Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

GicaLilica

dbgrid

Recommended Posts

Oi gente...é os eguinte:Eu tenho um grid, onde é para colocar os itens da compra sabem?Então, tem uma coluna que é para a pessoa colocar o código da mercadoria. Quando ela colocar o código, eu queria que aparecesse automático o preço de venda dela, na coluna ao lado..Esse preço já foi cadastrado no banco de dados...como eu faço?Tb queria fazer com que a coluna do grid “Total” recebesse a multiplicação da quantidade e o preço de venda...não sei fazer buuaaaBeijosGiGente eu preciso fazer um relatório de estoque, mas não consigo fazer a sintaxe sql certa!!Eu quero mostrar a soma das quantidades de blusas por exemplo...mas não sai nada eu faço:select codigo, count(quantidade) from mercadoria where tipo = 1 ,mas nao sai nadabuuaaabrigadaGi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o Grid é para cadastrar os produtos da venda, então você deve ter uma tabela pra colocar só os produtos que estão sendo vendidos naquela compra, certo?

Eu não faria assim, por ocupar espaço desnecessáriamente no banco, mas de qualquer forma, é só você colocar nessa tabela da venda, uma coluna com o preço do item... Aí, você puxa isso da tabela de produtos...

E quanto ao total, crie um campo calculado para a tabela da venda... E no OnCalcFields coloque:

CampoCalculado.AsFloat := CampoQtde.AsFloat *CampoPreco.AsFloat;

[]'s,

Compartilhar este post

Link para o post

Oi,no meu grid tem essa coluna, preço do item, que por sua vez, foi cadastrado na tabela mercadoria, junto com o codigo da mercadoria. Eu queria que, quando o usuario entrar com o codigo, a coluna do preco do item refernte aquele codigo,seja mostrado na coluna do preço do item.entendeu?è que sou nova nisso sabe, e to com um monte de duvidas =(Como você faria?talvez seu jeito seja melhor...obrigadaGislaine

Compartilhar este post

Link para o post

O seu DBGrid está linkado à tabela de itens (que contém todos os itens)?? Se for, não vai dar certo...Eu usaria um StringGrid... Onde cadastraria manualmente as mercadorias vendidas...[]'s,

Compartilhar este post

Link para o post

Olá :)

É assim, é super simples a questão das linhas do documento.

Supondo que tem 3 tabelas, Artigos, Cabecalhos_Docs, Detalhes_Docs com as seguintes estruturas:

- Artigos

Cod_Art

Descricao

Preco_Unit

- Cabecalhos_Docs

Doc_Num

Doc_Cliente

- Detalhes_Docs

Doc_Num

Doc_Artigo

Doc_Quant

No objecto TTable da tabela de detalhes tem de criar um Lookup Field com os seguintes valores:

KeyField: Doc_Artigo

Dataset: Artigos

Lookup Keys: Cod_Art

Result Field: Preco_Unit

Desta forma sempre que introduzir um código de artigo numa linha o preço é actualizado automáticamente (poderá fazer o mesmo em relação a descricao do artigo, basta criar um novo Lookup Field e mudar o Result Field para Descricao).

--//--

Outra forma se tiver um campo mesmo na tabela de detalhes de documento para guardar o preço por cada movimento.

Duplo clique no objecto TTable ligado a tabela de detalhes. Colocar no evento OnChange do campo Doc_Artigo a seguinte instrução:

if tArtigos.Locate('Cod_Art',tDetalhesDoc_Artigo.Value,[]) then

tDetalhesDoc_Art_Preco_Unit.Value := tArtigosPreco_Unit.Value;

(tArtigos - Objecto TTable ligado a tabela de artigos

tDetalhes - Objecto TTable ligado a tabela de detalhes

Doc_Art_Preco_Unit - Campo na tabela de detalhes que guarda o preco unitario)

Desta forma pode também validar se o código de artigo introduzido é um código existente na tabela de artigos.

--//--

Quanto à instrução sql

O Count() conta o nº de ocorrências do critério definido, a função que deve usar é Sum(). Depois tem de utilizar a instrução Group By. A sua instrução ficaria assim:

SELECT Codigo, Sum(Quantidade)

FROM Mercadoria

WHERE Tipo = 1

GROUP BY Codigo

Espero ter ajudado http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.