Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cerrito

sqlite e php

Recommended Posts

bom galera aqui na empresa estamos desenvolvendo um projeto bem grande que está usando perl php e sqlite...

optamos por esse banco por diversas razões...

no inicio fiquei meio assim por usar ele, como ele guarda todas suas tabelas num unico arquivo, achava ele pouco maleavel, não muito robusto entre outras coisas...

começei a dar uma pesquisada no bicho e minhas opiniões foram mudando aos poucos...

então estou passando os links que achei interesante para que tiver interesse de usar o slqlite,

fica aqui minha pergunta será que ele vai tirar o lugar ocupado hoje pelo mysql?

ou será o postgre ou ainda o mysql vai ser o fiel escudeiro do php???

 

abraços

 

Marcio

 

http://www.zend.com/php5/articles/php5-sqlite.php

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr...o=1242&pagina=1

www.sqlite.org

http://sqlitebrowser.sourceforge.net

http://phpsqliteadmin.sourceforge.net

http://www.php.net/manual/pt_BR/ref.sqlite.php

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Cerrito, grande questão essa que tu levantaste ... eu acho q sim, e acho que é uma dupla até melhor que PHP+mySQL!!!O SQLite suporta tranquilo 100.000 conexões concorrentes, acho que isso é suficiente pra grande maioria das aplicações web. Além disso o banco está no mesmo sistema de arquivos que os scripts, ou seja, uma performance melhor que conectar ao servidor.Sem contar que o SQLite conta com coisas como sequences, triggers e views que eu sempre senti falta no mySQL.Na minha opinião o SQLite é o banco perfeito para boa parte das aplicações que são normalmente desenvolvidas na web.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo com certeza nao, o sqlite foi desenvolvido pra sistemas extremamentes pequenos, caso de sites ou sistemas simples ele nunca vai ser adequado a uso de sistemas complexos e grandes e nao vai tomar o lugar do mysql e nao é esse o objetivo dele

 

sqlite o nome ja fala ,ele é simples e pequeno

 

ate mais abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo que o SQLite não tem a intenção de ser um banco de dados para concorrer com o mySQL, mas no que se trata de aplicação para web eu fico com o SQLite em 90% dos casos.

ele nunca vai ser adequado a uso de sistemas complexos e grandes

Não sei o que tu chamas de sistema grande, mas no que se tratar de sistemas complexos, o SQLite tem funcionalidades que se adequam muito melhor que o mySQL (funçoes personalizadas, triggers, views, tipificação dinamica,...).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se nao entendeu o sqlite é pra sistemas pequenos, nao importa se tem mais funções que o mysql, mas o mysql 5 ja esta implementando trigger, store procedure etc..., nao vem ao caso

 

Não sei o que tu chamas de sistema grande

 

Eu chamo de sistemas grande sistemas desenvolvidos para empresas de grande porte ,mas nesse caso aqui to só comentando sobre o sqlite em relação ao mysql pois ja desenvolvi e desenvolvo sistemas pra montadoras e nem o mysql serve

no minimo é oracle ou sql server

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao importa se tem mais funções que o mysql, mas o mysql 5 ja esta implementando trigger, store procedure etc..., nao vem ao caso

importa sim!! tu falavas de sistemas complexos e estas coisas que tu dizes não importar fazem muita diferença em um sistema desse tipo!!

Se nao entendeu o sqlite é pra sistemas pequenos,

99.99% da web é feita de sistemas pequenos/médios (SQLite suporta MUITO bem sistemas de médio porte).

Eu chamo de sistemas grande sistemas desenvolvidos para empresas de grande porte

como tu mesmo ressaltaste, nesses casos mySQL não serve ... na maioria desses casos PostgreSQL é uma alternativa ao Oracle ;) Acho que o casamento PHP+SQLite é perfeito!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo só pq você gosta nao quer dizer que seja a melhor coisa do mundo

só ter um pouco de inteligencia e analisar os fatos

 

ja imaginou uma multinacional ou uma montadora de veiculos usando SQlite ?

 

:D

 

nao adianta discultir o que é melhor ou pior quem manda é o cliente

 

importa sim!! tu falavas de sistemas complexos e estas coisas que tu dizes não importar fazem muita diferença em um sistema desse tipo!!

 

que adianta ter muitos recursos se muita gente mal sabe usar um select simples

 

99.99% da web é feita de sistemas pequenos/médios (SQLite suporta MUITO bem sistemas de médio porte).

 

isso é a maior besteira que você falou ou seu mundo é pequeno?

 

cara nao viaja o assunto aqui é Sql subistituir o mysql

 

e nao fou ficar discultindo pois eu sou programador e trabalho numa empresa

nao fico brincando em casa de programar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

calma galera, quando postei esse tópico não achei que ele iria esquentar o animo de vcs...bom, conheço o nivel de programação do dokkalfr e é facil de perceber que ele é um bom programador...assim como o fabyo pelas respostas que já vi ele dar nos tópicos...de tudo que foi falado não concordo com uma coisa...falar que não adianta ter recurso complexos que a maioria do pessoal não sabe usar...discordo por duas razões...se todos tivessem essa mesma opinião, não teriamos banco de dados e todos ainda estariam guardando dados em arquivosde textoe ao falar que a maioria não sabe fazer nenhum select é desmerecer a capacidade de outras pessoas...a maioria das pessoas que está começando claro que não ter dificuldades em comandos simples, mas acredito que a medida que vão amadurecendo vão querendo mais e mais recursos...e é um fato...o sqlite apesar do nome tem recursos de gente grande, o que fez pesar na hora de decidirmos por elealem de não necessitar de um servidor rodando na máquina o que é fundamental para nós já que alguns de nossos clientes não querem...bom concordo tbm quando foi dito que a maioria dos sistemas rodando na net são pequenos e médios...basta analizarmos os sites na net...na grande maioria são sites pequenos de pessoas que simplismente querem estar na net, ou empresas que querem mostrar seus produtos...mas todas as opiniões são validas...pessoal só cuidem para não ofender o colega...vale a penas expressar as opiniões, mas sem se exaltar ok...abraçosMarcio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa Cerrito eu concordo com você eu só me expressei mal

 

eu nao quiz dizer que um banco de dados nao precisa ter função pelo contrario

quanto mais recursos melhor, eu só comparei ali que esse nao era um motivo valido pra desmerecer o mysql e falar que o sqlite era melhor , só isso

 

mas de resto peço desculpa a todos e só quiz dar minha opniao e respeito as opnioes dos colegas

 

só corrigindo tbm quando eu falei sobre que muita gente nao sabe nem dar um select ,foi uma critica construtiva, pois vejo usuarios que só querem copiar e colar e nao querem entender

 

eu adoro ajudar e ensinar eu dou aulas de programação pelo icq e msn

e sou professor na microlins

por isso que eu pego no pé da turma eu gosto que eles entendam o que tao fazendo

 

mil desculpas de novo

 

ate mais abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem ressentimentos quanto aos comentários ofensivos à mim!! :D Quero esclarecer uma coisa: A comparação que faço não é mySQL vs. SQLite mas PHP+mySQL vs. PHP+SQLite. E minha opinião continua que o PHP + SQLite é perfeito pra maioria dos sites na web.Não estou propondo que se abandonem os outros bancos, mas não tem razão para fazer um blog utilizando PostgreSQL, por exemplo. Por outro lado, eu nunca faria um sistema de gestão em SQLite!!!No mais, toda opinião é válida, mas tenho certeza que ao passo que o PHP5 for se popularizando cada vez mais aplicações de pequeno/médio (blogs pessoais, fóruns, catalogos de produtos,...) porte vão usar SQLite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.