Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

msantos

Escolha da linguagem para produzir um site...

Recommended Posts

Fala ae pessoal, tudo beleza?

Então, é minha primeira mensagem no fórum e venho tirar uma dúvida e ao mesmo tempo pedir uma opinião...

Eu vou inciar um projeto de um site, podendo se dizer que este site será de médio porte pois envolverá arquivos de Flash interagindo com a página, Javascript, e uma linguagem de script no servidor.

A minha dúvida está em qual liguagem de script no servidor escolher sendo imparcial, analisando seus pontos fortes e fracos...

Isso agora está sendo algo difícil pois este projeto além de ser grande, ele contará com administrador que tem que estar muito funcional por sinal, pois terá uso de banco de dados com várias tabelas, upload de imagens e outros arquivos, editor de textos, fórum etc, e para isso preciso de uma linguagem que me de todo este suporte...

Qual linguagem uso para fazer este projeto: ASP ou PHP?

Pode ser muito curioso eu estar fazendo esta pergunta neste fórum de PHP, pois lhes digo que fiz esta pergunta aqui porque, apesar de mexer mais com ASP (não por muita questão de preferência), acho que o PHP é a linguagem mais certa pra fazer isso.

Vou expor imparcialmente meus pontos de vista em favor do PHP confrontando com ASP e espero várias opiniões de todos para eu poder tirar esta dúvida de qual usar:

- O PHP interage com o Flash através do AMFPHP, visto que usarei muito Flash no meu site

- A hospedagem do PHP é muito barata, visando o custo benefício (qualidade, espaço de armazenamento e preço)

- O PHP tem suporte a muitas funcionalidades que o ASP não tem por padrão e que acho que o PHP tem que são: manipulação de arquivo, manipulação de XML, manipulação de imagens e muitas funções para diversos bancos de dados etc.

- Possui uma ampla comunidade de discução e de desenvolvimento, além de uma ótima documentação, facilitando o suporte do uso da linguagem

- Possui uma sintaxe semelhante a linguagem C (a maioria das linguagem que trabalho são baseadas em C)

Agora mostro uns ponto que não sei se é possível fazer com o PHP:

- Utilizar remotamente classes ou métodos em PHP como é feito com ASPRemote?

- A maioria das pessoas dizem e usam (eu, por exemplo) que quando vai fazer um site com um banco de dados bem complexo usa o SQLServer. O MySQL é tão bom quanto o SQLServer para conter tabelas complexas e extensas? (Isso é muito válido para mim porque a utilização do SQLServer na maioria dos servidores de hospedagem é bastante caro.)

Apesar de esta mensagem ter sido um pouco grande, hehe, espero a ajuda de todos sendo imparciais na escolha da linguagem a ser utilizada, visando seu custo benefício e suporte a várias ferramentas e visando também que este tópico também contará com a força de poder responder outras dúvidas a serem pesquisadas. Também não sei todas as informações que expus aqui estão todas corretas ou completas, espero também com a contribuição de pontos que mostram qual linguagem é a mais propícia para se utilizada neste projeto e também em outros de todos aqui do fórum...

Valeu,

Marcel

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kara quando começei a programar para a web tinha a mesma duvida que você...

estava entre asp e php vou lhe apontar os motivos pelo qual escolhi o php...

ele é mais rápido, barato e melhor que o asp em praticamente tudo que você possa pensar me relação a um projeto web...

"frase retirada do php a biblia"....

como você falou ele tem uma grande cominudade...

e ativa que está sempre disposta a ajudar...

você consegue muito material on-line...

suporte nativo aos principais banco de dados...

incluindo mysql, postgre, msql, e muitos outros...

ele tem otimo suporte a xml...

tive a pouco tempo que desenvolver uma solução de médio porte onde precisei usar xml, e o php fez isso de uma maneira muito satisfátoria...

o php tem um manual on-line exelente...

diga-se de passagem o melhor que já vi e em diversos idiomas, inclusive portugues...

http://www.php.net/manual/pt_BR/

open-source...

é muito bom saber que quando é encontrado um bug, não preciso esperar que seja lançado outra versão para que esse bug seja corrigido e me cobrem por isso...

php5 tem uma verdadeira orientação a objetos...

o que facilita o desenvolvimento de um grande projeto com muitas pessoas envolvidas...

é uma linguagem robusta que suporta aplicações de grande porte

tem uma variedade enorme de funções...

quando for fazer algo pense se isso alguem poderia querer fazer com frequencia...

se sua resposta for sim...

provavelmente tenha uma função para fazer isso, "retirado do php a biblia"....

tem uma sintaxe facil de aprender e segue padrão C, como java, C++ e as algumas das principais linguagens do mercado...

tem uma equipe séria desenvolvendo a linguagem, verficando bugs...

roda em diversas plataformas...

bom poderia ficar aqui horas descrevendo as vantagens do php...

sobre o mysql

ele é sim um ótimo banco de dados que pode atender a quase todos os projetos que você possa a vir fazer...

quanto ao tamanho das tabelas não se preocupe, não existe um limite para elas, a não ser o do seu sistema operacional...

http://dev.mysql.com/doc/mysql/pt/Table_size.html

se você precisar de um banco de dados mais robusto capaz de competir com o maiores do mercado sua opção pode ser o postgre

http://www.postgresql.org.br

http://phppgadmin.sourceforge.net/

bom espero ter ajudado...

abraços

Marcio

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo que foi dito ... só adiciono que sobre o RemoteScripting (ASPRemote):

O PHP não tem isso, até porque o PHP é idependente de navegador e o recurso de ASPRemote é preso ao IE. Mas isso simula os mesmos "efeitos" do ASPRemote, no PHP e idependente de browser!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu ae pelas respostas, achei muito válida as informações passadas aqui!

Só tenho algumas dúvidas referente a manipulação de imagens feito pelo PHP que se seguem:

- O PHP manipula imagens por padrão (sem a necessidade de instalar algum componente)?

- Com a manipulação pode-se criar um thumbnail de imagens (menores e proporcionais a original em tamanho) que estão num diretório por exemplo?

E algumas referente a manipulação de XML e, entrando neste assunto, junto com um tutorial do dokkalfr sobre a consulta de endereços pelo CEP diretamente do site dos correios:

Ae dokkalfr, parabéns pelo tutorial!

- Tem como fazer um sistema de consulta de endereço semelhante ao do dokkalfr em PHP4 ou pelo menos que tenha a mesma funcionalidade?

- Ou tem como manipular diretamente o XML gerado automaticamente pelo endereço http://www.correios.com.br/servicos/cep/xm....cfm?pag=1&cep= em um arquivo PHP para exibir remotamente na minha página?

- Entrando no assunto de Remoto, não quer abrir aquele link que fala de páginas remotas em PHP!

Valeu,

Marcel

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre imagens ... nenhum componente precisa ser instalado no php, mas tem ele tem que ser compilado com essa opção (a MAIORIA dos hosts fazem isso);

Os thumbnails podem ser gerados a partir de arquivos de um diretório sim, tu pode, na verdade, com um pouco de paciencia, fazer tudo que tu imaginar com uma imagem!

Sobre XML ... obrigado pelas parabenizações :) !!

Sobre o sistema em PHP4, pode ter a mesma funcionalidade se feito utilizando os modulos de manipulação do PHP (SAX ou DOM), mas não fica tão facil de utilizar quanto o simplexml do PHP5... na minha opinião, DOM é o mais indicado para o caso! Tu podes usar http://br.php.net/file_get_contents para batar o XML gerado pelo site do correio em uma string e utilizar DOM nela!

Quanto ao link eu escrevi errado :-/ ... o link certo (testado) é http://jpspan.sourceforge.net/wiki/doku.php ...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... uma boa linguagem para produzir um site é aquela que você melhor se adapta. Claro que sempre vai existir uma "coisa" que uma tem que a outra não tem, mas... se for em questão de custo, acredito que PHP é a uma boa opção, você terá mais facilidade em encontrar exemplos, artigos, entre outros itens, tudo em português.

Agora se for coisa grande... use Java ou ASP.NET (C# ou VB.Net). São duas ótimas linguagens de programação que interage muito bem com o cliente e o servidor... pena que com o Java você precisa de uma boa máquina para alcançar o desempenho desejável, já o ASP.Net, pena que nem todos os servidores tenham o MONO instalado, aí o jeito é apelar para servidores Windows, que é mais caro que outros servidores.

Com ASP.Net você pode interagir seu arquivo em Flash, utilizando Web Services, já com o Java acredito que seja possível, através dele também é possível desenvolver Web Services.

E para banco de dados, se a sua aplicação necessita usar Stored Procedure, sua base de dados tenha mais de 1 GB, ou tenha muitos acessos simultâneos, use Oracle ou Micro$oft SQL, caso contrário utilize MySql mesmo.

A questão de imagens se você dominar bem a linguagem que você utiliza, poderá fazer muitas coisas com elas, principalmente com o ASP.Net que possui classes específicas para isso, (System.Web.UI.WebControls.Image), o mesmo é válido para o XML, e a interação com o JavaScript.

Existe outros fatores também que devem ser considerados para eleger a melhor linguagem para "o tipo de projeto que deseja construir", em todo caso não se apegue em apenas uma linguagem. ok?! Falou.

Compartilhar este post

Link para o post

msantos, os comparativos que você descreveu não têm fundamentos.pergunte para um programador ASP se ele prefere ASP ou PHPé lógico que vai dizer que prefere ASP.entende ?ASP é uma excelente linguagem, assim como PHP. Basta ter conhecimento sobre a linguagem com a qual trabalha.Eu programava em ASP há uns 3, 4 anos atrás. Mas mudei para o PHP por ser mais flexível. E o custo final do produto é menor. O cliente sempre procura por bons produtos a baixo custo. O PHP se encaixa perfeitamente nisso.Você com certeza vai encontrar pessoas que falam mal do PHP sem saber.Com o ASP também.é questão de gosto cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não concordo muito com essa idéia de que site grande tem que ser feito com Java ou PHP, vide tradução do friendster e do flickr de Java e ASP.Net para PHP!Sou meio idealista e evito o quanto posso produtos M$ e J2EE é bom mesmo para coisas como WebServices e aplicações de "Middleware", ou quando o sistema necessita de um cuidado maior com persistencia de dados!Mas concordo com a ideia geral do que foi dito: Não se apegar a uma linguagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae DezFanfara e hinom, beleza?

Owww... Valeu pelas respostas ae...

Vou esclarecer uns pontos sobre o que disse que pôde ter ficado meio confuso...

Eu atualmente programo em AS2, ASP e Javascript (ferramentas que uso para trabalhar), mas também conheço um pouco Java e mais sobre PHP e tentei ver algumas coisas referente a Cold Fusion e não tive a opotunidade de ver algo sobre C# e ASP.NET para poder escolher ALGUMAS para poder estar trabalhando...

Entendo o que hinom disse referente a "questão de gosto"!

É fato que quem defenda e prefira programar em ASP vai falar sempre bem do ASP perante a qualquer linguagem!

Mas, como disse no fórum, e procurando saber a vantagem imparcialmente de uma sobre as outras, percebi algumas vantagens no PHP, nos suportes que esta linguagem dá e na questão do preço como você próprio disse...

Em nenhum momento eu desmereci o ASP, até porque eu trabalho com ela atualmente, mas como disse na minha primeira mensagem, eu prefiro e me adapto melhor ao trabalhar com linguagens baseadas em C como Java, AS2 etc... É a "questão do gosto"! E também, o PHP se enquadrou neste projeto que tenho que fazer!

Das vantagens do PHP que falei e disse, como disse, acho que tem alguns fundamentos sim, por exemplo:

- Na interação com o Flash uma das melhores é Cold Fusion, porém não conheço muito e a sua hospedagem é cara! Referente a Java, não conheço muita coisa pra trabalhar com web e com ASP.NET nunca mexi e nem tenho as ferramentas! Agora o PHP já conheço bem, os servidores são baratos e possui um gateway para comunicação com o Flash enquanto o ASP 3 não, isso é fato!

Então isso demonstra que eu não me apego a somente uma linguagem e que, na escolha da linguagem para produzir um site de médio porte, o PHP se encaixou muito bem por questões de gosto etc...

Valeu,

Qualquer coisa posta ae,

Marcel

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.