa auto identacao no html,css e js dai fica perfeito :D , vlw :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom entao, o unico lugar ontem o poder do php eh igual ao poder do css/html, eh o bloco de notas...mas eu acho ele fraco...o q o netbeans tem de html e css falta de zf...e zf o zs tem de sobra...

 

netboy16, ja usou o aptana?

http://aptana.com/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom entao, o unico lugar ontem o poder do php eh igual ao poder do css/html, eh o bloco de notas...mas eu acho ele fraco...o q o netbeans tem de html e css falta de zf...e zf o zs tem de sobra...

 

eu discordo, o netbeans é bom em html, css e php, e bloco de notas é bom pra quem ta aprendendo, aprendendo eu digo no comeco, proque a vida é um aprendizado, dificilmente sabemos de tudo

e quanto a zf, isso pra mim n faz diferenca visto que programo, por enquanto, estruturado, mas o netbeans tem suporte pra zf e symphony, talvez nao da maneira que você precise, mas que eu sei o nb suporta esses 2 fw's

 

netboy16, ja usou o aptana?

http://aptana.com/

 

usei e detestei :upset:

no meu curso que to fazendo tem notepad++, eclipse e aptana, criei um novo arquivo html no aptana e ele me gerou um esqueleto do codigo muito feio, sem <head>, sem <title>, e em uma só linha, ou seja, sem identacao nenhuma, talvez estivesse mal configurado, seila, mas n curti ^_^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

js e html ele faz a identacao tambem!

 

soh css que nao ? :ermm:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Evandro, esse phpstorm é melhor doque o netbeans?

 

Essa questão de melhor/pior é relativa. Tem que ver se atende às suas necessidades.

 

Uma coisa posso te garantir: Dá um banho no eclipse na integração entre linguagens num mesmo arquivo.

 

Tem um trial por 30 dias, faça um teste criando um arquivo php que tenha CSS e Javascript embarcado e vai ver que a transição entre suporte de linguagens é totalmente transparente, o que eu acho que falta no Eclipse.

 

Quanto a profiling e benchmarking também é possível conseguir em qualquer IDE que integre com XDebug ou ZendDebugger. O que é o caso do phpstorm.

 

Um diferencial que não tenho certeza se o NetBeans faz, mas o Eclipse não faz é o suporte a HEREDOC do PHP quando se escreve outras linguagens.

 

Dentro do PHPStorm, o código a seguir também é integrado de forma transparente:

 

<?php

$sql = <<<SQL
   SELECT * FROM `table`;
SQL;

$html = <<<HTML
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
   <head>
       <meta charset="utf-8">
       <title>PHPStorm HTML Parsing</title>
   </head>
   <body>
   </body>
</html>
HTML;

$css = <<<CSS
   * { margin: 0; padding: 0; }
   body { text-size: 16px; }
CSS;

$javascript = <<<JS
(function () {
   window.onload = alert('Carregado!');
}());
JS;

 

Foi o primeiro dos IDE's que eu testei a dar pleno suporte a HTML5. Te permite forçar uma escrita de Javascript em ECMA 5, incluindo modo estrito. Integração completa com JSLint e ZenCoding sem necessidade de instalar plugins adicionais.

 

A única coisa que existe no Eclipse, eu acho fantástica, e sinto falta é a feature de "perspectives", onde você pode configurar seus painéis dependendo do que vai fazer. Pode criar um set-up pra dev e outro pra testes, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu nao disse q o netbeans pra html/css seja fraco, eu falei q o suporte a zf do netbeans eh muito fraca...ja do zs...pra mim eh 0/1, 0,5 nao existe...zend studio foi feito especificamente pra php, você ja viu php rodando na linha de comando? pois eh ele nao necessita de html...ja o php do netbeans foi feito pra projetos pequenos, se você entupir ele com classes, como tem o zf vai ver q o code hint dele perde performance...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.