Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

D.O.S

Propagandas de varejo

Recommended Posts

Olá criadores!Eis um assunto que tem me incomodado muito, até mesmo por estar trabalhando diretamente ligado à área. Me refiro à luta dos profissionais que trabalham com criação e as campanhas voltadas para o varejo.As empresas que trabalham com varejo tem crescido muito e a visão delas em estar na mídia tem dado um bom lucro às agências que trabalham com este setor.Más cá entre nós, as caras que fazem a propaganda das Casas Bahia têm que rebolar pra se diferenciar dos concorrentes, e o que mais pega é que é muito difícil você ser criativo e vender ao mesmo tempo! Você já se imaginou trabalhando em um job assim?Outro dia eu estava trabalhando em um anúncio que seria veiculado no jornal local, e quando terminei, olhei todo orgulhoso.... ah!! Ta bonito!! Ficou legal!!! Chamei meu chefe; ele olhou.... e disse: Ta bonito pra caramba o anúncio, o texto ta bom, mas não ta vendendo!!! Ui!! Aquilo foi como um direto de direita bem no meio da cara! E realmente não estava vendendo! E por fim ele colocou um apelo do tipo “50% off” pra poder vender!E aí? Que caminho devemos tomar para podermos ser criativos sem cair na mesmice e vender?Grande abraçoDeo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

propaganda nao vende - ela desperta no publico que esta predisposto a comprrar a consumir um determinado produto....

Eu discordo da Tygra nesse ponto. Eu acho que propaganda vende... e vende MUITO!! Pois a estratégia de propaganda das Casas Bahia não está baseada apenas em pesquisas de marketing... o marketing é apenas uma parte dela... As propagandas das Casas Bahia se diferenciam pelo modo como os produtos são apresentados, e não só as ofertas.. a propaganda é rápida, repetitiva e atraente demais. Isso faz com que o consumidor torne o fogão, um sonho de consumo, sendo que as ofertas as vezes nem estão tão boas assim.Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Propaganda não vende... o que realmente vende são as ações em PDV...Na propaganda a diferença está entre dispertar pouco/nenhum, ou muito interesse por parte do consumidor...Mas o que vende mesmo são as ações de pdv...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu trabalhava na Brochura.com... se vcs conhecem muito como dizem, devem conhecer essa empresa. Os clientes da Brochura são Tetra Pak (mundial), Mizuno, SPC, Pão de Açúcar, APAS (associação paulista de supermercadistas), entre outras... Se sou cru no mercado? Talvez, mas não me julguem antes de saber... trabalhei muito com sistemas de e-marketing para PDV... nós tinhamos até um painel de criação própria, chamado b2pdv para esse serviço, com budget entre outras coisas...O meu chefe é um marketeiro de carteirinha... claro que para se fazer uma propaganda e para ela vender, precisa-se de um planejamento de marketing... mas se você fala que propaganda não vende, então tente usar seu planejamento sem propaganda? aposto que você vai sempre estar no fundo das prateleiras, chorando, e abaixando o preço, prostituindo seu produto...Agora, eu, É CLARO, sei que marketing é indispensável... mas eu, como publicitário de carteirinha, sei que a propaganda influencia SIM uma pessoa... se nao influenciasse, ninguem estaria disposto a comprar uma camiseta Nike de 200 reais, sendo que o material da camiseta não vale nem 1/10 disso... O público não precisa estar pré-disposto a comprar... essa afirmação é ridícula... se fosse assim todas as propagandas seriam iguais, mostrando o produto e só.... a propaganda tem que influenciar, dar vontade e criar desejos... o meu professor é que taria se debatendo na losa se ouvisse o que você disse...é justamente essa a função da propaganda... fazer a pessoa comprar algo que ela não estivesse pré-disposta a comprar... fazer ela sentir uma vontade involuntaria de consumir aquele produto...Bom, é só...

Compartilhar este post

Link para o post

Fala cesão, seu currículo é ótimo, onde você está trabalhando hoje? :rolleyes: mas voltando ao assunto, a propaganda desperta o desejo, mas o ato de consumo, a compra é só no PDV...Você mesmo cita isso:

fazer ela sentir uma vontade involuntaria de consumir aquele produto

Ela pode sentir uma vontade gritante de comprar o produto, pode beijar a televisão, mas se ela chegar na m* do supermercado e não tiver o produto... e aí? a propaganda vendeu?é isso q nós queremos dizer...Obs.:Só vou pedir um negócio, se quiserem discutir, que façam isso via MP...E cesão.. você eh importante pra nós, não precisa generalizar os fatos, você fala de uma forma como se todos aqui tivessem te criticado...Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Peço desculpas a todos.Só não gostaria mais de receber respostas me criticando ou criticando meu trabalho... ainda mais de quem nem me conhece...Mas voltando ao assunto...Neste momento estou tentanto montar uma agência própria. Como sou de uma cidade relativamente pequena (Indaiatuba-SP), se torna muito fácil de inovar e conquistar mercado nesse sentido. O único problema é que muitsas agências aqui são consideradas tradicionais, o que tira o foco de novas agências...Sobre PDV, concordo nesse ponto! Na empresa que trabalhavamos, os clientes contratavam gente para ficar nos PDVs fiscalizando os produtos... mas tudo nas escondidas... como espiões mesmo... para saber se o produto do concorrente estava com um destaque maior nas gondolas, se o nosso produto tinha frentes maiores do que o concorrente, e por ai vai... É um truque muito bom de ser usado... alias, é mais usado do que parece...Mas é como eu disse... sou publicitário fanático... e por isso que eu acabdo insistindo nisso... hehe... para mim, a propaganda é quem leva o consumidor até as gondolas e escolher o MEU produto... essa propaganda mesclada a um bom estudo de mercado e um bom planejamento de PDV, é um tiro na mosca!!

Compartilhar este post

Link para o post

Dai galera sou novo no pedaço.Mais vamos ao assunto. :) Concordo com você sem estratégia nada funciona certo. Mais nesses casos as duas ferramentas tem que complementar a outra.Não adianta uma boa estratégia sem propaganda do produto e não adianta boa propaganda sem uma boa estratégia.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom...! Depois dessa batedeira toda... rs.........! Eu começei a observar mais as propagandas de varejo, e reparei que tem sido respeitada a "teoria das diferenças individuais". Se compararmos o "ké pagar quanto" que passa no intervalo do "cidade alerta" com a página dupla da Veja, nem parece ser do mesmo anunciante! Seria essa diferença o público alvo? A propaganda na tv quase fura o ouvido de tão chata, enquanto na Veja você pode até parar pra dar uma olhadela no preço! Seria pq o anúncio na Veja é mais criativo (comparado com o da tv) ou pelomenos mas agradável visualmente?ou talvez pq não tenha o Fabiano Augusto (o ké pagar quanto)!!!ahahahahahah!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala D.O.S.. "teoria das diferenças individuais" .. dá até arrepio... :D , mas todas essas teorias fazem sentido.. em algum aspecto...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, na verdade isso acontece por causa da obrigatória pesquisa de público-alvo.. A Veja é direcionada a um público LEITOR... as pessoas que LEEM ou que procuram se informar normalmente tem um grau de inteligencia um pouco maior. tem um senso critico mais aguçado. Por isso a propaganda visualmente bem montada e bonita chama mais a atenção para eles.Já o público da TV é o publico GERAL. Por isso as propagandas tem que ser fáceis de serem entendidas, diretas e dinamicas... assim, qualquer publico pode ser atingido por ela.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Cesão...

É exatamente aí que eu queria chegar!

Será que é tão difícil fazer uma propaganda bonita, atraente, sem ficar gritando o preço? Como é possivel despertar o desejo do consumidor de classe "C, D" sem se vestir de palhaço e ficar fazendo graça pra chamar atenção?

Vamô aê! Vamo debater!!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Abraços,

D.O.S

Compartilhar este post

Link para o post

Fala DOS, como a gente ta cansado de ouvir: REPERTÓRIO, CULTURADeterminadas classes possuem somente uma referência popular... sem contar que essas classes inferiores também se preocupam mais com o preço, e é por isso que os publicitarios apelam...Outra coisa, as classes inferiores também tem um certo preconceito com mensagens (aí se enquadra tudo) mais elitizadas (novamente essa palavra hehehe)"Eles querem festa, eles precisam de festa... vamos dar festa pra eles!" É um pouco politicamente incorreta, mas é minha opinião :D Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Ela pode ser atraente sim... mas nao pode perder o foco... Se a propaganda tem que ser direcionada para público C e D, então faça uma propaganda legal, chamativa, interessante, mas direcionada ao público C e D... entende?Como o d.eleete disse, se pra vender pra esse publico você precisa fazer festa, entao nao exite em fazer uma...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom!!Eu conclui o seguinte: Não!Nunca vamos ver uma propaganda de varejo ganhar um leão de ouro ou qualquer outro prêmio, por um outro lado pode fazer com que o anunciante (cliente) seja lider no ramo atuante.Panis Et Circenses para a plebe não é d.elete?Entaum tá!!A minha dúvida foi esclarecida!! naum sei vcs, mas estou satisfeito!Abraço a todos, até mais!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda acho que essa dúvida vai dar pano pra manga...Mas complementando, você viu DOS no "meio e mensagem" aquela tabela das propagandas de TV mais conhecidas, mais pertinentes na cabeça do telespectador...Quem está no topo?.. a casas bahia...

Compartilhar este post

Link para o post

Pois foi o que eu disse:

Nunca vamos ver uma propaganda de varejo ganhar um leão de ouro ou qualquer outro prêmio, por um outro lado pode fazer com que o anunciante (cliente) seja lider no ramo atuante.

<{POST_SNAPBACK}>

Será que a Y&R ganha prêmio pelo lindo comercial ou pela bala criação?

Mas as casas bahia estão arrebentando em vendas e tbm como maior anunciante do Brasil!!

Compartilhar este post

Link para o post

Redes de varejo do interior não tem uma estrutura de marketing capaz de satisfazer os anseios da Tygra, no máximo elas vão fazer um anúncio criativo e para isso o trabalho da agência será o único a ser empregado.Assim, tem-se que criar uma peça (geralmente única: um folder ou cartaz) que de uma só passada desperte o "desejo" da compra e incite o cliente a "agir" indo até a loja...São empresas tradicionais, geralmente comandadas por uma família, que com certeza não vão remodelar a loja só para uma promoção... tambem não cedem a modismos e acreditam que se sobreviveram até hoje continuarão a existir ainda por muitos anos trabalhando da mesma forma de sempre...Mesmo as grandes redes aqui do Sul são menos conhecidas pela mídia que fazem que pelas excelentes localizações de suas lojas, trabalham com preços justos e nunca com promoções descabidas e para diferenciar bem qual delas ainda vai estar aberta daqui a dez anos basta ver a diferença que elas cobram entre o preço de um bem comprado a vista e a prazo. Se o valor a vista for o mesmo que em 10x a prazo é sinal que alguma coisa não pode estar correta.No meu ver grandes redes como as casas bahia não tem lucro vendendo a preços baixos mas sim vendendo a prazo, nos níveis das taxas de juros atuais no Brasil a margem de lucro sobre o faturamento global da empresa é provavelmente somente fruto dos juros cobrados... E como todos sabem, as classes mais baixas são excelentes pagadoras, é a menor taxa de inadimplência do mercado... assim, pergunto se vender em 25x seria uma opção para uma empresa séria? só se fosse uma empresa cujo foco de mercado fosse apenas crédito, como eu acho que é no caso destas grandes redes de varejo: somente fachada para venda de crédito de varejo...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.