SiLLeNt 0 Denunciar post Postado Março 19, 2005 Olá a todos, estou com uma duvida, sou novato em php e to precisando fazer uma busca em uma tabela SQL.A estrutura dela é a seguinte: 2 Campos com texto dentro, o primeiro campo contem espaços no nomese em certos casos nao contem.Ok, agora eu quero fazer uma consulta que pegah uma variavel $produto e busca esse $produto na tabela, esssa variavel vai estar no campo1, eu quero que ele ache o registro aonde contem esse $produto, e me retorne o campo2 somente, mas tbm haveram casos que ele vai achar mais de um $produto iigual na mesma tabela, e eu queria todos, Enfim é isso alguem pode me ajuda ae ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
JasonX 0 Denunciar post Postado Março 19, 2005 EAeee beleza cara.... seguinte você deve copilar um script que efetue essa consulta logo abaixo eu coloquei um codigo que você pode estar utilizando aeeeee coloquei uma variavel que irá buscar os produtos e imprimir o campo2 da tabela no Db. Essa variavel é a $_busca que pega o valor digitado no form.... Dai fazemos uma busca no mysql atraves do mysql_query que tem a função de fazer uma consulta. Dentro da busca nós colocamos a condição de produto e o like seleciona todos os registros encontrados com letras no inicio ou no fim das palavras que estao dentro deste DB o % no final busca por palavras que iniciam com esta letra e % no inicio é porque busca por registros que contenham esta letra no fim. O mysql_num_rows verifica se foi encontrado alguma linha de registros caso nao encontrou nada ele dispara a mensagem senao ele transforma o resultado em um array atraves do mysql_fetch_array O order by é para imprimir em ordem alfabetica de acordo com os seus produtos Aeee veioo qualquer coisa posta aeeee.... <?$_busca = $_GET["query"];$sql = mysql_query("SELECT produto,comentario FROM nome_tabela WHERE Produto like%$_busca% ORDER BY produto"); if(mysql_num_rows($sql) ==""){ echo " Busca sem resultados"; }else{ while ($_x = mysql_fetch_array($sql)){ echo $_x["comentario"] . '<br>'; $_x++;}}?> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
SiLLeNt 0 Denunciar post Postado Março 19, 2005 ok, acho que entendi, Perungtas:o que isso aqui faiz ? ...ORDER BY produtoagora outra pergunta, se essa variavel $sql ja existir em uma outra consulta feita na mesma pagina eu posso usar ela ali de novo sem problemas ?porque essa pagina ja busca outras antes dessa que eu quero busca agora.Aguardo sua resposta Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
JasonX 0 Denunciar post Postado Março 19, 2005 ORDER BY é assim...vamos supor que você tem aeee cadastrado no DB os seguintes produtos - feijao - farinha - facavamos supor que você faça uma consulta com a letra F somente a F...a consulta seria impressa pelo codigo PHP da seguinte forma ( com o ORDER BY) - faca - farinha - feijaocaso você tenha ela mais acima nao é muito aconselhavel nao.... atribui um nome qualquer a ela aeee tipo cosulta, alguma coisa assim.... se você deixar 02 variaveis com conteudo diferente mais nomes identicos pode acontece de dar problemas as vezes sim... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites