johnnypm 0 Denunciar post Postado Dezembro 1, 2004 Estou iniciando em php e estou tentando entender como funciona as classes de php. Estou estudando o seguinte código retirado do romano chat (global.php) do phpbrasil: -gostaria de saber qual a função do "var" no inicio do codigo? -o que faz o comando "array_splice"? pois procurei no phpbrasil, no php.net e no imasters , mas nao consegui entender o que ele faz nestes scripts, se você puder me exclarecer eu agradeço, brigadao. --------------------------------------------------------------- <?php $input = array("vermelho", "verde", "azul", "amarelo"); array_splice($input, 2); // $input será agora array("vermelho", "verde") $input = array("vermelho", "verde", "azul", "amarelo"); array_splice($input, 1, -1); // $input será agora array("vermelho", "amarelo") $input = array("vermelho", "verde", "azul", "amarelo"); array_splice($input, 1, count($input), "laranja"); // $input será agora array("vermelho", "laranja") $input = array("vermelho", "verde", "azul", "amarelo"); array_splice($input, -1, 1, array("preto", "marrom")); // $input será agora array("vermelho", "verde", "azul", "preto", "marrom") $input = array("vermelho", "verde", "azul", "amarelo"); array_splice($input, 3, 0, "roxo"); // A array $input agora é ("vermelho", "verde", // "azul", "roxo", "amarelo"); ?> ------------------------------------------------------------------ class chat{ var $users; var $msgs; var $perfil; var $tmsgs; var $timer; function removeuser($nome){ $str=time()+60; $str.="||||"; $str.=$this->perfil[$nome]." sai da sala|saida"; $this->addmsgs($str); unset($this->users[$nome]); unset($this->perfil[$nome]); unset($this->tmsgs[$nome]); } function adduser($nome){ // verifica se a variavel nome do usuario ($this->users[$nome]) existe if(!isset($this->users[$nome])){ // coloca o time dentro da variavel $str $str=time()+60; // coloca "||||" dentro da variavel $str $str.="||||"; // coloca perfil do usuario ($this->perfil[$nome]) dentro da variavel $st