Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cristiano A. Franco

Retrospectiva: MySQL altera sua licença para PHP

Recommended Posts

Retrospectiva: MySQL altera sua licença para permitir inclusão com PHP[Comunidade] br-linux.org - Publicado por brain às 09:59 PM de 18 de julho (dom)

 

Aparentemente a grande imprensa às vezes cobre os acontecimentos do mundo do software livre com um considerável atraso, o que acaba abrindo a oportunidade para que façamos retrospectivas. Aparentemente, este é o caso do recente artigo do Internet News sobre as mudanças de licença do MySQL, que ocorreram em março. Vamos aproveitar para recapitular o assunto, que é um exemplo de maneira alternativa de lidar com incompatibilidades de licenças.

 

A coexistência de pacotes de software que adotam formas de licenciamento incompatíveis entre si é muitas vezes um problema complicado que os distribuidores precisam encarar. Existem diversas formas de lidar com esta situação, e aparentemente os autores do MySQL recorreram a uma das menos comuns. Segundo este artigo do Internet News, a alteração do MySQL da licença LGPL para a GPL complicou a vida de quem distribui o PHP (que adota uma licença própria) com o suporte a MySQL pré-compilado e linkado, devido a incompatibilidades entre ambas as licenças. E este problema afetaria a maior parte das distribuições de Linux, que tendem a oferecer suporte ao popular trio AMP (Apache + MySQL + PHP).

 

Como aparentemente não é possível convencer os desenvolvedores do PHP a mudar seu licenciamento, a equipe do MySQL recorreu a uma alternativa incomum, embora não inédita: anunciou que passaria a oferecer exceções da licença GPL, para permitir a distribuição dos seus produtos em conjunto com softwares que atendam a uma série de outras licenças abertas, incluindo a do PHP. Desta forma, voltou a ser possível a distribuição dos softwares como era antigamente, e o debate sobre a licença específica do PHP (que é aprovada pelo Open Source Initiative) pôde ficar para o futuro.

---------------------------------

^_^

retirado do site http://brlinux.linuxsecurity.com.br/notici...rabarramatrix=1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal essa noticia, espero que não voltem atrás...mas estive pensando...é muito ruim ficar na dependencia de um unico banco, pois as vezes por inumerosmotivos não podemos usar "aquele" banco com o qual estamos acostumados...por isso resolvi a investir meu tempo em aprender o postgreSQL...tenho certeza que não será tempo perdido, já que conhecimento nunca é demais, alem dele serum ótimo banco...Marcio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

QUE MAGAVILHA!Muito bom. Mas acho que o povo que faz o MySql num é taum legalzinho assim naum. A nossa revolta na internet inteira e indignação pelo fato ocorrido com certeza chegaram aos ouvidos do povo de lá. A ESMAGADORA maioria dos desenvolvedores PHP (95% usam mysql) estava simplesmente desistindo desse sgdb em repudio a decisão. Vocês acham que eles iam ter pena do PHP? Que nada, medo de se queimar, isso sim. Mas podem esperar que a equipe do dito sgdb num vai descansar enquanto num ganhar milhoes em cima do PHP. Por enquanto, vamos fazer isso mesmo, aprender a usar PostgreSql e outros bancos também dependendo da situação. O PHP 5 já deu a dica, criando e implementando várias novas funções para Interbase. Ou será que ninguém tinha percebido isso?P.S.: Ae prescot ou walla...fechem aquele outro topico sobre o php/mysql. Ja que "voltaram atras" na decisão num tem pq a gente ta gastando post mais não! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas agora eu vou voltar a usar o mysql mas com akele pé atraz pra nao puxarem o tapete... Recomendo q aprendam a usar algum outro banco, pra nao fica na dependência do "Romeu"...rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai prescot-san no arquivi zipado do PHP5 jah tem o dll e tu tah querendo ... eh o libmysql.dll. deixa ele na mesma pasta do executavel do PHP e edita o arquivo php.ini e habilita a extensão do php_mysql ... pra habilitar a extensão tu tira o ; da linha ;extension=php_mysql.dll e eh só rodar na moral. ;)

 

dá uma olhadinha no post 35 do manow Cristiano A. Franco q ele colocou uma parada de como fazer tb.

 

Boa sorte http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prescot verifica qual sua versão do MySQL q você tá usando com o PHP 5Se for a versão 5 alpha você tem q habilitar uma extensão especial q é a php_mysqli.dllPra isso, no PHP.NI insira a linha extension=php_mysqli.dll e deixe comentada a linha do mysql antido (;extension=php_mysqli.dll).Depois pegue a libmysqli.dll no diretório do PHP e joga lá o c:\windows.Agora você está usando uma extensão aprimorada,a forma de se conectar ao banco de dados muda... aí é só você ver no manul online do PHP pra aprender a usar os comandos mysqli.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.