ticarp 0 Denunciar post Postado Fevereiro 15, 2005 Fala galera... Tranquilo? Bem... finalmente vou me aventurar no mares do BD. Já baixei o phpmyadmin para começar... Só que tenho algumas dúvidas básicas... bem teoricas mesmo... Nada de linguagem ou sintaxe... dúvidas conceituais mesmo... Gostaria que compartilhassem um pouco da experiencia de vcs que assim, com certeza, vou ter uma base muito mais sólida para iniciar... bem... vamos as dúvidas. 1 - Oque é um banco de dados? Não me refiro a sua utilidade ou função. Mas sim fisicamente. que diabos é isso? Um arquivo .sql? Um programa que é executado no servidor? 2 - Sql e MySql? Qual a diferença? 3 - Como criar uma tabela no servidor? Percebo que alguns servidores que usam o Cpanel possui uma area para que você crie e cadastre suas proprias tabelas mas outros ñ vejo isso? Teria eu que entrar em contato com o suporte do server? 4 - Sobre segurança? Essa dúvida tem um pouco haver com a primeira. Sendo o bd um arquivo. A pessoa digitando www.dominio.com.br/banco.sql aconteceria alguma coisa?? 5 - Onde fica armazenado? Onde que fica o bd?? Numa pasta?? Pow galera... são dúvidas bestas mas me sentiria muito mais seguro em começar a estudar alguma coisa sabendo dessas questões!!! Valeu galera!!! Tiago. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Tash 5 Denunciar post Postado Fevereiro 15, 2005 1 - Oque é um banco de dados?Não me refiro a sua utilidade ou função. Mas sim fisicamente. que diabos é isso? Um arquivo .sql? Um programa que é executado no servidor?É um conjunto de informações organizadas, um banco de dados relacional (como o MySQL, MSSQL, PostgreSQL) é disposto em tabelas que se relacionam entre si com chaves2 - Sql e MySql?Qual a diferença?SQL = Structured Query Language, uma linguagem para manipulação de dadosMYSQL = Sistema de banco de dados que usa o padrão SQL3 - Como criar uma tabela no servidor?Percebo que alguns servidores que usam o Cpanel possui uma area para que você crie e cadastre suas proprias tabelas mas outros ñ vejo isso? Teria eu que entrar em contato com o suporte do server?Você pode criar tabelas, bancos e qualquer coisa apenas com queries no próprio PHP, usando CREATE DATABASE e CREATE TABLE4 - Sobre segurança?Essa dúvida tem um pouco haver com a primeira. Sendo o bd um arquivo. A pessoa digitando www.dominio.com.br/banco.sql aconteceria alguma coisa??Quando você digita algo no navegador, ele usa a porta 80 e o protocolo HTTP, o SQL usa outro protocolo e não usa a porta 80, além disso o servidor bloqueia conexões que não forem autorizadas (por padrão, apenas conexões internas podem ser feitas)5 - Onde fica armazenado?Onde que fica o bd?? Numa pasta??Depende do gerenciador de banco de dados, ele pode ficar em vários arquivos, pode ser separado por tabelas, por diversos fatores, no caso do MySQL esses arquivos geralmente não estão disponíveis fisicamente para visualização. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ticarp 0 Denunciar post Postado Fevereiro 15, 2005 Você pode criar tabelas, bancos e qualquer coisa apenas com queries no próprio PHP, usando CREATE DATABASE e CREATE TABLE Depende do gerenciador de banco de dados, ele pode ficar em vários arquivos, pode ser separado por tabelas, por diversos fatores, no caso do MySQL esses arquivos geralmente não estão disponíveis fisicamente para visualização.Hum... Estou começando a entender!! :D Quando a gente cria a partir de queries no proprio PHP o bd ñ tem existencia fisica... ou tem?? Esses dados ficariam armazenados onde?? É criado um arquivo para o BD?VAleu Tash!!!!!!Tiago. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ticarp 0 Denunciar post Postado Fevereiro 15, 2005 Ah!!Mas no final das contas o que é um BD?? um arquivo?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Tash 5 Denunciar post Postado Fevereiro 15, 2005 Ah!!Mas no final das contas o que é um BD?? um arquivo??Um ou mais arquivos....Quando agente cria via PHP é a mesma coisa do que criar pelo cPanel ou phpMyAdmin, o que esses programas fazem é usar o PHP para administrar o Banco de dados com um formulário ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ticarp 0 Denunciar post Postado Fevereiro 15, 2005 massa Tash!!!!só abusando mais um poquinho!!! :D no caso de criarmos pelo php... usando mysql... qual a extensão do arkivo?? .sql??e esses arkivos ficam armazenados na raiz do server??Tiago. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabyo 66 Denunciar post Postado Fevereiro 16, 2005 o banco do mysql fica dentro da pasta dele numa pasta chamada DATA e a extensao .sql é só uma extensao pra salvar o script que pode ter um backup do banco Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Tash 5 Denunciar post Postado Fevereiro 16, 2005 massa Tash!!!!só abusando mais um poquinho!!! :D no caso de criarmos pelo php... usando mysql... qual a extensão do arkivo?? .sql??e esses arkivos ficam armazenados na raiz do server??Tiago. Não se preocupe, você não vai precisar acessar esse arquivo nunca.... para consultar o banco o servidor faz isso pra você Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ticarp 0 Denunciar post Postado Fevereiro 16, 2005 massa Tash!!!!só abusando mais um poquinho!!! :D no caso de criarmos pelo php... usando mysql... qual a extensão do arkivo?? .sql??e esses arkivos ficam armazenados na raiz do server??Tiago.Não se preocupe, você não vai precisar acessar esse arquivo nunca.... para consultar o banco o servidor faz isso pra você Valeu Fabyo!! Valeu Tash!!!Sempre tive curiosidade em saber onde afinal que ficava o banco!! :D Acho que agora vou partir para os estudos preliminares!!Valeu galera! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites