Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sgalmeida

de mysql

Recommended Posts

Viva,estou a usar o mysql para guardar os dados da minha aplicação em PHP.Na minha tabela "tabelaentradas" tenho um campo "dia_semana" que pode ter um dos seguintes valores.segundaterçaquartaquintasextaO que eu pretendo é fazer um SELECT à tabela mas que os dados venham ordenados pelo dia, ou seja, primeiro venham os dados da segunda, depois os da terça, até aos dados da sexta.Dá para fazer isso ? Se eu fizer "SELECT * FROM tabelaentradas ORDER BY dia_semana" devolve os dados por uma ordem diferente da que eu pretendo (devolve quarta, quinta, segunda, sexta, terça e não segunda, terça, quarta, quinta, sexta). Como posso fazer?Obrigado!Almeida

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kara uma maneira de resolver isso é a seguinte, tvz não seja a mais indicada, mas irá funcionar...criar mais um campo nessa tabela onde você irá guardar um um inteiro de 1 a 7, sendo que cada valor será um dia da semana...e esse valor estára associado ao seu respectivo dia da semana...ex dom - 1seg - 2...ai você faz um order by por esse banco...e da uma olhada nessas funções tvz você encontre alguma que lhe ajude...abraçosMarcio

Compartilhar este post

Link para o post

Ola

eu acho que vale uma normalização nesta tabela

não vale a pena armazenar informações que se repetem em modo texto

por que voce nao guarda a data completa? 31/03/2005

e voce pega o dia da semana usando funcoes no seu sistema

mas, caso nao tenha como mudar a tabela,

voce pode usar alguns IFs agregados no Select

exemplo:

SELECT dia_semana

FROM tabelaEntradas

ORDER BY

If(dia_semana='segunda',1,

If(dia_semana='terça',2,

If(dia_semana='quarta',3,

If(dia_semana='quinta',4,

If(dia_semana='sexta',5,0

)))))

testa esse sql, aqui deu certim http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

mas eu ainda recomendo uma revisão nessa tabela

Flows ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.