stview 0 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2005 Ae raça, Eu to fazendo um cadastro de representantes de uma marca. Então criei estas duas tabelas: CREATE TABLE `rep_uf` ( `IDEstado` tinyint(2) unsigned NOT NULL auto_increment, `Nome` varchar(255) NOT NULL default '', PRIMARY KEY (`IDEstado`)) TYPE=MyISAM AUTO_INCREMENT=28;CREATE TABLE `rep` ( `IDRep` mediumint(7) unsigned NOT NULL auto_increment, `Nome` varchar(255) NOT NULL default '', `Fone` varchar(15) default NULL, `Celular` varchar(15) default NULL, `Email` varchar(150) default NULL, `IDEstado` varchar(255) NOT NULL default '', FOREIGN KEY (IDEstado) REFERENCES rep_uf (IDEstado), PRIMARY KEY (`IDRep`)) TYPE=MyISAM AUTO_INCREMENT=2; Dai é assim, um representante pode atuar em varios estados, no caso o campo rep.IDEstado pode ser: '1', '1,2,3,4', '1,20' .... Minhas dúvidas: - Como ficaria o SELECT pra listar todos os representantes e mostrar os estados em que ele atua? - Como ficaria o SELECT pra buscar todos os representantes que atuem no estado IDEstado='x' ? Se cada representante pudesse atuar em apenas um estado seria fácil ... nemprecisaria de 2 tabelas ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aspmais 0 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2005 Faz uma tabela só cadastrando os estados em que certo representante atua... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
stview 0 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2005 q????? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2005 acretido que o que o cara quiz dizer é pra você criar uma nova tabela cuja chave primaria será o conjunto do codigo do representante e o estado que ele atua, se ele atuar em mais de um terá mais de um registro nesta nova tabela, isto é bom de fazer, inclusive sendo a regra numero sei lá o que de normalização de banco de dados, não lembro o numero, faz tempo que não estudo normalização... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
stview 0 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2005 Eu já estou usndo 2 tabelas .. precisaria de mais uma?Até hj foi a primeira vez que alguem me indicou isso ..Onde encontro material sobre normlização de BD? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2005 cara pesquisa no google... tudo que estudei a respoito foi em livros e apostilas... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ferincerti 0 Denunciar post Postado Fevereiro 25, 2005 use o seguinte:select rep a, rep_uf b where a.IDEstado = b.IDEstadocom certeza isso resolve seu problema Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
stview 0 Denunciar post Postado Fevereiro 25, 2005 Não não resolve pq umcampo temapenas um numero, o outro campo pode ter até 27 números separado spor , Mas ja resolvi, mudei tudo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites