kuazenada 0 Denunciar post Postado Dezembro 16, 2004 olá.uso linux a pouco mais de um mês, e comecei já com o slackware.portanto tenho varias duvidas, e agradeço a quem puder me ajudar.algumas aplicações pedem o root para que possam ser feitas, me logo como usuario normal, abro um terminal e digito su, para mudar para o root, ai faço o comando(como ex: eu precisava editar o /etc/fstab) quanto tentei salvar a edição, ñ salvou.então eu saide minah conta e entrei em outra conta como root, então isso é assim mesmo que tenho que fazer? sair da conta normal (ai entro na tela de troca de usuario)e entro como root?comandos como mudar o gerenciador de janelas, não está funcionando, como poderia ser resolvido?como eu configuro minha conecçao com a net pelo slack(meu modem é pctel amr hsp56).e outras coisas como configuro para poder usar o cdrom? ele está montado mas não consigo faze-lo ler os cds, e nem ejetar tambem.sei que são muitas duvidas, mas obrigado desde já a quem puder me ajudar.até. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RoadKill 0 Denunciar post Postado Dezembro 16, 2004 Quanto a logar como root, não precisa fazer logof do usuário, basta usar o su como já faz. Depois disso, para editar um arquivo chame seu editor de textos preferido junto com o nome do arquivo, do próprio terminal. Ex: kedit /etc/fstabmcedit /etc/fstabPara aumentar o poder do usuário comum, procure mais informações sobre o comando sudo (eu me acostumei com su e senha, ainda não me interessei pelo sudo).O comando pra mudar o gerenciador de janelas é xwmconfig, foi esse que tentou? Dá alguma mensagem de erro? Como sabe que o CD está montado se não consegue lê-lo? Basicamente ele tem que ser montado em /mnt/cdrom e a origem seria /dev/cdrom. você já tentou ler como root? Pra ejetar basta digitar como root eject /dev/cdromQuanto ao modem, fico devendo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kuazenada 0 Denunciar post Postado Dezembro 18, 2004 só estou conseguindo usar o cdrom, o audio, e mexer nas repartições somente como root. roadkill valeu pela ajuda no resto. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RoadKill 0 Denunciar post Postado Dezembro 20, 2004 só estou conseguindo usar o cdrom, o audio, e mexer nas repartições somente como root. roadkill valeu pela ajuda no resto.Se as suas partições estiverem em fat você pode montar as partições com permissão pra leitura e escrita, basta editar o /etc/fstab/dev/hda1 /mnt/win vfat gid=100,users,iocharset=iso8859-1,codepage=850,rw,umask=002 1 1 Mude hda1 para sua partição correspondente. Se for em NTFS complica um pouco, já que o suporte pra escrita é experimental e por padrão vem desabilitado no kernel, no 2.4 pelo menos. Houve mudanças no 2.6 mais ainda não usei. Quanto a permissões pra montar e ler cdrom como usuário comum, tenho que verificar por aqui, o meu também está com as opções que só permitem o root, qualquer novidade posto ou se alguém puder adiantar seria de grande valia. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kuazenada 0 Denunciar post Postado Dezembro 25, 2004 oláo cd não ejeta mesmo quando uso o eject /dev/cdromnão estou conseguindo fazer nada como usuario comum, ja fiz o que falou para montar as partições, editei o /etc/fstab para poder usar o cdrom e o floppy, mas nada aconteceu. bom mas é assim mesmo eu peguei o slack que é pra realmente aprender(acho), e mais umas coisas.como faço para deixar o fundo do terminal transparente?e tambem para colocar aquelas barras laterais que mostram o desempenho do pc?e aqueles icones ao estilo mac que ficam na parte de baixo perto da barra de tarefa?roadkill, obrigado pela paciencia, e pela ajuda.t+ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RoadKill 0 Denunciar post Postado Dezembro 26, 2004 oláo cd não ejeta mesmo quando uso o eject /dev/cdromSe estiver usando o o KDE e quiser o konsole transparente basta olhar nas configurações no menu dele, tem a opção de transparência, se tiver usando outro console, tem que ver se ele dá suporte a transparência. A barra de desempenho é o karamba, mas nunca usei, não sei como configurar e se funcionam fora do KDE. Tem outro gerenciador de sistema que se chama gkrellm. Digite o comando ln -a /dev/cdrom, ele deve retornar algo assim /dev/cdrom -> /dev/hd(X)O X vai depender da posição do cd no BIOS. Posta o resultado do comando e a posição do seu CDROM, se tiver algo errado ai será fácil corrigir. Não precisa agradecer, só procuro retribuir o que aprendo com a galera do Linux. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kuazenada 0 Denunciar post Postado Dezembro 29, 2004 ola´devo estar fazendo algo errado, por exemplo este comando que passou, digitei no terminal , como usuario normal e como root, mas a resposta eraerro de sintaxe --a, eu digitei exatamente como você colocou.outra coisa é quando temto desconpactar um arquivo (ex: tar.gz) coloco no terminal tar -vzxf nomedoarquivo (tentei os dos proprios manuais que vem junto com os arquivos e nenhum funcionou. então como faço para instalar arquivos, é so abrir o terminal e colocar um comando como o citado acima ou tem mais alguma coisa.obrigado.t+ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RoadKill 0 Denunciar post Postado Janeiro 3, 2005 Desculpe passei o comando errado, ln é pra criar o link, pra ver pra onde ele aponta é o ls ls -l /dev/cdromQuanto ao tar, o comando tá certo, ele cria um diretório com o mesmo nome do arquivo, geralmente se entra nesse diretório e digita ./configuremake depois mude pra root com o comando su e digite make install Depois disso você pode usar ainda o make clean para apagar resíduos da instalação, mas isso é opcional. Se você já tentou isso e deu algum erro, coloque a mensagem pra gente ver. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kuazenada 0 Denunciar post Postado Janeiro 21, 2005 Roadkill como vai, desculpe demorar para respnder estou com problemas em meu pc,(estou usando outro pc sem linux) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kuazenada 0 Denunciar post Postado Fevereiro 13, 2005 como vai?depois de bastante tempo mudei de oc e reinstalei o slack, mas os problemas aumentaram1º o lilo da erro na instalação, tenho que usar o disco de boot2º não estou conseguindo configurar absolutamente nada, mesmo como root, ate quando faço algo simples como chamar o konqueror pelo terminal a mensagem que aparece é permission dainedpara tudo esta mensagem aparece.tentei editar o /etc/fstab mas não salva o edição quando faço pelo terminal KEdit /etc/fstab(é so um exemplo pois da tudo a mesma resposta) como disse acima a resposta permission dained.outra coisa pacotes como tar.gz, posso instalar direto no slack ou preciso convertelos para outro formato?por favor poderiam me ajudar novamente, obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RoadKill 0 Denunciar post Postado Fevereiro 13, 2005 como vai?depois de bastante tempo mudei de oc e reinstalei o slack, mas os problemas aumentaram1º o lilo da erro na instalação, tenho que usar o disco de boot2º não estou conseguindo configurar absolutamente nada, mesmo como root, ate quando faço algo simples como chamar o konqueror pelo terminal a mensagem que aparece é permission dainedpara tudo esta mensagem aparece.tentei editar o /etc/fstab mas não salva o edição quando faço pelo terminal KEdit /etc/fstab(é so um exemplo pois da tudo a mesma resposta) como disse acima a resposta permission dained.outra coisa pacotes como tar.gz, posso instalar direto no slack ou preciso convertelos para outro formato?por favor poderiam me ajudar novamente, obrigado.Nossa! Mas se tá acontecendo tudo isso como root o sistema tá com problemas sérios. Eu pelo menos nem me animaria em buscar uma solução, reinstalaria novamente.Você pode tentar editar com o mcedit (modo texto), sempre como root.#mcedit /etc/fstabDepois de feitas as alterações é só dar f10 pra sair e salvar as alterações ou salvar com f2 e sair.Para regravar o lilo, o comando é#liloVeja se dá algum erro durante esse processo também.***Edit: Quanto aos pacotes tar.gz são arquivos compactados, você extrai eles com o comandotar -xzvf (nomedoarquvio).tar.gzEle cria um diretório homônimo ao pacote, basta entrar nesse diretório e ler o README para ver com se instala, mas geralmente segue essa ordem.$./configure$make$su(senha do root)make installmake clean a última linha, "make clean", é opcional, serve para limpar uma espécie de arquivos temporários criados durante a instalação. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kuazenada 0 Denunciar post Postado Fevereiro 13, 2005 como vai rodkillcomo eu disse quando faço qualquer comando tipo o q você passoumcdit/etc/fstab da permission dained e quando vou pelo konqueror e abro o editor por la(usando botão direito)ele não salva.mas vou reinstala-lo essa vai ser a quarta vez, ai posto em seguida.obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kuazenada 0 Denunciar post Postado Fevereiro 13, 2005 esqueci de mais uma coisaeu vou instalar outra distribuição, junto com o slack, e o win,(to procurando uma distro que eu consiga entrar na net, ja que com o slack ta tendo alguns problemas) como eu configuro o lilo.seria assim, teria a configuração para o local onde esta o win other =/dev/hda1label =windowsode eu descomento estas linhasmais abaixo tem#other =/dev/hdx#label =(aqui eu colocaria o nome dos outros sistemas?) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RoadKill 0 Denunciar post Postado Fevereiro 13, 2005 O que você colocou está certo, mas depois você deve gravar o lilo da outra distro na raiz da partição. O lilo.conf dessa deve ter entrada unicamente para ela, após instalar não deixe a nova instalação gravar o lilo, entre através de disco de emergência. Depois no novo sistema grave com o comando #lilo -b /dev/hdaX Sendo X a partição que está instalado a própria. Existem outras maneiras de se fazer isso, mas eu prefiro essa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kuazenada 0 Denunciar post Postado Fevereiro 13, 2005 reinstalei o slack tudo funcionando menos o liloé na tela de login ou em um trminal q faço o #lilobom tentei das duas maneiras mas no terminal não obtve resposta, na tela de login aparece isso part_ nowrite:read::isa directoryps: sei que estou fazendo perguntas que você ja está cansado de responder(sou bem iniciante), obrigado pela paciencia, e pelas ajudas.ps2: quero colocar outra distribuição tambem pois estou muito curioso para conhecer p fedora e mandrake, poderia me dizer qual versão seria a mais aconselhaveltenho o fedora1 tentei instalar mas da erro de frenquencia de meu monitor.mais uma pergunta essa é mais curiosidade, qual distro você usa?t+, e obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RoadKill 0 Denunciar post Postado Fevereiro 13, 2005 O comando lilo vai em um terminal mesmo. No setup da sua máquina tem alguma opção de antivirus habilitada? Se tiver desabilite e tente de novo.Nunca usei o Fedora, mas pelo que sei ele muito parecido com seu pai, RedHat, ótima distro. O Mandrake é fantástico na facilidade de uso, usei ele durante um bom tempo, só que é meio pesadão, se tiver uma maquina razoável vai se divertir. Gostei mais do Mandrake, mas teste um por vez e tire suas conclusões.Eu uso Slackware 10.0. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kuazenada 0 Denunciar post Postado Fevereiro 14, 2005 e lá vai mais um problema to tentando montar as partições aparece assim a mensagem mount: only root can mount;dev;hda1 on ;dev/hda1/fat-c please check that the disk entered correctlyja tentei algumas coisas mas nada deu certo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mjs 0 Denunciar post Postado Fevereiro 14, 2005 e lá vai mais um problema to tentando montar as partições aparece assim a mensagem mount: only root can mount;dev;hda1 on ;dev/hda1/fat-c please check that the disk entered correctlyja tentei algumas coisas mas nada deu certo. $ su -# mkdir /mnt/hda1# mount -t vfat /dev/hda1 /mnt/hda1 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RoadKill 0 Denunciar post Postado Fevereiro 14, 2005 Da maneira que o mjs passou deve funiconar. Mas a melhor maneira é já iniciar montada, editando as linhas no /etc/fstab. /dev/hda(X) /mnt/(ponto_de_montagem) vfat umask=0,0,0,iorcharset=iso8859-1,codepage=850,user,gid=100,rw 1 0 Assim terá permissão de leitura e escrita na partição FAT com qualquer usuário do grupo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kuazenada 0 Denunciar post Postado Fevereiro 15, 2005 caramba vcs tão me ajudando muito obrigado, so que la vai otra duvida.baixei o cedega, salvei em uma pasta no desktop, depois eu dei um installpkg cedegaxxxai apareceu install package cedega (seria falta de algum pacote?)ai tentei descompacta-lo no final apareceram varios diretorios (é a primeira vez que tento instalar algo) e pelo que disse ele criaria um diretorio com o proprio nome do arquivo , é isso. mas não estou conseguindo entrar ele da no such fale directorye agora não sei onde encontrar os arquivos para fazer o ./configure make make installe outra coisa o cedega que baixei tem aproximadamente 8mbenquanto o wine tem 50mb, este cedega é completo? do contrario teria onde eu baixar os pacotes completos? mais uma vez obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites