sgalmeida 0 Denunciar post Postado Março 31, 2005 Viva,estou a usar o mysql para guardar os dados da minha aplicação em PHP.Na minha tabela "tabelaentradas" tenho um campo "dia_semana" que pode ter um dos seguintes valores.segundaterçaquartaquintasextaO que eu pretendo é fazer um SELECT à tabela mas que os dados venham ordenados pelo dia, ou seja, primeiro venham os dados da segunda, depois os da terça, até aos dados da sexta.Dá para fazer isso ? Se eu fizer "SELECT * FROM tabelaentradas ORDER BY dia_semana" devolve os dados por uma ordem diferente da que eu pretendo (devolve quarta, quinta, segunda, sexta, terça e não segunda, terça, quarta, quinta, sexta). Como posso fazer?Obrigado!Almeida Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Cerrito 0 Denunciar post Postado Março 31, 2005 Kara uma maneira de resolver isso é a seguinte, tvz não seja a mais indicada, mas irá funcionar...criar mais um campo nessa tabela onde você irá guardar um um inteiro de 1 a 7, sendo que cada valor será um dia da semana...e esse valor estára associado ao seu respectivo dia da semana...ex dom - 1seg - 2...ai você faz um order by por esse banco...e da uma olhada nessas funções tvz você encontre alguma que lhe ajude...abraçosMarcio Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Veber 0 Denunciar post Postado Abril 1, 2005 Ola eu acho que vale uma normalização nesta tabela não vale a pena armazenar informações que se repetem em modo texto por que voce nao guarda a data completa? 31/03/2005 e voce pega o dia da semana usando funcoes no seu sistema mas, caso nao tenha como mudar a tabela, voce pode usar alguns IFs agregados no Select exemplo: SELECT dia_semana FROM tabelaEntradas ORDER BY If(dia_semana='segunda',1, If(dia_semana='terça',2, If(dia_semana='quarta',3, If(dia_semana='quinta',4, If(dia_semana='sexta',5,0 ))))) testa esse sql, aqui deu certim http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif mas eu ainda recomendo uma revisão nessa tabela Flows ^_^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
sgalmeida 0 Denunciar post Postado Abril 4, 2005 exemplo:SELECT dia_semana FROM tabelaEntradas ORDER BY If(dia_semana='segunda',1, If(dia_semana='terça',2, If(dia_semana='quarta',3, If(dia_semana='quinta',4, If(dia_semana='sexta',5,0 )))))é isto mesmo. funcionou http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites