Bom, acho eu, que não tem problemas em desenvolver softwares ou códigos desde que sejam "livres". Acho até que podemos desenvolver e cobrar por certos softwares ou códigos, mas que seu uso principal não seja a consulta de dados.
Exemplificando, tenho meus serviços contratos por um despachante que deseja um site institucional mas com alguns recursos extras, como consulta de cpf, cnpj, cnh, multas sem precisar abrir os sites do governo, assim sendo, cobrarei pelo site em si e não pela consulta, visto que a consulta é gratuita em todos os sites.
Sobre esse site que tu disse, acho estranho cobrar por consulta, sendo os serviços gratuitos, mais estranho ainda alguém pagar por isso.
Eu entendo dessa forma, gostaria muito de ter o entendimento concreto do assunto, pois estou desenvolvendo alguns sites e dependo disso para continuar.
O que acham?
Abraço.
PS. não sei se é o lugar certo para discutir esse assunto, caso não seja, favor avisar.