Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FabioUSA

sql

Recommended Posts

gALLera,

Tenho passado o maior aperto para encontrar uma solução em SQL para um sistema que estou desenvolvendo. Cansado de apanhar recorro aos amigos para que me auxiliem com dicas para iluminar meus caminhos.

Feitas as explicações iniciais eu quero expor a situação de um pequeno projeto pessoal que estou desenvolvendo. Trata-se de um projeto simples para administrar um pequeno negócio que ainda na sua fase inicial possui três bases de dados, Paradox, para armazenar os dados, são elas: Entidades, Contratantes e Dependentes. A tabela Contratantes tem como chave estrangeira o campo CodEnt para relacionar-se com a tabela Entidades. A tabela Dependentes tem como chave estrangeira o campo CodCon para manter um relacionamento com a tabela Contratantes. Entenda que fazendo uso de objetos Table consegui fazer este relacionamente de forma satisfatória, porém está mais do que na hora de aprender a trabalhar com objetos Query e é neste aspecto que tenho encontrado dificuldades.

Feito esta colocação inicial vamos ao que pretendo. No form de cadastro tenho entre os principais objetos um DBGrid responsável pela exibição do conteúdo da tabela Entidades. Diversos outros objetos (DBEdit, DBRadioGroup, DBComboBox) estão disponíveis para cadastro dos contratantes na tabela Contratantes. O que desejo é, por meio de objetos Query, fazer um relacionamento semelhante ao conseguido no esquema master/detail dos objetos Table, onde eu selecionava, na DBGrid uma determinada entidade e disponibilizar somente os cadastrados neste entidade.

Outra coisa que me tem feito perder noites de sono é com relação a apresentação inicial quando entrar no form de cadastro. É que tenho um campo em que armazenarei duas opções, Ativo/Inativo, na tabela Contratantes. Inicialmente o form deverá assumirá por default a opção 'Ativo'. Aí minha pergunta se divide em duas partes. A primeira é em relação a necessidade de tornar um registro inativo. A idéia que estou baseado é a seguinte. Seleciono a opção 'Inativo' e por meio de um objeto Button gravo este registro. Te pergunto, como atualizar esta selecão fazendo com que este registro não seja exibido sem que seja necessário sair e entrar novamente no form?

A segunda parte da pergunta, já estando dentro do form Cadastro, é com relação a mudança de opção para 'Inativo' por meio de um objeto Button. Tendo o form iniciado, por default, como 'Ativo', como programar um objeto Button para que intercale a exibição do conteúdo da tabela Contratantes entre Ativo/Inativo? Gostaria de soluções por meio de objetos Query/SQL, até porque são mais fáceis de se trabalhar.

Esta solução será aplicada da mesma forma entre as tabelas Contratantes/Dependentes.

Sei que abusei demais. Espero te sido claro em explor minhas dúvidas e saiba que qualquer ajuda será bem-vinda.

Desde já meus mais sinceros agradecimentos.

Do amigo Fábio. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande amigo..num vai dar pra ler isso tudo hoje naum!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.