Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lparrillo

Verificação de Campo

Recommended Posts

Ae galera.. tenha um programa que eu fiz em ASP.Onde tem 3 caixas <select> e o resto é tudo botão "radio".Gostaria de saber como fazer a verificação para ver se foi preenchido e caso não for dar um alerta para o usuário.....Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

da uma pesquisada no forum de javascript, ou até mesmo aqui no de ASP que tem varios exemplos, se mesmo assim não der posta ai

Compartilhar este post

Link para o post

faz isso com javascript

É.. sei que com javascript da para fazer.. mais como que eu faço.. tentei algumas coisas aqui.. mais nao ta danto certo.. Fiz assim:
<!--webbot BOT="GeneratedScript" PREVIEW=" " startspan --><script Language="JavaScript" Type="text/javascript"><!--function FrontPage_Form1_Validator(theForm){  if (theForm.Turno.value == "S")  {    alert("Você deve escolher o seu Turno de trabalho.");    theForm.Turno.focus();    return (false);  }  }//--></script><!--webbot BOT="GeneratedScript" endspan --><form method="POST" action="pesq_recebe.asp" name="FrontPage_Form1" language="JavaScript" onsubmit="return FrontPage_Form1_Validator(this)">   <p align="center"><strong> <span lang="en-us">Turno de Trabalho : </span></strong>  <select name="Turno" size="1" onChange="drop()">  <option selected value="S">Escolha</option>  <option>1o. Turno</option>  <option>2o. Turno</option>  <option>3o. Turno</option>  <option>Administrativo</option>
E nao deu certo

Compartilhar este post

Link para o post

function FrontPage_Form1_Validator(theForm){ if (theForm.Turno.value == "S") { alert("Você deve escolher o seu Turno de trabalho."); theForm.Turno.focus(); return (false); }bem você fez isso ai em cima, mas você chama esta função depois?chama no onsubmit do form que funciona

Compartilhar este post

Link para o post

function FrontPage_Form1_Validator(theForm)

{

if (theForm.Turno.value == "S")

{

alert("Você deve escolher o seu Turno de trabalho.");

theForm.Turno.focus();

return (false);

}

bem você fez isso ai em cima, mas você chama esta função depois?

chama no onsubmit do form que funciona

<!--webbot BOT="GeneratedScript" PREVIEW=" " startspan --><script Language="JavaScript" Type="text/javascript"><!--

function FrontPage_Form1_Validator(theForm)

{

if (theForm.Turno.value == "S")

{

alert("Você deve escolher o seu Turno de trabalho.");

theForm.Turno.focus();

return (false);

}

}

//--></script><!--webbot BOT="GeneratedScript" endspan --><form method="POST" action="pesq_recebe.asp" name="FrontPage_Form1" language="JavaScript" onsubmit="return FrontPage_Form1_Validator(this)">

<p align="center"><strong> <span lang="en-us">Turno de Trabalho : </span></strong>

<select name="Turno" size="1" onChange="drop()">

<option selected value="S">Escolha</option>

<option>1o. Turno</option>

<option>2o. Turno</option>

<option>3o. Turno</option>

<option>Administrativo</option>

Olha ai oq eu fiz.....

Compartilhar este post

Link para o post

foi mal cara nao tinha visto...

mas usei seu proprio codigo, apenas completei o form pra poder testar e tirei o "lixo" la da função e rolou

testa de novo ai

<script language="javascript">function FrontPage_Form1_Validator(theForm){ if (theForm.Turno.value == "S") {   alert("Você deve escolher o seu Turno de trabalho.");   theForm.Turno.focus();   return (false); }}</script><form method="POST" action="pesq_recebe.asp" name="FrontPage_Form1" language="JavaScript" onsubmit="return FrontPage_Form1_Validator(this)">  <p align="center"><strong> <span lang="en-us">Turno de Trabalho : </span></strong> <select name="Turno" size="1"> <option selected value="S">Escolha</option> <option>1o. Turno</option> <option>2o. Turno</option> <option>3o. Turno</option> <option>Administrativo</option> </select>  <p align="center"><input type="submit" value="Submeter" name="B1"></p></form>

Compartilhar este post

Link para o post

foi mal cara nao tinha visto...mas usei seu proprio codigo, apenas completei o form pra poder testar e tirei o "lixo" la da função e roloutesta de novo ai

<script language="javascript">function FrontPage_Form1_Validator(theForm){ if (theForm.Turno.value == "S") {   alert("Você deve escolher o seu Turno de trabalho.");   theForm.Turno.focus();   return (false); }}</script><form method="POST" action="pesq_recebe.asp" name="FrontPage_Form1" language="JavaScript" onsubmit="return FrontPage_Form1_Validator(this)">  <p align="center"><strong> <span lang="en-us">Turno de Trabalho : </span></strong> <select name="Turno" size="1"> <option selected value="S">Escolha</option> <option>1o. Turno</option> <option>2o. Turno</option> <option>3o. Turno</option> <option>Administrativo</option> </select>  <p align="center"><input type="submit" value="Submeter" name="B1"></p></form>
VLW mesmo cara.. funcionou beleza.....Agora esotu com uma duvida.. os select estao funcionando.. porem no botoes de radio ainda naum.. olha como eu fiz..tipo sao 4 botaos chamados q1onde podem ter os valores "4", "3", "2", "1", "0"..ai fiz no script assim ve minha lógica se ta certo:
if (theForm.q1.value <> "4")  {    if (theForm.q1.value <> "3")	{  if (theForm.q1.value <> "2")  {    if (theForm.q1.value <> "1")   {    if (theForm.q1.value <> "0")    {    alert("Você precisa escolher uma alternativa para a questão 1.");    theForm.comentario3.focus();    return (false);       }   }  }   }

Compartilhar este post

Link para o post

foi nada não cara, foi seu proprio codigo

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

foi nada não cara, foi seu proprio codigo http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Agora esotu com uma duvida.. os select estao funcionando.. porem no botoes de radio ainda naum.. olha como eu fiz..tipo sao 4 botaos chamados q1onde podem ter os valores "4", "3", "2", "1", "0"..ai fiz no script assim ve minha lógica se ta certo:
if (theForm.q1.value <> "4") {   if (theForm.q1.value <> "3"){ if (theForm.q1.value <> "2") {   if (theForm.q1.value <> "1")  {   if (theForm.q1.value <> "0")   {   alert("Você precisa escolher uma alternativa para a questão 1.");   theForm.comentario3.focus();   return (false);      }  } }  }

Compartilhar este post

Link para o post

nao tenho certeza mas acho que é theForm.q1.checked vou verificar e te retorno

Compartilhar este post

Link para o post

bem cara fiz uma busca aqui no forum e achei um codigo do andrealoisio que funciona bem, pelo menos com um radio button apenas.

muda sua function para

<script language="javascript">function FrontPage_Form1_Validator(theForm){if (theForm.Turno.value == "S"){  alert("Você deve escolher o seu Turno de trabalho.");  theForm.Turno.focus();  return (false);} else {var radios = document.FrontPage_Form1.getElementsByTagName("input");var teste = 0;alert(radios.length);for (var i=0;i<radios.length;i++){if (radios[i].checked==true){teste =1;break;}}if (teste == 0){alert("Você deve selecionar pelo menos um campo");return (false);}} }</script>

Compartilhar este post

Link para o post

lparrillo, não sei se interessa, mas tá aqui...

<script language="JavaScript">	function valida_radio()	{  with (document.SEU_FORM)  {   	 if (!q1[0].checked && !q1[1].checked && !q1[2].checked && !q1[3].checked && !q1[4].checked) 	 {    alert("Você precisa escolher uma alternativa para a questão 1.");    return false;   	 }    }  }</script><form method="POST" action="URL" name="SEU_FORM" onsubmit="javascript:return valida_radio();">  <p>  <input type="radio" value="0" name="q1" >OP 0<br>  <input type="radio" value="1" name="q1" >OP 1<br>  <input type="radio" value="2" name="q1" >OP 2<br>  <input type="radio" value="3" name="q1" >OP 3<br>  <input type="radio" value="4" name="q1" >OP 4</p>  <p>  <input type="submit" value="OPC"></p></form>

Acho que isso pode resolver...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.