Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bossal_jr

Como fazer esse select

Recommended Posts

É o seguinte pessoal, Na página inicial do meu site, tem uma parte com a notíca principal e logo abaixo uma listagem com o título das últimas notícias inseridas. Gostaria que nessa listagem não aparece o título da notícia que está em destaque.

Eis select dessas notícias:

ASP

[*]SQLH = "SELECT top 15 * FROM noticias ORDER BY Noticia_NO DESC;"

[*]RSH.open SQLH, conex, 3.3

e aqui o select da notícia em destaque:

ASP

[*]SQLT = "SELECT top 1 * FROM noticias WHERE destaque='Principal' ORDER BY Noticia_NO DESC;"

[*]RST.open SQLT, conex, 3.3

Como ficaria o select da listagem com as últimas notícias exceto a principal?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na hora que vocÊ mostra a notícia em destaque você pega o número dela e coloca num variavel tipo destaque_id daí faz assim:

SQLH = "SELECT top 15 * FROM noticias where noticia_id<>" & destaque_id & " ORDER BY Noticia_NO DESC;"
É só ajustar com os nomes do seus campos aí

Compartilhar este post

Link para o post

cable acho que o order by lá serve pra pegar a noticia mais recente sem ele não viria o registro correto, ou viria??

Compartilhar este post

Link para o post

cable acho que o order by lá serve pra pegar a noticia mais recente sem ele não viria o registro correto, ou viria??

<{POST_SNAPBACK}>

Depende, no caso se você quiser ordenar por algo especifico, então não viria o registro certo... então temos que usar o ORDER BY e sinceramente não vej aonde o ORDER BY utilizado no TOP 1 pode piorar a performace, sobre usar o nome dos campos que você vai utilizar no lugar do *, isso eu sei... você evita trazer dados que voc~e não vai utilizar principalmente se tiver muitas tabelas...

Falando nisso alguem sabe a ordenação (existe essa palavra ? rs) do access se não tiver o order by, qual a regra que ele usa ?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Mario, é verdade esqueci desse detalhe :P

sobre usar o nome dos campos que você vai utilizar no lugar do *, isso eu sei... você evita trazer dados que voc~e não vai utilizar principalmente se tiver muitas tabelas...

Não é só isso que serve colocar o nome dos campos. Voce passando quais você quer você já está poupando o SQL Server de "procurar" quais campos existe em tal tabela. É como se você já contasse a historia pra alguem antes dela assistir o filme, saco? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.