Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nilson15

Site multilíngue

Recommended Posts

Olá pessoal, nos últimos dias eu andei estudando a melhor forma de fornecer meu site em vários idiomas, com uma url limpa, de fácil acesso e indexação pelos motores de busca. Dentre as opções que eu tenho é de criar subdomínios com o código do idioma (Exemplo: pt-br.site.com), apresentar o idioma da pagina como parâmetro na url (Exemplo: www.site.com?lang=pt-br) ou como diretório (Exemplo: www.site.com/pt-BR/). O site será de grande acesso, tendo uma versão mobile e a utilização de subdomínios para áreas especificas do site como a de desenvolvedores. Um problema talvez no caso de utilizar os subdomínios com os códigos dos idiomas é que em áreas como a de desenvolvedores haveria dois subdomínios (Exemplo: pt-br.developers.site.com), o que na verdade eu não queria. Se possível gostaria de saber qual seria o melhor método e quais vantagens e desvantagens de utiliza-lo. Muito obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que os grandes sites costumam fazer é colocar um /br ao final do dominio, logo um "site.com" ficaria site.com/br.

Acho melhor colocar o código do pais "br" do que o código da língua "pt-br".

 

Uma dica: não faça um site mobile separado do site principal, faça ele responsivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristianoferr, eu também considero uma boa ideia a sua, mas penso que não há necessidade de segmentar tanto o meu site que na verdade será um rede social, até porque há vários país que possui um idioma em comum sendo assim seria insensato criar uma versão para cada um desses países, e seria chato fazer referencia na url de um outro país somente para fornecer um mesmo idioma. E se considerar pelo lado do seo, é pior ainda pois se separar as versões do site para cada país ou idioma como um diretório, os motores de busca os consideram como um mesmo site não possuindo a independência que a utilização de um subdomínio traria, pois cada subdomínio seria considerado como um site diferente, mas utilizar os subdomínios pode ser péssimo se caso haver a necessidade de trata-lo com subdomínio mesmo pois haveria necessidade de criar um diretório para cada versão do site o que seria ruim por necessitar de mais mão de obra por possuir mais arquivos mesmo sendo eles semelhantes, e a manutenção de todos os códigos e paginas de cada diretório ou versão sairia muito caro.
Apesar de eu ainda conhecer pouco sobre sites responsável, acho um pouco complicado deixar um site que se utiliza muito javascript responsivo e oferece-lo até mesmo para dispositivos muito simples que mal trabalham com html e que css é muito limitado, sem considerar ainda os recursos e o poder de processamento e hardware do dispositivo. Por isso eu considero que possuir sites diferentes para cada tipo de dispositivo é melhor no desempenho e na optimização do mesmo que influencia diretamente na qualidade da aplicação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.