Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

julioromano

s de iniciante

Recommended Posts

to iniciando em java e me surgiram algumas dúvidas:

1. qdo usar static em um elemento?!

2. vi uma chamada a uma função assim:

public void funcao(){
e outra assim:

public funcao(){
aí me surgiu a seguinte dúvida: o void, é opcional, ao declarar uma função?

3. onde posso usar uma interface?

desculpem minha ignorância...eh q to começando em java agora!

valeu galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

oi!!!

Vamos começar com a segunda pergunta:

2. vi uma chamada a uma função assim:

public void funcao(){
e outra assim:

public funcao(){
aí me surgiu a seguinte dúvida: o void, é opcional, ao declarar uma função?
Primeiro: isso q você está chamando de função na orientação a objetos é chamado de método...

Bom, a definição de um método (chamada assinatura do método) é assim:

public tipo_de_retorno nome_método(parâmetros){}
onde o tipo_de_retorno determina o tipo de dado retornado pelo método. O tipo void é utlizado se o método não retornar valor nenhum.

Ex:

public void metodo(){//esse método não retorna nada por isso o tipo de retorno é void}public int metodo2(){int var;//esse método deve retornar um inteiro.return var; }
O método construtor é o método que é chamado qndo uma instância de uma classe é criada. TODAS as classes possuem um método construtor, mesmo q ele não tenha sido declarado explicitamente no corpo da classe. Um método construtor é um método sem tipo de retorno que possui o mesmo nome da classe. Ex.:

public class Teste{  public Teste()  {	 /* Esse é o método construtor da classe Teste.	 Ele não possui tipo de retorno e vai ser chamado sempre q for criada uma instância da classe Teste.*/  }}

1. qdo usar static em um elemento?!

Uma variável ou um método declarado como static pode ser acessado sem que seja necessário instanciar a classe. static também garante que somente haverá uma referência para a variável ou método disponível em mémoria. Ou seja, todas as instâncias da classe irão utilizar a mesma cópia da variável.

Um método static só pode utilizar variáveis static. Se for preciso utilizar variáveis não static será necessário instanciar a classe e apartir de então utilizar a variável.

Ok até aqui????

Qq coisa posta de novo...

Dani...

Compartilhar este post

Link para o post

Oi!!!

Bom, desculpa, não consegui terminar de responder ontem...

3. onde posso usar uma interface?

Bom, uma interface é uma classe cujos métodos são todos abstratos, ou seja, nenhum dos métodos da interface possue implementação. Qualquer classe que implementar uma interface deve implementar todos os métodos da interface.

Interfaces são muito utilizadas para "simular" a herança multipla. Ou seja, para fazer com q um objeto possa ser de mais de um tipo ao mesmo tempo.

Exemplo:

public interface Relogio{  public String getHoras();  public void setHoras(String hora);}public interface Radio{  public void liga();  public void desliga();  public void trocaEstacao(int frequencia);}public class RadioRelogio implements Radio, Relogio{ 	public RadioRelogio 	{		// implementação do método	}	public String getHoras() 	{		  // implementação do método	}   	public void setHoras(String hora)	{		   // implementação do método	 }	public void liga()   {		   // implementação do método	}	public void desliga() 	{		 // implementação do método	}	public void trocaEstacao(int frequencia) 	{		 // implementação do método	}}
A classe RadioRelogio é ao mesmo tempo do tipo Radio e do tipo Relogio (já q implementa as duas interfaces).

Usar interfaces permite q você pense nos objetos e no relacionamento entre eles, criando um “molde” claro e consistente do sistema. Assim poderá prever com antecedêcia alguns problemas q poderá ter no futuro...

Será q consegui explicar???

Beijos...

Dani...

Compartilhar este post

Link para o post

dani...fiquei meio confuso...

esse exemplo q você me explicou, eh um exemplo d polimofismo, certo?!

se for, eu entendi, porém, pq devo utilizar:

public interface MinhaInterface {   public void metodo();}public class MinhaClasse implements MinhaInterface {   public void metodo(){   //implementacao   }}
e naum usar, simplesmente:

public class MinhaClasse {   public void metodo(){   //implementacao   }}
???

desculpe a insistência dani... eh q to meio confuso qto a isso!

valeu pela paciência!

brigadão

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.