Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

carolina

Checar dados antes de inserir

Recommended Posts

Olá pessoal,Veja se vocês podem me ajudar.Tenho um formulário para reserva de salão de festas e ou churrasqueira.Se o salão estiver alugado no dia x, não cadastra.Se a churrasqueira estiver alugada no dia x, não cadastra.Se o salão e a churrasqueira estiverem alugados no dia x, não cadastra.Caso não estejam alugados, então cadastra.Como posso fazer isso???Estou precisando muito disso.Tentei de várias formas e nada.Já estou com dor de cabeça... por favor me ajudem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Walace,Eu estou fazendo assim e não está dando certo.Veja se consegue me ajudar.Segue meu script abaixo:<?php$apt = $_POST['apt'];$data = $_POST['Data'];$hora = $_POST['horario'];$reserva1 = $_POST['reserva1'];$reserva2 = $_POST['reserva2'];$obs = $_POST['obs'];// verifica se já existe reserva para o dia e salão$sql2 = "SELECT * FROM reservas WHERE data='$data' AND reserva1='$reserva1'";$query2 = mysql_query($sql2, $con);$found2 = mysql_fetch_array($query2);if (!$found2) {// ñ existe. então cadastra }$query_reserva = "INSERT INTO reservas (numero_apt, data, hora, reserva1, reserva2, obs) VALUES ('$apt', '$data', '$hora', '$reserva1', '$reserva2', '$obs')";$recordset1 = mysql_query($query_reserva, $con) or die(mysql_error());echo "<table width=521 border=0 cellspacing=0 cellpadding=0><tr> <td height=25 class=f8b> Reserva efetuada com sucesso!<br></td></tr></table><br>";}else{// verifica se já existe reserva para a o dia e churrasqueira$sql3 = "SELECT * FROM reservas WHERE data='$data' AND reserva2='$reserva2'";$query3 = mysql_query($sql3, $con);$found3 = mysql_fetch_array($query3);if (!$found3) {// ñ existe. então cadastra }$query_reserva = "INSERT INTO reservas (numero_apt, data, hora, reserva1, reserva2, obs) VALUES ('$apt', '$data', '$hora', '$reserva1', '$reserva2', '$obs')";$recordset1 = mysql_query($query_reserva, $con) or die(mysql_error());echo "<table width=521 border=0 cellspacing=0 cellpadding=0><tr> <td height=25 class=f8b> Reserva efetuada com sucesso!<br></td></tr></table><br>";}else{// verifica se já existe reserva para o dia, salão e churrasqueira$sql = "SELECT * FROM reservas WHERE data='$data' AND reserva1='$reserva1' AND reserva2='$reserva2'";$query = mysql_query($sql, $con);$found = mysql_fetch_array($query);if (!$found) {// ñ existe. então cadastra }$query_reserva = "INSERT INTO reservas (numero_apt, data, hora, reserva1, reserva2, obs) VALUES ('$apt', '$data', '$hora', '$reserva1', '$reserva2', '$obs')";$recordset1 = mysql_query($query_reserva, $con) or die(mysql_error());echo "<table width=521 border=0 cellspacing=0 cellpadding=0><tr> <td height=25 class=f8b> Reserva efetuada com sucesso!<br></td></tr></table><br>";}else{echo "<br><table width=521 border=0 cellspacing=0 cellpadding=0><tr> <td height=25 bgcolor=#FF0000 class=f8b> <font color=#FFFFFF>O dia solicitado já está reservado!<br> Clique em voltar e escolha outro dia.</font><br></td></tr></table><br>";}}}}?>

Compartilhar este post

Link para o post

Troca teu OR por AND, porque precisa atender as duas pra poder incluir:

PHP [/tr][tr]$sql2 = "SELECT * FROM reservas WHERE data='$data' AND reserva1='$reserva1'";[/tr]

Vê aí, qualquer coisa fala.

Compartilhar este post

Link para o post

Já troquei e continua não funcionando.Está cadastrando quando não deveria.Ex: no banco de dados eu já tenho cadastrado: 26/11/2004 - Salão e ChurrasqueiraQuando tento reserva o salão para o mesmo dia, deveria não deixar.Veja se você sabe o que pode ser.Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

reserva1 e dois são churrasqueira e salão ?

PHP [/tr][tr]$sql2 = "SELECT * FROM reservas WHERE data='$data' AND (reserva1='$reserva1' or reserva2=$reserva2)"; [/tr]

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.