Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bins

LILO x BIOS

Recommended Posts

Olá colegas!Tenho um problema com o Linux, espero que alguem possa me dar uma luz.Acontece que meu micro tem uma BIOS que nao reconhece HDs com mais de 8 Gbs, eu tenho que particionar o HD com um programa proprio. Até ai, tudo bem.Consigo instalar 2 sistemas operacionais (Win2k, Win98), sem problemas.O problema é com o Linux. Ao instalar, ele avisa que ha uma inconsistencia com a tabela de arquivos, mas particiona automaticamente o espaço livre, e copia os arquivos.Mas, ao reiniciar, aparece apenas LILO 2-17.3Eu tentei fazer com o disk druid 3 partiçoes (/boot, swap e /) mas ele nao deixou. O disco esta mais ou menos assim:primary 8gbsExtendedlogical: 4 Gbsfree: 3 Gbs (espaco nao particionado)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O lilo eh instalado na MBR ou na particao?Geralmente usamos na MBR, tenhu uma m571 em um 233mmx aqui, portanto, entendo a sua duvida. Mas, nunca passei por ela, essa limitacao eh apenas na bios, todos os sistemas operacionais reconhecem o tamanho do Hd apos o boot e, por incrivel que possa parecer funciona normalmente.Talvez, esteje faltando algo que você nao lembrou de dizer ...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas o problema e que os Sistemas Operacionais reconhecem o HD de acordo com a limitacao da BIOS, ou seja, 8 Gbs. Depois que eu instalei o programa especifico para o HD, ai sim os Windows reconheceram o HD como 15 Gbs.O proprio Linux apos este aviso de inconsistencia reconhece o espaco e as particoes com os tamanhos certos, por isso acho que o problema deve ser o tal do LILO

Compartilhar este post

Link para o post

Hum sim!!!Esse programa instalado para reconhecer o tamanho de 15GB do hd fica na MBR!Vamos fazer um teste!Na instalacao crie um disco de inicializacao para o sistema, de boot com ele e verifique se carrega o linux agora ou, ao inves de instalar o lilo na MBR escolha na particao do hd ...

Compartilhar este post

Link para o post

Não, deu errado.Mas, tudo bem, devemos ter espírito olímpico, pois o que vale é competir :-)Instalei o Linux num HD pequeno, quando quero dar uma olhada é só trocar o disco.Obrigado por sua ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, dando uma olhada na documentação do disco 2 (Conectiva 7), achei algo que lança uma luz sobre este problema. Espero que isso possa ser útil para outros colegas.Lá diz que o todo poderoso LILO deve ser instalado antes do cilindro 1024. Ele recomenda fazer primeiro uma partição /boot, depois o swap e por ultimo o /Mas, eu percebi que a BIOS enxerga o disco fisicamente com um total de 1024 cilindros, e graças a este programa que eu uso (Seagate DiscWizzard), ele divide o disco num total de 1600 e alguma coisa de cilindros.Como eu deixe o final do disco para o Linux, o /boot fica depois do cilindro 1300 :-(

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.