thir13en 0 Denunciar post Postado Julho 20, 2004 Estou fazendo um programa em delphi com interbase para cadastrar clientes e preciso saber como localizar pelo sobrenome ou qualquer parte do nome. Fiz o seguinte código no OnExit de um Edit: if not Datamodule2.ClientDataSet1.Locate('NOME',maskedit1.text,[LoPartialKey]) then ShowMessage('Não existe cliente com o NOME fornecido'); Com isto, o delphi posiciona-se em um dbGrid quando ele encontra. Só que por exemplo: - se tiver cadastrado o nome JOAO DA SILVA e eu tentar localiza-lo digitando JOA ele acha mas se eu digitar SILVA ele não encontra. Agradeço pela atenção Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
PiRaDu 0 Denunciar post Postado Agosto 1, 2004 Eu vou saber te falar com SQL... +/- assim query.Close; query.SQL.Clear; query.SQL.Add('SELECT * FROM tabela WHERE campo LIKE '+chr(39)+'%'+edit.text+'%'+chr(39)); query.Open; assim ele vai encontrar com qualquer parte do nome que você digitar, funciona mais ou menos assim %texto% - em qualquer posição da frase %texto - final da frase texto% - começo da frase SELECT * FROM tabela WHERE campo LIKE '%texto%' Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites