Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

GicaLilica

comparação

Recommended Posts

Se essa data está é um TDate (foi digitada num componente de data, como o DataTimePicker), você pode usar a funcção DecodeDate:DecodeDate(campo_date,ano,mes,dia);O ano, mes e dia você declara como variaveis do tipo word. Dai, na variavel mes você tem o numero do mes para você fazer o que quiser com ele...Se num entendeu alguma coisa, grita ai...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre uso o DateTimePicker (palheta Win32). Funciona do mesmo jeito que o edit, mas tem um calendariozinho pro usuario escolher outra data. Com edit normal fica um poco mais complicado, mas da pra fazer. Com o DateTimePicker fica facil, é só usar o DecodeDate.

Compartilhar este post

Link para o post

...como eu faço assim pra comparar o mes (que está no formato de numero) ?pq eu queria compara-lo pra poder gravar em um outro campo o mes por extenso sabem? tipo: 22/02/2005 02 = Fevereiro entendem?

Se você está usando D6 ou melhor, use a função MonthOfTheYear da unit DateUtils. Por exemplo
uses  DateUtils,  ...const  NOME_DO_MES: array[1..12] of string = (    'Janeiro',    ...    'Dezembro' );begin  ...  // Table1Data é o campo com a data  // Table1NomeMes é o campo com o nome do mês  Table1NomeMes.AsString := NOME_DO_MES[MonthOfTheYear(Table1Data.AsDateTime)];
Se você estiver fazendo isso num form de entrada de dados, teria de converter o conteúdo do edit com a data para um TDateTime.Saindo um pouco do assunto... como o nome do mês pode ser, a qualquer instante, derivado da data armazenada no BD, a princípio não haveria necessidade de armazenar o nome do mês no BD.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.