Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

eclipsekiller

Conexão com TXT

Recommended Posts

Ae tenho uma tabela access que foi exportada para um arquivo texto via codigo vb, esse arquivo texto tem 5000 linhas cada linha é um registro e cada registro tem 8 campos separados por ; (ponto e virgula), sendo que o primeiro campo é o indice de pesquisa... :blink: Entaum vem o problema:Como faco pra me conectar a esse arquivo texto, pesquisar um entre os 5000 registros e mostrar os campos em uma pagina no meu site.Tipo assim:Busco o codigo 00613 ae ele acha o cadastro referente a esse codigo e mostra em uma pagina todos os dados referentes a ele..Alguem ai saka como se fa isso??Ja agradeco... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, na verdade você não vai conectar, você vai abrir o .txt usando a função fopen ( http://www.php.net/fopen ).

exemplo:

PHP [/tr][tr]<?php

$abrir = fopen ("c:\\pasta\\meuarquivo.txt", "r");

?>

[/tr]

PS: O 'r' é para abrir o arquivo somente para leitura, e coloca o ponteiro no começo do arquivo.

esse exemplo é no seu pc, C: é seu HD, lembre de sempre usar duas barras (\\), acho que isso é frescura do windows http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif

agora no servidor, pode usar o caminho completo:

PHP [/tr][tr]<?php

$abrir = fopen ("http://www.joaovagner.com.br/meutxt.txt", "r");

?>

[/tr]

PS: Para ver mais sobre o modos os (as letrinhas, hehehe), no site do php.ent tem › http://www.php.net/fopen

Ai agora é sóh começar a desenvolver seu http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Sakei... Conssegui abrir o arquivo na boa.... Mas tenho um problema....

Nao cossegui fazer uma pesquisa no txt... Vi algo naquele site q você me passou sobre get mas as funcoes nao correspondem...

:unsure:

a parada é que sou iniciante em php... e já tenho um problemao desses pra resolver.... se você mesmo ou alguem souber como posso fazer essa pesquisa vai me ajudar pakas.... .... Grato desde Ja!!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Ae tenho uma tabela access que foi exportada para um arquivo texto via codigo vb, esse arquivo texto tem 5000 linhas cada linha é um registro e cada registro tem 8 campos separados por ; (ponto e virgula), sendo que o primeiro campo é o indice de pesquisa... :blink: Entaum vem o problema:Como faco pra me conectar a esse arquivo texto, pesquisar um entre os 5000 registros e mostrar os campos em uma pagina no meu site.Tipo assim:Busco o codigo 00613 ae ele acha o cadastro referente a esse codigo e mostra em uma pagina todos os dados referentes a ele..Alguem ai saka como se fa isso??Ja agradeco... :rolleyes:

Não é possível passar isso tudo para um BD? Existe algo que não te permite fazer isso?Se você fizer assim, ficará bem mais fácil você trabalhar com esses dados, além de toda integridade e segurança do BD.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é possível passar isso tudo para um BD? Existe algo que não te permite fazer isso?

Se você fizer assim, ficará bem mais fácil você trabalhar com esses dados, além de toda integridade e segurança do BD.

:huh:

Bem na realidade esses dados devem ser atualizados uma vez ao mes... e esse txt é gerado por um programa meu feito em vb... A base de dados q estou usando no programa é access e exporto para um txt pq tem um outro programa do tribunal de contas q le as informacoes contidas nele... porem agora preciso disponibilisar uma pesquisa pra um usuario comum... que acessa o browser e vizualisa seus dados sem problemas...

:rolleyes:

Mas pergunto tem como transportar esses dados via codigo PHP do txt para uma tabela em MySql???

Em vb faco isso facilmente... mas nao conheco muito bem a linguagem PHP!!

Desde ja agradeco!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Ajudem... Please http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/excl.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pergunto tem como transportar esses dados via codigo PHP do txt para uma tabela em MySql???

Jeito tem sim! O que vai acontecer é você "quebrar" esse arquivo de texto através dos seus ";" e ir organizando tudo no BD.Estou meio corrido aqui no trampo agora, mas assim que der - e se ninguém resolver antes - eu posto aqui uma solução bem legal.

Compartilhar este post

Link para o post

uma observação eu nao vejo problema nenhum em manipular dados em txt

mas como você é iniciante entao você vai ficar sofrendo e no seu caso seria bom

exportar os dados do txt pra outro banco ,no qual você tem como manusear melhor

os dados,você pode ate montar um script em php que exportar do txt pra mysql

dai como você falou que um programa em vb que gera os dados entao sempre você

vai ter que pegar os dados do txt

mas caso queria continuar em txt nao tem problema e se quiser ajuda posta ai

Compartilhar este post

Link para o post

uma observação eu nao vejo problema nenhum em manipular dados em txtmas como você é iniciante entao você vai ficar sofrendo e no seu caso seria bom exportar os dados do txt pra outro banco ,no qual você tem como manusear melhor os dados,você pode ate montar um script em php que exportar do txt pra mysqldai como você falou que um programa em vb que gera os dados entao sempre você vai ter que pegar os dados do txtmas caso queria continuar em txt nao tem problema e se quiser ajuda posta ai

Fabyo,Não discordando da sua opinião, mas até servindo para uma boa discussão:- Você não acha que um arquivo TXT pode se corromper mais fácil que um BD?- Você não acredita que guardar informações em TXT é algo relativamente desnecessário, uma vez que estão aí os BD's?- Em sua opinião, não é mais fácil "sacanear" um TXT (alguém externo) que algo guardado em um BD?Como te falei, isso serve apenas para discussão e não quer dizer que discordo de sua opini~]ao. É muito bom discutir sobre isso, uma vez que, além de ter a minha opinião, sempre é bom saber um pouco mais.

Compartilhar este post

Link para o post

uma observação eu nao vejo problema nenhum em manipular dados em txtmas como você é iniciante entao você vai ficar sofrendo e no seu caso seria bom exportar os dados do txt pra outro banco ,no qual você tem como manusear melhor os dados,você pode ate montar um script em php que exportar do txt pra mysqldai como você falou que um programa em vb que gera os dados entao sempre você vai ter que pegar os dados do txtmas caso queria continuar em txt nao tem problema e se quiser ajuda posta ai

Uai Mano, se você puder me ajudar com essa parada fico muitissimo grato, e realmente sou iniciante em PHP.Sempre vou precisar ler o txt pq os dados sao sempre exportados para ele... eu conssigo fazer com q meu programa faca o upload do txt para o servidor e execute uma pagina php, que poderia ser o script pra atualizar a base de dados mysql, mas eu quero algo nao seja simples mas seja de facil compreenssao...se você ou alguem souber como se faz isso seria de grande ajuda....so que 5000 registros é um grande volume de dados pra ser executado via browser nao é mesmo?? ou estou errado?

Compartilhar este post

Link para o post

dimiguel

Fabyo,

Não discordando da sua opinião, mas até servindo para uma boa discussão:

- Você não acha que um arquivo TXT pode se corromper mais fácil que um BD?

- Você não acredita que guardar informações em TXT é algo relativamente desnecessário, uma vez que estão aí os BD's?

- Em sua opinião, não é mais fácil "sacanear" um TXT (alguém externo) que algo guardado em um BD?

claro que se comparar a funcionabilidade,segurança,agilidade e portabilidade entre um servidor de banco de dados e um txt nao tem o que discultir

mas a minha opniao é a seguinte se existe um sistema ja pronto em txt porque mudar tudo?, eu ate prefiro mudanças pra melhor desque o sistema completo suporte, como no caso dele sempre vai existir o txt gerado pelo sistema em vb

agora se exige segurança minima da pra fazer um sistema que encripta o txt impossibilitando a leitura dele direta, e ainda criar um sistema de backup pro banco

ou se precisar de confiança e segurança ai sim sugiro migrar pra outro banco

eu vejo muitos programadores que quando tem um problema na mao prefere migrar pra outro sistema que ele conheça, como ja vi bastante uma pessoa pega um sistema num banco que ele nao domina dai ele ja quer migrar pra o banco que ele gosta,nao fica viavel,a gente que é profissional tem que saber trabalhar com o que temos, tem programadores que nao tem o prazer de escolher o banco nem o sistema operacional quem manda é o cliente e o patrao dele,dai ja pensou tudo que o cara pegar pra fazer ele quiser migrar?

ou você arruma emprego numa empresa e la todo micros sao antigos e win98

você vai chegar la pro dono e fala eu gosto de trabalhar com micro rapido e com windows xp, e ve a resposta dele, talves você ganhe uma demissao

é só isso que queria falar ,mas qualquer coisa poste ai

Compartilhar este post

Link para o post

so que 5000 registros é um grande volume de dados pra ser executado via browser nao é mesmo?? ou estou errado?

Cara, uma busca do tipo que tu precisa fazer fica realmente muito lenta em um arquivo tao grande!!No teu caso, eu gosto da ideia de rodar um script que passe os dados do txt para uma db (eu gosto do postgresql).Esse eh um processo que tambem vai ser lento, mas vai ser em "background", soh quando o txt for carregado para o servidor.Eu utilizaria a funcao file ( http://br.php.net/file ) para ler o arquivo. acho que seria mais pratico (mas consume mais memoria, ai vai depender se tu tem tempo pra fazer um script otimizado usando fopen)

Compartilhar este post

Link para o post

eclipsekiller

ve o que você acha melhor pra você e depois passa pra nos podermos te ajudar

tem varias soluções para seu problema

fazer um sistema que trabalhe diretamente com o txt

ou fazer um sistema com banco de dados e que pegue o txt e exporte para o banco de dados

obs: e só lembrando ja trabalhei com txt com muito mais dados e nunca teve nenhum problema nem lentidao, a demora do sistema trabalhar em cima de um txt o usuario nem percebe a diferença ,a nao ser que for rodar num micro local e esse micro seja muito lento ,caso contrario roda numa boa

Compartilhar este post

Link para o post

:rolleyes: Bem na realidade eu nao preciso que o txt seja seguro ou tenha algum tipo de protecao ja que os dados principais são utilizados somente pelo SISCOP, o sistema em vb, e nao estao no txt, entaum no vejo problema em trabalhar direto nele, porem nao sei como efetuar uma busca dentro do txt, nao sei mover o ponteiro para um determinado registro usando como parametro o primeiro campo de cada um.

<_<

Tipo:

No TxT:

00613;Gleice Cabral de Castro;1.425,55;142,55;Janeiro;2005;00;Prefeitura Municipal de Rio Verde;GO

Bem essa é uma linha do meu txt q corresponde a um registro, entaum nao tenho rotulos de colunas, mas é possivel implantar.

:unsure:

Mas o que quero é disponibilizar para um usuario comum, uma caixa de texto onde ele digita o codigo e clique em um botao qualquer ai aparece o resto dos dados para ele.

Bem é Isso.

:rolleyes:

Se puderem me ajudem.... To precisando Pakas Disso.!

Walew

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Entao vamos la ,eu montei um exemplo simples pra você começar e apartir dele

você vai melhorando e implementando mais coisas ok?

eu fiz um exemplo pra buscar o id e se achar o id ele mostra o nome da pessoa que tem esse id, acredito que com esse exemplo você consiga completar o resto que precisa

[tr][/tr][tr][/tr]
PHP

//aqui pego o que foi digitado no formulario

$busca = $_POST["busca"];

//abro o txt somente para leitura

$ponteiro = fopen ("base_txt.txt", "r");

//abro um loop e leio o arquivo ate o fim

while (!feof ($ponteiro)) {

//Leio uma linha do arquivo

$linha = fgets($ponteiro, 4096);

// divido cada linha por partes separando cada item

$linhas = explode(";" , $linha);

//exemplo $linhas[0] é o primeiro dado antes da virgula, $linhas[1] segundo etc...

$id = $linhas[0];

$nome = $linhas[1];

//aqui eu testo cada linha e se o id for igual a busca ele mostra

if($busca == $id){

echo $nome;

}

}

//fecho o arquivo

fclose ($ponteiro);

leia sobre as funções pra você entender melhor:

feof

fgets

file

file-exists

filesize

readfile

filesystem

qualquer duvida poste ai

Compartilhar este post

Link para o post

acho que trabalhar com txt não tem problema nenhum, apesar que se o cara for esperto ele acha seu txt, e se conter senha ele podo roubar http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif

Mas se for apenas dados que não irão implicar com ninguem, continue no TXT e aprenda legal a linguagem php :)

PS: curti o script do Fabyo, show http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Fabyo...

Seu script resolveu meu problema, to terminando uns teste aki, e ja ja eu posto o resultado pra galera ver....

Valeu Mesmo!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Bem e Assim.... mais um internauta Satisfeito.... he he he..... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to com preguiça de ler o tópico inteiro, mas se você quer pegar uma determinada linha, é só abrir com file, vai ser transformado em array, daí pega a linha que tu quer, depois é só dividir pelos ; como você deve saber, se alguém já respondeu isso me descupla hehe. ;) ^_^ :D

Compartilhar este post

Link para o post

Se poderia pelo menos ler o ultimo post :rolleyes:

Ae Fabyo...

Seu script resolveu meu problema, to terminando uns teste aki, e ja ja eu posto o resultado pra galera ver....

Valeu Mesmo!! 

Bem e Assim.... mais um internauta Satisfeito.... he he he..... 

existe n jeitos de fazer certas coisas ,mas evite floodar

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.