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Void :

Variáveis e localizações

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Olá

Hoje, as 22:00 abri um bolo pullman de chocolate resolvi montar esse mini-tutorial para um compreendimento de como funcionam as coisas no”frex“, vcs vão ver q é bem simples, bom vamos la né crianças:

 

1.Variáveis

 

Primeiramente, entendendo como elas funcionam :

 

Elas são um mini-banco de dados (nossa q termologia horrível foi essa, mas é para melhor entendimento) que servem para armazenar dados eqto o movie esta sendo executado.

 

Tipos de dados q poderão ser armazenados:

 

Number: são todos os valores numéricos, como quantidade, data, medidas e etc. Ex.:

var quantidade: Number = 123;

Boolean: são aqueles valores true ou false, declarando ela ficaria marromeno dessa maneira:

var voidd:Boolean = new Boolean();

String: armazenamento de textos, frases e etc. Ex.:

var texto :String = new String("frase 1");

Object: armazenamento de outros dados, os que sobraram, generalizando de uma certa forma, como movie clips, botões e etc ...

 

1.2 Localização

 

Bom, após essa explicação sobre variáveis, vamos entender a lógica de sua localização, as variáveis podem ser Globais ( _global.var): estão disponíveis em qualquer linha do tempo, variáveis Locais (citadas anteriormente, declaradas daquela maneira mesmo) aparecem somente quando solicitadas e variáveis de Linha de tempo, disponíveis em qualquer as dentro da mesma linha de tempo.

 

1.3 Sobre _root, this e _parent

 

São escopos (localizações), quando você se refere a uma variável com o _root, você volta a linha de tempo principal, a raiz;

Quando você utiliza _parent você se refere à localização de uma variável dentro da timeline de algum outro mc, p/ melhor entendimento, você tem um mc com o instance de mc1 no qual possui uma variável denominada teste, e dentro dele tem mais um mc com o instance de mc2, para solicitar/chamar essa variável do mc 2 você utiliza _parent.teste;

E por fim, o this, serve para localizar a variável no mc atual !

 

É isso ae pessoal, espero q gostem, daqui a pouco tem mais, agora q vocês entenderam o conceito de variável, meu próximo tutorial será sobre loop for, para facilitar em aplicações muito complexas, ou até mesmo pouco complexas, qq dúvida, postem ae

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

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legal void!!

 

a definição foi realmente engraçada (mini banco de dados), mas é isso mesmo

 

Aqui eu encontrei uma definição básica, mas bem detalhada do que são as variaveis, e como utilizá-las.

 

valeu

abraços

Chan

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Ah legal Chan, gosto muito dos artigos e tutoriais do Ken A.Na verdade o artigo dele foi mais completos, ele informa a finalidade de operadores e etc. O meu é q foi básico, mas é só p/ galera não se perder :D Estou fazendo um novo agora, é um sistema de news com xml, aguardem

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sim eu sei, no começo uma das coisas mais dificeis de eu entender era a utilidade de uma variavel....ifs, loops, etc...

 

o problema que eu acho é o exemplo que ele citouda reusabilidade

 

não que esteja errado...alias..tá muito é certo, mas acho que muito mais "palpavel" para os iniciantes seria passar o conceito de variavel junto com o conceito de parametros de uma função...

 

um exemplo bem tosco, mas compreensível pelos mais iniciantes

 

function soma (num1, num2):Number

{

total = num1 + num2

return total

}

 

aqui está um dos exemplos que o programador mais vai usar na vida...seja programando em classes, ou dentro do proprio filme...

 

pros iniciantes entenderem:

 

function soma (num1, num2):Number

 

criei uma função que vai somar dois numeros (óbvio), que serão passado quando eu quiser chamar a função...e o :Number é o tipo de dado que a função vai retornar.....uma função só pode retornar uma única variavel, portanto um tipo de dado, ou não retornar nada, para isso usa-se o :Void no lugar do tipo

 

a função tem dois parametros (variaveis, numeros que podem ser diferentes, cada vez que eu chamar a função) e uma variavel de resultado (total)

 

num1 - primeiro numero da soma

num2 - segundo numero da soma

total - resultado da soma

 

com isso eu posso usar essa função pra somar quaisquer numeros, e sempre obter o resultado da soma

 

qualquer calculadora "moderna" funciona assim

 

se eu quiser saber a soma de 13 e 56

 

trace(soma(13,56))

 

output // 69 (eu juro pela minha alma que não foi intencional, só percebi quando executei no flash)

 

pra exibir outra soma, basta mudar o valor das variaveis passadas na chamada da função

 

trace(soma(3,20))

 

abraços

Chan

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