Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RodolphoChagas

Compilando o código

Recommended Posts

Bom dia pessoal, tenho uma duvida simples.

Sou um pouco novo nessa vida de programador e sempre me aparecem duvidas nesse caminho,

cuido de um sistema de uma empresa com mais ou menos 40 funcionarios, e tenho uma duvida na hora de compilar o sistema.

Seguinte, após compilar o sistema, gera um arquivo Exemplo.exe, e em cima desse arquivo foram criados atalhos e colocados em cada computador

de cada funcionario para que possam trabalhar, agora vem a duvida.

As vezes tenho que atualizar algo no sistema, e logo após compilo ele, e gero o arquivo Exemplo_NEW.exe, eu tenho que pedir para todos sairem do sistema para que eu renomeie ele para Exemplo.exe ou eu já posso fazer isso direto sem que ninguem tenha que sair do sistema ?

Já que como todos usam um atalho do Exemplo.exe, se eu apagar ele apenas para renomear o arquivo novo com o mesmo nome que o dele, da algum problema ?

Se eu não pedir para todos sairem do sistema e fizer o procedimento, eles apenas não vão ver o que atualizou no sistema até fizerem logoff, certo ? Mas tudo o que continuarem a fazer no sistema será salvo no banco de dados ?

 

 

Peço desculpa caso não fui claro ao explicar minha duvida, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro que você não vai conseguir fazer isso, o SO não vai deixar você modificar um arquivo em uso.

 

Se você tem um .exe único, que é acessado por atalhos em várias máquinas por vários usuários (mais ou menos como um local de rede, onde cada um tem um acesso ao mesmo arquivo e executa instancias dele) sempre que você tentar mover ou modificar o sistema o SO vai acusar que o arquivo está em uso.

 

O ideal seria ter uma flag no banco de dados que seria verificada a cada X minutos (ou uma API de verificação) que deslogaria qualquer pessoa que recebesse um valor específico dela, mais ou menos como um modo de manutenção.

 

Mas todo mundo deve estar fora do sistema para poder fazer a troca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder Khaos.

A linguagem usada aqui é o VB6.

Então, eu já fiz isso algumas vezes, tem um arquivo principal chamado Empresa.exe(exemplo) onde foi criado vários atalhos para que os usuários pudessem acessar, e quando eu gero outro arquivo em que eu atualizei algo substituo o arquivo antigo com o mesmo nome Empresa.exe, mas não sei se essa é uma maneira correta de se fazer.

Quando faço isso, não aparece nenhuma mensagem de erro e os usuarios continuam usando o sistema normalmente, porém, só vão ver o que eu atualizei no sistema se fecharem e abrirem de novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A maneira "correta" de se fazer seria forçar todos a relogar para aplicar a atualização, porque isso gera falhas de segurança e etc. Mas é um dos meios de fazer também, me surpreende que o SO não reclame, mas também depende da sua arquitetura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.