nirsu 0 Denunciar post Postado Fevereiro 26, 2005 Galera, estou com a seguinte situação:Tenho um data cadastrada no servidor, do tipo DATE, ou seja, me retorna por exemplo : 2005-02-10.No registro onde tenho essa data, tem uma coluna com um nr. de dias, por exemplo 7. Esses dias é o nr. de dias que o registro deve ficar ativo, ou seja, supondo a data acima 10/02 + 7 dias = 17/02, hj ela estaria inativa, pois é menor que 25/02. Ao contrário se fosse 21 dias: 10/02 + 21 dias = 03/03, onde é maior que 25/02, ativa.Como fazer isso no PHP ?????Alguem me ajuda ?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabyo 66 Denunciar post Postado Fevereiro 26, 2005 você quer que ele exiba so´ as datas gravadas ate 7 dias atraz? da pra montar isso na propria sintaxe sql Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
nirsu 0 Denunciar post Postado Fevereiro 26, 2005 Como ficaria a sintaxe via SQL ???Pois via PHP, já conseguir fazer......Já a opção de 7 dias, tem tb 15 dias e 30 dias. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
nirsu 0 Denunciar post Postado Março 4, 2005 Pela mor de Deus..... ninguem manja disso ???Ninguem nunca mexeu com soma, diferença de data ???Preciso do seguinte, tenha uma data no banco, somo 7, 15 ou 30 dias e tenho assim uma nova data.Ai pego essa nova data menos a data atual, tenho quantos dias falta.Ou seja:data banco: 01-03-2005prazo: 7 diasdata atual: 03-03-200501-03-2005 + 7 dias = 08-03-2005--> 08-03-2005 - 03-03-2005 = 5 diasAlguem ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabyo 66 Denunciar post Postado Março 4, 2005 calma nao é toda hora que tem alguem disponivel no forum mas vamos la você pode usar strtotime que converte qualquer data pra segundos e fazer isso: [tr] PHP [/tr][tr]$data_banco = strtotime("2005-03-01"); $data_atual = strtotime(date("Y-m-d")); $data_pra_vencer = $data_banco + 604800;// 7 dias em segundos $faltam = $data_pra_vencer - $data_atual ; echo"faltam ".date("d",$faltam). " dias";[/tr] http://br.php.net/strtotime ve se você entendeu com isso da pra você fazer o que você quer ate no proprio select do sql tbm da qualquer duvida posta ia Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
otinhow 0 Denunciar post Postado Março 4, 2005 Opa !! Fala ai =]Antes deu postar aqui a resposta pra você ... me diga se a versão do MySQL do seu Host é 4.1.1 ou superior !Por que o modo mais simples q eu conheço utilizando comandos diretos no MySQL só são executados apartir dessa versão !Abraços ! :lol: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
otinhow 0 Denunciar post Postado Março 4, 2005 calma nao é toda hora que tem alguem disponivel no forum mas vamos la você pode usar strtotime que converte qualquer data pra segundos e fazer isso: PHP [/tr][tr]$data_banco = strtotime("2005-03-01"); $data_atual = strtotime(date("Y-m-d")); $data_pra_vencer = $data_banco + 604800;// 7 dias em segundos $faltam = $data_pra_vencer - $data_atual ; echo"faltam ".date("d",$faltam). " dias";[/tr] http://br.php.net/strtotime ve se você entendeu com isso da pra você fazer o que você quer ate no proprio select do sql tbm da qualquer duvida posta ia E verdade ! você pode usar esses comandos PHP, mas para grandes base de dados a resposta do servidor será muito mais rapida utilizando comandos diretos no MySQL sacou ? e também eu particulamente não acho muito facil você ter q ficar pondo os segundos.. ou convertendo... utilizando os comandos via Mysql você pode por a quantidade de dias.. meses .. minutos .. anos ... segundos.. o que você preferir ! bom, estou aguardando pra saber a versão do seu mysql ! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Flybybetto 0 Denunciar post Postado Março 4, 2005 Vamos ver se eu entendi... você tem dois campos... o Data e o prazo... você quer saber qts dias falta da data atual ate o vencimento do prazo? Bom... depois de muito precisar disso ja posso dizer q eh moleza! (Metido não? ) :lol: Algo como isso? PHP [/tr][tr]"select TO_DAYS(DATE_ADD(data,interval prazo day) - TO_DAYS(now()) as dias from tabela "[/tr] se retornar negativo... eh pq ja passou do prazo, se retornar Zero eh pq eh o mesmo dia, (o final e o de hoje), se retornar positivo eh o numero de dias q ainda faltam Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
otinhow 0 Denunciar post Postado Março 4, 2005 Vamos ver se eu entendi... você tem dois campos... o Data e o prazo... você quer saber qts dias falta da data atual ate o vencimento do prazo? Bom... depois de muito precisar disso ja posso dizer q eh moleza! (Metido não? ) :lol: Algo como isso? PHP [/tr][tr]"select TO_DAYS(DATE_ADD(data,interval prazo day) - TO_DAYS(now()) as dias from tabela "[/tr] se retornar negativo... eh pq ja passou do prazo, se retornar Zero eh pq eh o mesmo dia, (o final e o de hoje), se retornar positivo eh o numero de dias q ainda faltam Essa é uma boa saida nirsu !! mas se sua versão for = ou superior a 4.1.1 tenho outra solução pra você ! vlw !!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
nirsu 0 Denunciar post Postado Março 5, 2005 Poxa galera, valeu mesmo !!!! Tive a ajuda do nosso amigo prescot-san pois estava precisando com uma certa urgencia (deu para perceber né o desespero) A solução está próximo a que nosso amigo Flybybetto passou. Vai ai outra maneira de resolver isso...... SELECT FROM_DAYS(TO_DAYS('2005-03-01')+7) as dia, TO_DAYS(FROM_DAYS(TO_DAYS('2005-03-01')+7))-TO_DAYS(NOW()) as dia2 Mais uma vez tive minha dúvida resolvida no Forum.... só fera !! E pode ter certeza que ainda vou encher muito o saco....eheheheh. Valeu quem ajudou. Abraços http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites