Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ZiR

Datas

Recommended Posts

Galera eu ainda sou iniciante em php, e tenho uma ou melhor várias dúvidas sobre ele mas é melhor começar pela que está me incomodando mais no momento. Eu estou fazendo uma página de busca para os meus dados em MySQL, e eu abri várias combo box, para buscar os dados das tabelas e tal, cada uma correspondendo aos tipos de informação que os usuarios provavelmente irá procurar. Eis o problema: eu queria usar na caixa referente a busca de datas, que houvesse uma busca referente apenas aos 12 meses do ano não interessando o dia e o ano. Para quando o usuário selecionasse o mês dai sim mostraria a informaçõess referente ao dia e ano do mês que ele escolheu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é só verificar se o mes for igual a janeiro data between '2005-01-01' and '2005-01-31'se data igual a fevereiro então data between '2005-02-01' and '2005-02-29'e assim por diante.

Compartilhar este post

Link para o post

mysql_query("SELECT * FROM tabela WHERE date_format(dataDoBanco,'%m')='".$dataDigitada."'");

Acho que é isso mesmo, manhã de manhã eu dou a resposta pq o banco de dados e os arquivos estão na máquina meio distante de onde eu tenho acesso agora. Mesmo assim, valew pela resposta. ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Tipow não deu muito certo acho que não entendi como montar direitinho :wacko: Vou mostrar o código que eu uso

PHP

[*]<?php

[*]$sql = "SELECT DISTINCT data_coleta FROM herbario_hls ORDER BY data_coleta";

[*]$res = mysql_query($sql);

[*]?>

Ai aparecem... as datas 1983-07-20, 1985-03-28;... Dai eu queria montar que a combo_box só mostrasse os meses para o usuário executar a sua pesquisa já que é isto é a busca que mais importa nos estudos de um herbário.

Compartilhar este post

Link para o post

ZiR,

O ideal é que esse campo de data seja do tipo date ou datetime. Se sim, você poderá utilizar a função MONTH() do MySQL, que retorna o mês gravado nesses tipos de campos. Por exemplo, supondo que você queira pegar os registros para o mês 9:

PHP
  1. <?php
  2. $mes = "9";
  3. $query = "SELECT DISTINCT data_coleta FROM herbario_hls WHERE MONTH(campo_data) = '" . $mes . "' ORDER BY data_coleta";
  4. ?>

Acho que daria certo... :)

Falou!

Compartilhar este post

Link para o post

ZiR,

O ideal é que esse campo de data seja do tipo date ou datetime. Se sim, você poderá utilizar a função MONTH() do MySQL, que retorna o mês gravado nesses tipos de campos. Por exemplo, supondo que você queira pegar os registros para o mês 9:

PHP

[*]<?php

$mes = "9";

$query = "SELECT DISTINCT data_coleta FROM herbario_hls WHERE MONTH(campo_data) = '" . $mes . "' ORDER BY data_coleta";

?>

Acho que daria certo... :)

Falou!

<{POST_SNAPBACK}>

Acho que está no caminho! Eu acho que a solução deve ser algo bem complicado de se codificar seria uma coisa assim, a caixa de combinação deve mostrar todos os meses distintamente, tipo só os 12. Mas o problema é mostra os anos e os dias, teria como fazer algo como ocultar os dias e anos do campo mostrando na caixa só os meses sem repetir para o usuário escolher 1 deles e dai sim ele ver quais foram as espécies coletadas em todas as datas e anos do mês correspondente? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, pelo amor de Deus! Existe alguma forma de fazer uma combobox da forma que eu descrevi, to começando a ficar desesperado, pois não tem um tutorial sequer que me dê uma luz para este problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem sim... O que você pode fazer...<SELECT name="mes"><option value="-01-">Janeiro</option><option value="-02-">Fevereiro</option><option value="-03-">Março</option><option value="-04-">Abril</option><option value="-05-">Maio</option><option value="-06-">Junho</option><option value="-07-">Julho</option><option value="-08-">Agosto</option><option value="-09-">Setembro</option><option value="-10-">Outubro</option><option value="-11-">Novembro</option><option value="-12-">Dezembro</option></SELECT><? $sql mysql_query("SELECT * FROM tabela WHERE date LIKE '%$mes%'"); ?>Bem está ai a sua simples SOLUÇÃO!Abraços,Júnior

Compartilhar este post

Link para o post

Tem sim... O que você pode fazer...

<SELECT name="mes">

<option value="-01-">Janeiro</option>

<option value="-02-">Fevereiro</option>

<option value="-03-">Março</option>

<option value="-04-">Abril</option>

<option value="-05-">Maio</option>

<option value="-06-">Junho</option>

<option value="-07-">Julho</option>

<option value="-08-">Agosto</option>

<option value="-09-">Setembro</option>

<option value="-10-">Outubro</option>

<option value="-11-">Novembro</option>

<option value="-12-">Dezembro</option>

</SELECT>

<? $sql mysql_query("SELECT * FROM tabela WHERE date LIKE '%$mes%'"); ?>

Bem está ai a sua simples SOLUÇÃO!

Abraços,

Júnior

<{POST_SNAPBACK}>

Muito obrigado pela força, imaginava que a solução era algo parecido mas não conseguia fazer funcionar! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.