Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MadPatryk

Como fazer um item ser selected

Recommended Posts

Galera, eu to fazendo um sistema de alunos interessados a fazer um curso de Pós Graduação aqui na minha facul...

mas to um pouco sem ideia, de como eu vou fazer o seguinte:

A lista de cursos eh muito grande, são 60 cursos...

e tipo, eu queria fazer o seguinte...

eu tenho o cadastro.php, onde a atendente cadastra o aluno, e tudo mais... beleza...

e tbm tenho o dados.php, ki ve a lista de alunos cadastrados...

nesse dados.php, ja ki os dados sao muitos, eu fiz um link pra cada aluno, pra ver detalhes do aluno tal...

nesse detalhes, eu tenho o update.php, onde tenho um form ki atualiza os dados do usuário...

nele eu tenho assim:

update.php:

<form blablabla...>  <table blablabla>    <tr>        <td>Nome:</td>        <td><input type="text" name="nome" value="<?=$x["nome"]?>">        </td>    </tr>    <tr>        <td>Curso:</td>        <td>            <select name="cursos" size="1">                  <? include ('verifica_curso.php'); ?>            </select>        </td>    </tr>    <outras trs....>    <outras trs....>    <outras trs....>    <outras trs....>  </table></form>
bom, esse verifica_curso.php ki eh meu problema!!!

prq, nele eu faço o seguinte... de acordo com o curso ki está gravado no cadastro do user na table, eu faço ele aparecer como selecionado...

mas eu to fazendo de um modo muito porco(na minha opniao), e muito grande... e queria saber se dava pra facilitar meu codigo...

eu to fazendo da seguinte forma:

verifica_curso.php:

<?    if ($curso == "Anatomia")    {        echo "<option value=\"Anatomia\" selected>Anatomia</option>";        echo "<option value=\"Pedagogia\">Pedagogia</option>";        echo "<option value=\"Fisioterapia\">Fisioterapia</option>";        echo "<option value=\"Farmacia\">Farmacia</option>";        echo "<option value=\"Engenharia\">Engenharia</option>";        echo "...";    }    if ($curso == "Pedagogia")    {        echo "<option value=\"Anatomia\">Anatomia</option>";        echo "<option value=\"Pedagogia\" selected>Pedagogia</option>";        echo "<option value=\"Fisioterapia\">Fisioterapia</option>";        echo "<option value=\"Farmacia\">Farmacia</option>";        echo "<option value=\"Engenharia\">Engenharia</option>";        echo "...";    }    if ($curso == "Fisioterapia")    {        echo "<option value=\"Anatomia\">Anatomia</option>";        echo "<option value=\"Pedagogia\">Pedagogia</option>";        echo "<option value=\"Fisioterapia\" selected>Fisioterapia</option>";        echo "<option value=\"Farmacia\">Farmacia</option>";        echo "<option value=\"Engenharia\">Engenharia</option>";        echo "...";    }?>[b]e por ai vai...[/b]
intao, eu to fazendo desse jeito... mas pra mais de 60 cursos (que estao registrados no banco tbm), alem de ser um modo muito porco, vai causar muita lentidao na hora de rodar...

como eu posso fazer de um jeito mais leve?

valeus galera!

abração!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah galera, soh tem um problema, ki esqueci de comentar...

eh ki, os registros dos cursos, fica em uma tabela separada...

na t_Cursos... e o registro dos alunos ficam em t_Alunos...

dai eu queria fazer o seguinte...

comparar as duas tables, ver o curso do aluno com o da t_Cursos, e colocar como selected na option, e logo abaixo os outros cursos...

como eu posso fazer isso?!

ajudem ai galera!!!

por favor!!!

Valeus!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é isto que você procura.

PHP [/tr][tr]<?

// Verifica se o tem Vagas

$sql_vaga="select * from tabela order by titulo";

$sql_res = mysql_query($sql_vaga,$conexao) or die ("Não foi possível executar a consulta da tabela .");

$linhas= mysql_num_rows($sql_res2);

?>

[/tr]

PHP [/tr][tr]<select name="cargo02" id="cargo02" >

<? while($linhas= mysql_fetch_array($sql_res))

{?>

<option ><? echo $linhas["titulo"]; ?>

</option>

<? } ?>

</select>

[/tr]

Flw

Compartilhar este post

Link para o post

nao meu filho...

vlw, mas nao eh isso nao...

tipo, a relação sql eu ja fiz... eu soh preciso saber como vou fazer isso no php...

tipo, eu nao sei se esta certa essa instrução de relacionamento... mas acho ki esta sim...

<?	$c_Sql = "";	$c_Sql .= "Select c.nome , c.descr, a.curso, a.nome" . chr(13);	$c_Sql .= "From t_Alunos a, t_Cursos c" . chr(13);	$c_Sql .= "Where a.nome = '$nome' c.nome = a.curso" . chr(13);		$q_Verifica = pg_query($c_Sql);		while ($show = pg_fetch_array($q_Verifica))	{  echo "<option value=\"{$show["link"]}\">{$show["descr"]}</option>";	}?>

soh ki obviamente nao eh com o while...

eu acho... nao sei...

mas eu keria assim, si ainda naome expliquei bem...

eu kero, ki mostre essa primeira linha encontrada e coloque-a como selected, e abaixo mostre os outros cursos...

valeus!

Compartilhar este post

Link para o post

por exemplo:voçe pode selecionar assim:<option <? if($tal == $talz){ echo "selected"; } ?>><?=$qualquer;?></option> agora so montar com as suas variaveisagora se eu entendi bem voçe ker tb:Curso 1Curso 2Curso 3...e se tiver no curso 3 ele mete:Curso 3Curso 1Curso 2 ??

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.