Void : 0 Denunciar post Postado Maio 4, 2005 Olá Hoje, as 22:00 abri um bolo pullman de chocolate resolvi montar esse mini-tutorial para um compreendimento de como funcionam as coisas no”frex“, vcs vão ver q é bem simples, bom vamos la né crianças: 1.Variáveis Primeiramente, entendendo como elas funcionam : Elas são um mini-banco de dados (nossa q termologia horrível foi essa, mas é para melhor entendimento) que servem para armazenar dados eqto o movie esta sendo executado. Tipos de dados q poderão ser armazenados: Number: são todos os valores numéricos, como quantidade, data, medidas e etc. Ex.: var quantidade: Number = 123; Boolean: são aqueles valores true ou false, declarando ela ficaria marromeno dessa maneira: var voidd:Boolean = new Boolean(); String: armazenamento de textos, frases e etc. Ex.: var texto :String = new String("frase 1"); Object: armazenamento de outros dados, os que sobraram, generalizando de uma certa forma, como movie clips, botões e etc ... 1.2 Localização Bom, após essa explicação sobre variáveis, vamos entender a lógica de sua localização, as variáveis podem ser Globais ( _global.var): estão disponíveis em qualquer linha do tempo, variáveis Locais (citadas anteriormente, declaradas daquela maneira mesmo) aparecem somente quando solicitadas e variáveis de Linha de tempo, disponíveis em qualquer as dentro da mesma linha de tempo. 1.3 Sobre _root, this e _parent São escopos (localizações), quando você se refere a uma variável com o _root, você volta a linha de tempo principal, a raiz; Quando você utiliza _parent você se refere à localização de uma variável dentro da timeline de algum outro mc, p/ melhor entendimento, você tem um mc com o instance de mc1 no qual possui uma variável denominada teste, e dentro dele tem mais um mc com o instance de mc2, para solicitar/chamar essa variável do mc 2 você utiliza _parent.teste; E por fim, o this, serve para localizar a variável no mc atual ! É isso ae pessoal, espero q gostem, daqui a pouco tem mais, agora q vocês entenderam o conceito de variável, meu próximo tutorial será sobre loop for, para facilitar em aplicações muito complexas, ou até mesmo pouco complexas, qq dúvida, postem ae http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chan 0 Denunciar post Postado Maio 8, 2005 legal void!! a definição foi realmente engraçada (mini banco de dados), mas é isso mesmo Aqui eu encontrei uma definição básica, mas bem detalhada do que são as variaveis, e como utilizá-las. valeu abraços Chan Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Maio 8, 2005 Ah legal Chan, gosto muito dos artigos e tutoriais do Ken A.Na verdade o artigo dele foi mais completos, ele informa a finalidade de operadores e etc. O meu é q foi básico, mas é só p/ galera não se perder :D Estou fazendo um novo agora, é um sistema de news com xml, aguardem Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chan 0 Denunciar post Postado Maio 8, 2005 sim eu sei, no começo uma das coisas mais dificeis de eu entender era a utilidade de uma variavel....ifs, loops, etc... o problema que eu acho é o exemplo que ele citouda reusabilidade não que esteja errado...alias..tá muito é certo, mas acho que muito mais "palpavel" para os iniciantes seria passar o conceito de variavel junto com o conceito de parametros de uma função... um exemplo bem tosco, mas compreensível pelos mais iniciantes function soma (num1, num2):Number { total = num1 + num2 return total } aqui está um dos exemplos que o programador mais vai usar na vida...seja programando em classes, ou dentro do proprio filme... pros iniciantes entenderem: function soma (num1, num2):Number criei uma função que vai somar dois numeros (óbvio), que serão passado quando eu quiser chamar a função...e o :Number é o tipo de dado que a função vai retornar.....uma função só pode retornar uma única variavel, portanto um tipo de dado, ou não retornar nada, para isso usa-se o :Void no lugar do tipo a função tem dois parametros (variaveis, numeros que podem ser diferentes, cada vez que eu chamar a função) e uma variavel de resultado (total) num1 - primeiro numero da soma num2 - segundo numero da soma total - resultado da soma com isso eu posso usar essa função pra somar quaisquer numeros, e sempre obter o resultado da soma qualquer calculadora "moderna" funciona assim se eu quiser saber a soma de 13 e 56 trace(soma(13,56)) output // 69 (eu juro pela minha alma que não foi intencional, só percebi quando executei no flash) pra exibir outra soma, basta mudar o valor das variaveis passadas na chamada da função trace(soma(3,20)) abraços Chan Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites