Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Henrique_ratts

diminuir imagem

Recommended Posts

bom galera tocomeçando a trabalhar com imagens no php agora... antes eu soh trabalhava com texto e mandava iimagem exibia e tals isso e mto facil eu sei...

mais agora eu queria aprender quando eu mandar uma imagem por upload ela diminuia tipowse ela esta grande fika menor tipow uma imagem de 800k fazer ela fika com 100.... eu jah vi varios topicos mais naoa xo um bem explicado q eu possa intender jah testei varios scripts etals els sao meio comprecicos nao da pra mim intender queria q alguem aew soubesse me esplicar dum geito bem simples..

por favor rsrs... vo coloka um codigo de upload ake... q eu montei... o codigo so mand auma imagem pro server... agora eu queria saber como manda a imagem e diminuila.. e ela chegasse no server menor jah :(

segue o codigo abaixo

se alguem puder me ejaudar agradeço :D

>> formulario aonde c procura a imagem e exibe o diretorio no form

<form action="upload.php" method="POST" enctype="multipart/form-data">

Arquivo: <input type="file"name="arquivo"><br></br>

<input type="submit" value="Enviar">

<input type="hidden" name="ligado" value="1">

</form>

>> esse codigo em php pega o diretorio q foi buscado pelo form acima e usa a função move_uploaded para amndar par ao server a imagem

PHP [/tr][tr]

<?php

// o codigo acima e o form d eupload qo kra escolhe o arquivo e manda

set_time_limit(0)

//desativa o limite de envio

$pasta = "imagens/";

// ake.. e a pasta ra onde vai os arquivo eu sei oq e...

// minah duvida e aqui eu nao consigo intender oq tenho q colokar nesta linha tipow nao sei pra q ela serv e se tenho q alterar algo nela...

$img_tmp = $_FILES['arquivo']['tmp_name'];

// aqui tbem e outra duvida nao consigo intender pra q serve essa linha e se tenho q alterar algo nela..

$img_name = $_FILES['arquivo']['name'];

//isso ake.. eu sei ele move o arquivo q foi pego do form e manda pro server...

move_uploaded_file($img_tmp, $pasta.$img_name);

?>

[/tr]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a primeira parte esta correta, vamos a pagina q vai receber os dados:

PHP [/tr][tr]

set_time_limit(0); //isso remove o tempo de execucao do script

$pasta = "imagens/";

$tmp_name = $_FILES[arquivo][tmp_name]; //isso pega o local para onde o arquivo enviado pelo PHP, antes de ser movido

$nome = $_FILES[arquivo][name]; //nome do arquivo

$imagem = imagecreatefromjpeg($tmp_name); //criei uma imagem com o GD, supuz q a imagem foi um jpg, por isso o comando

$width = imagesx($imagem); //peguei a largura da imagem

$height = imagesy($imagem); //peguei a altura da imagem

$nova_imagem = imagecreatetruecolor(50, 50); //criei uma nova imagem na memoria, o tamanho dela eh 50 por 50 pixels

imagecopyresized($nova_imagem, $imagem, 0, 0, 0, 0, 50, 50, $width, $height); //copia a imagem contida em $imagem, em versao reduzida para $nova_imagem

imagedestroy($imagem); //libera a memoria usada pela 1 imagem

imagejpeg($nova_imagem, $pasta . $nome); //isso salva a imagem reduzida

imagedestroy($nova_imagem); //liberar a memoria usada pela 2 imagem

[/tr]

pronto kra, eh isso, da uma estudada na funcao imagecopyresized, pq você n deve t entendido nada dela, vai la no php.net e v a referencia dela pra você enteder melhor

t+

flw

obs: c o script n funcionar avisa, pois eu akbei de escrever ele aki, e n testei

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.