Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Wagner Web

Lógica para Thumbnails

Recommended Posts

Bom dia amigos,

Tenho duas dúvidas bem básicas em relação a thumbnails (marinheiro de primeira viajem, sabe como é né. ;) )

A primeira é se minha lógica para fazer o site com thumbs está correta:

LÓGICA

Na hora de cadastrar ou alterar a foto do meu usuário, eu irei gerar, através da foto original que está sendo cadastrada, um thumbnail permanente em um diretório, também permanente, do meu site. E , a partir deste diretório, irei mostrar meus thumbs em minha pesquisa no site. (ex: achar os funcionários e mostrar a miniatura de cada um encontrado)

Outra dúvida é se os thumbnails tem que ser gerados na hora da pesquisa, ou se os gero na hora do cadastro/alteração do funcionário. Se os dois forem possíveis, qual seria o mais ideal?

PS: Eu peguei como base este material para gerar meus thumbs:

http://www.phpbrasil.com/articles/article.php/id/563

Muito obrigado pela atenção de vocês,

Grande abraço,

Wagner Renzi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Wagner! Com relação a primeira dúvida, a sua logica está correta. você tem que ter um diretorio para armazenar os thumbs. Já com relação a segunda, na minha opnião seria melhor você gerar o thumbs na hora do cadastro do individuo.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

como atualmente espaço em disco não é muito relevante, penso q otimizar o processamento é a melhor escolha... então, gere o thumb no momento de cadastro e guarde-o em um diretório...

Compartilhar este post

Link para o post

como atualmente espaço em disco não é muito relevante, penso q otimizar o processamento é a melhor escolha... então, gere o thumb no momento de cadastro e guarde-o em um diretório...

<{POST_SNAPBACK}>

Hmmm. .. por que você acha que espaço em disco não é muito relevante ! ( entenda "!" como interrogação.. meu teclado está sem ¬¬" )

e se tiver 2.000 mil funcionários.. ou 5.000 produtos .. q precisam primeiro aparecer sem zoom !

e como num projeto que estou concluido .. que possuimos 4.500 sócios e precisamos de suas fotos em miniatura na parte de consulta. .e uma no tamanho maximizado em outra seção .. talvez seja mt importante sim, por que em muitos hosts se paga + por espaço do q por tempo de processamento, e tambem a diferença de tempo gasto não é tao perceptivel.. ¬¬

com todo respeito é claro =P~~ me explique melhor sua visão por favor .. talvez eu ache q voce está errado.. mas sou eu ^^ ~~ .. valeeu boa tarde

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado também pelas dicas otinhow, hyraxmaster e prescot-san, são de grande valor para mim!

Vim dar mais uma passada aqui porque estava fazendo as outras partes do cadastro e estou utilizando smarty. Agora vou para o finalmente com os thumbnails! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/excl.gif

Obrigado one more time! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Grande abraço!

Wagner Renzi

Compartilhar este post

Link para o post

otinhow

agora pense em um site que gera thumbs no momento de exibição (ou seja, a cada F5 dado, vai gerar todos thumbs de novo) e 10.000 usuários (jogando baixo hehe) estão acessando esse site...

ou seja, os thumbs serão gerados 10.000 vezes... e se algum infeliz der F5, vai gerar de novo e de novo e de novo... hehehe

o site vai ser derrubado pelo processamento..

agora se eh um site, como você disse, que tem muitos registros, putz! o que você quer fazer? no mínimo você tem que ter um servidor que suporte esses dados ehheh

não eh vero? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

<{POST_SNAPBACK}>

Hmmm. .. por que você acha que espaço em disco não é muito relevante ! ( entenda "!" como interrogação.. meu teclado está sem ¬¬" )

e se tiver 2.000 mil funcionários.. ou 5.000 produtos .. q precisam primeiro aparecer sem zoom !

e como num projeto que estou concluido .. que possuimos 4.500 sócios e precisamos de suas fotos em miniatura na parte de consulta. .e uma no tamanho maximizado em outra seção .. talvez seja mt importante sim, por que em muitos hosts se paga + por espaço do q por tempo de processamento, e tambem a diferença de tempo gasto não é tao perceptivel.. ¬¬

com todo respeito é claro =P~~ me explique melhor sua visão por favor .. talvez eu ache q voce está errado.. mas sou eu ^^ ~~ .. valeeu boa tarde

<{POST_SNAPBACK}>

qdo falei q o espaço em disco não é muito relevante, quis dizer q hj já temos discos de vários GB, e até mesmo de TB... atualmente li um artigo (não me lembro bem aonde) em que o munda está cada vez mais rápido, ou seja, o tempo é tudo, e qto mais otimizado for a obtenção de informação melhor...

pergunta pra um cliente/usuário sobre o q ele acha de ficar vendo uma ampulheta animada na tela, aguardando processamento...

analisando o funcionamento dos bancos de dados você vai ver que os índices se encaixam nesse problema... eles ocupam mais memória (consomem mais espaço) mas em compensação agilizam o processamento...

eu ainda axo q o custo sai mais em conta se você otimizar o desempenho...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, na minha opinião eu prefiro gastar um pouco mais de espaço em disco e evitar gastar tanto com processamento, vamos à um exemplo, o fórum aqui tem 18300 membros cadatrados no momento que posto, se cada uma dessas pessoas usar uma imagem como avatar enviando essa imagem pra o iMasters e calculando que as imagens não passem de 7kb (dificilmente chega a isso) precisaria de cerca de 125mb. Hoje em dia, hosts com 500mb de espaço você encontra por vinte e poucos reais, por isso acho que guardar as imagens seja uma melhor opção, sem contar que pra gerar as imagens dinamicamente você vai precisar ter guardado a imagem em tamanho original pra a partir dela, gerar a miniatura, se você pegar imagens de outros sites, corre o risco de deletarem a imagem e no seu site ficar aquele famoso "x", bom, é essa minha opinião. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.