Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

emilioemidio

Fontes com % , em ?

Recommended Posts

Galera obrigado pela ajuda estou cada vez aprendendo mais....

 

Vai aqui mais uma duvida.. Pelo que eu entendi é que quando coloco por exemplo: font-size: 1 em; Eu entendo que independente da resolução ela vai se adaptar pois um Smartphone entende que 1em é para ele 12px(exemplo) e que um monitor de 19" que 1em é 18px(exemplo) isto esta certo? se sim ele realmente vai diminuir pois quando movimento a janela ele nao se ajusta, e fica descendo e saindo da div.

 

 

Obg.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera obrigado pela ajuda estou cada vez aprendendo mais....

 

Vai aqui mais uma duvida.. Pelo que eu entendi é que quando coloco por exemplo: font-size: 1 em; Eu entendo que independente da resolução ela vai se adaptar pois um Smartphone entende que 1em é para ele 12px(exemplo) e que um monitor de 19" que 1em é 18px(exemplo) isto esta certo? se sim ele realmente vai diminuir pois quando movimento a janela ele nao se ajusta, e fica descendo e saindo da div.

 

 

Obg.

 

Olá.

As medidas 'em' e '%' são relativas ao font-size definido no elemento 'elemento pai/parente'.

Exemplo:

<style>
body {
	font-size:16px;	
}
#elemento-1 {
	font-size:18px;
}
#elemento-2 {
	font-size:1em;	
}
</style>


<body>
    <div id="elemento-1">
        <div id="elemento-2">
        
        </div>
    </div>
</body>

Dada hierarquia acima, o font-size definido para o 'elemento-2' será relativo ao valor declarado no elemento pai 'elemento-1', já que o mesmo possui a propriedade definida. Caso não possuísse, o font-size do 'elemento-2' seria relativo ao valor declarado no elemento maior 'body' e assim por diante. Funciona da mesma forma p/ porcentagem, no entanto ambas propriedades possuem características individuais. (Você pode ver mais sobre elas no tabless.com.br)

 

Ambas medidas são calculadas através da seguinte fórmula:

 

Alvo ÷ Contexto = Resultado

 

Alvo = Elemento que deseja modificar

Contexto = Elemento pai / medida padrão

 

Exemplo: 20 ÷ 16 = 1,25 = 1.25em = 125%

 

Espero que tenha compreendido, abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.