Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Douglas

Como o CSS pode dinamizar seu site

Recommended Posts

Como o CSS pode dinamizar seu site

 

Não é de hoje que o profissional Web antenado com o surgimento de novos recursos e tecnologias que facilitam seu trabalho sabe que as Cascading Style Sheets (CSS) ou "folhas de estilo", como são chamadas por aqui, são uma ferramenta cada vez mais utilizada para a definição de vários elementos de um site, tais como design, tipologia, definição de links, etc. A facilidade e velocidade que o CSS promove para o desenvolvedor na alteração ou mudança desses elementos é tão grande que seu uso tem se tornado praticamente indispensável por nove em cada 10 profissionais da área.

 

O maior e mais recente exemplo do uso das folhas de estilo tem sido o site WiredNews, versão online da revista Wired. No dia 11 de outubro o site anunciou que sua atual reformulação inclui a formatação e diagramação de suas páginas totalmente baseada em CSS, facilitando o ofício de todos. "Mas como assim todos? Em que o CSS melhora a vida dos usuários finais ou dos desenvolvedores quando aplicado em objetivos tão amplos?" É isso que nós vamos analisar agora, usando o próprio site da Wired como base de exemplo.

 

 

O tamanho dos arquivos

 

Em entrevista ao site DevEdge, o Network Design Manager da Lycos e responsável por essa revolução no site da Wired, Douglas Bowman, informou que os arquivos HTML gerados pelo site caíram de 32Kb para 19Kb. Isso representa uma redução monstruosa se somarmos todas as páginas que podem ser geradas por um site, resultando em páginas que carregam mais rápido no browser, e libera recursos do servidor.

 

Outra vantagem que o CSS apresenta na velocidade de carregamento da página é que o navegador leva mais tempo para ler as tabelas, pois elas só são exibidas na tela depois que o software lê todos os dados de seu conteúdo. Essa demora não ocorre com a formatação baseada em CSS porque o browser lê as indicações de layout enquanto o CSS (que é menor do que uma tabela) é carregado e a página é montada.

 

Adaptação à tela

 

Um antigo problema que aflige muitos designers até hoje é a questão da resolução do monitor do internauta. Mesmo com o padrão estabelecido de 800 X 600 pixels, todos têm o direito de adaptar sua tela do jeito que quiser, diminuindo para 640 X 480 ou aumentando para 1024 X 768 pixels. Por causa disso, era praticamente certo que muitos internautas encontrassem os irritantes scrolls horizontais aos pés do navegador.

 

Este é outro problema resolvido com a tabelação/diagramação com o CSS: não importa a resolução utilizada pelo visitante do site, as tabelas da WiredNews adaptam suas larguras para que tudo caiba dentro da tela de exibição do browser, sem que se corra o risco de que seja necessária uma navegação horizontal também.

 

O CSS também resolve por "tabela" (o trocadilho foi intencional) a questão dos padrões de browser "Internet Explorer x Netscape". A garantia é total de que o site será exibido da mesma maneira por qualquer browser que suporte o CSS, uma vez de que o padrão é um só, fornecido pela folha de estilo. Cabe ao desenvolvedor do navegador adpatar-se aos padrões regulamentados pelo W3C.org.

 

Ao gosto do internauta

 

Repare, ao alto do site da WiredNews, o campo text size, localizado ao canto direito da tela, junto com uma letra "A" em vários tamanhos. Isso mesmo, com esta pequena ferramenta, o internauta pode escolher o tamanho desejado da fonte que o site deverá exibir, atendendo à máxima de a página é que deve se adaptar ao usuário, e não o contrário. Assim como se adapta ao internauta, o site formatado por CSS também dá maior flexibilidade e rapidez para que o desenvolvedor altere elementos no layout como as cores do mesmo. Durante o fim de semana de estréia do novo site, detalhes de cores encontravam-se em amarelo, enquanto que, até o fechamento desta matéria, as cores haviam sido mudadas para um azul "piscina".

 

Não podemos esquecer também a maior utilização das folhas de estilo desde suas primeiras aplicações: a padronização dos links. Detalhes como esse são importantes para o layout de uma página e sua configuração se torna muito mais fácil e prática de se editar com a obtenção desses parâmetros de um arquivo externo à página. Com isso, ao realizar uma alteração no design do endereço, a alteração é feita apenas uma vez, no CSS. No caso da WiredNews, isso agora vale tanto para os links quanto para a tabulação, as cores da página...

 

Essas são apenas algumas das muitas vantagens que este recurso é capaz de proporcionar ao desenvolvedor, ao designer e ao usuário final do site. O sucesso e diversidade da aplicação das folhas de estilos em um site como algo mais que "definidor de parâmetros de links" depende apenas do domínio do profissional Web nesta técnica. Acompanhe regularmente as matérias, dicas e tutoriais sobre Style Sheets aqui no Blaz e aprimore seus conhecimentos. Em breve, seu próximo projeto Web também poderá ser todo construído em CSS.

 

Fonte

http://www.blaz.com.br/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.