Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mauri Celio Goncalves Junior

Access x SQL

Recommended Posts

Oi,Tenho um banco de dados access com imagens.Mas ele com o tempo ele foi ficando grande de mais para se trabalhar: 1.6gbEle está no servidor da empresa que eu trabalho. Acontece que agora precisarei trocar todas as imagens dele por imagens novas e elas tem o triplo do tamanho das imagens atuais do banco de dados. Se eu trocar todas o banco de dados ficará imenso, então decidi transferir de Access para SQL. O problema é que a interface que desenvolvi no Access para acesso as imagens, ficou muito maravilhosa e não queria me desfazer dela. Eu uso aquele método: front-end/back-end eu vinculo as tabelas da base de dados aos formulários do sistema. Moral da história: É POSSIVEL VINCULAR AO ACCESS TABELAS DE UM BANCO DE DADOS SQL?Desta maneira meus dados estarão em um banco de dados grande e poderei continuar acessando com a interface criada no Access.Pergunto isso, porque não tenho a mínha noção de construção de interface para sql.Aguardo desesperadamente uma resposta de alguem.Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem como fazer isso sim... o Access acesso SQL SERVER senão me engano você escolhe a opção Nova Página de Dados (para criar um novo banco) ou Página de Dados existente (para configurar a conexão com um banco de dados já criado).

 

Qualquer dúvida é só GRITAR! !!!!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yay.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SAUDAÇÕES;

 

ANTES DE MAIS NADA PARABENS POR UTILIZAR O ACCESS , CONTE AOS OUTROS DE SUA EXPEIENCIA, E AJUDE A DIVULGAR ESTA EXCELENTE FERRAMENTA.

 

Bem, vamos ao trabalho...

 

COMENTÁRIO:

Você tem um MDB com 1.6GB, grandinho, se você não utiliza-se imagens, 1.6Gb seria algo igual a administrar duas operadoras mundiais de cartão de crédito e ainda sobraria espaço pra uma bolsa de valores.

 

SOBRE AS IMAGENS:

Pelo que percebo por esse tamanho exagerado, você deve estar "INCORPORANDO" as imagens ao seu banco de dados, mude a forma de trabalhar, passe a "VINCULAR" as imagens, ou seja, suas tabelas conterão o caminho das imagens no micro, e não as imagens propriamente, com isso o seu mdb deverá reduzir, após compactação, para uns 6Mb, as imagens serão colocadas em pastas normais e chamadas pelo ACCESS, você pode criar uma pasta padrão para as imagens, ex: "C:\meuprograma\img\fulano.img". Isso ja resolveria o seu problema.

Outra coisa, você domina técnicas de compactação de imagens, usa os formatos jpeg e gif, se não usa, considere a possibidade, converter bmp em jpg(ou gif) isso pode reduzir o tamanho do arquivo de suas imagens em 95%, até mais se você não pretende imprimi-las. Observe também se você esta armazenando as imagens no tamanho minimo necessário, é besteira guardar imagens gigantes, se a natureza da utilização delas não pede isso.

 

SOBRE A MANUTENÇÃO DO MDB

Você corrige e compacta regularmente o seu mdb? ele ja esta dividido em front e back-end? ja utiliza mde para as maquinas clientes? caso negativo, adote estas medidas urgentemente, de uma boa lida no help do access para saber como e procure nos principais sites exemplos e tutores, isso vai mudar a sua vida....

 

SOBRE O USO DO SQL:

Antes de falar sobre o sql, quero dizer que se você ainda não utiliza os recursos e cuidados que descrevi a pouco, USE-OS e depois pense em USAR o SQL_SERVER.

Bem, você sabe que o sql server é só o banco de dados não sabe?, ou seja, ele não é o programa que o usuário utiliza e sim o arquivo dos dados propriamente falando.

Bem, então, você pode utilizar, se quiser, o MS-Sql Server para guardar o seus dados e usar um projeto do Access ( uma conversão do mdb e em adp, feita no próprio ACCESS ) para acessar o SQL, mais ATENÇÃO, todos os cuidados que falei anteriormente deverão ser tomados antes de você converter o MDB em ADP, e é bem mais complicado trabalhar com o ADO do que com o MDB.

 

Mas, se você esta certo quanto a utilizar o sql, providencie primeiramente:

1)UMA CÓPIA DO SEU MDB, deixo o original em paz até que esteja tudo pronto.

2)Separar o mdb em front e back-end, tomar os cuidados que descrevi acima, como compactar imagens, vincular e não incorporar e tudo mais.

2)O SQL-SERVER, ou melhor dizendo, bastante dinheiro, custa uma grana pesada.

A minha sugestão é utilizar o MSDE2000, MS Data Engine, um programa royalt free da própria microsoft, que pode ser baixado do site da microsoft.

3)Disposição para estudar, migrar um BD de dados tão grande não vai ser facil, e pelo que entendi, você não domina a linguagem SQL...

4)Converter o mdb em adp(projeto do access para acessar sql)

 

Sinceramente, esteja certo do que quer migrar, no seu caso acho que não é a solução, migrar para SQL-Server é indicado quando ha um número monstruoso de acessos simultaneos, ou quando a segurança do arquivo é prioridade.....

 

Bom, é isso....

estou as ordens se precisar...

 

cordialmente;

 

William Gouveia gouveiawilliam@gmail.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

WillianObrigado por toda a sua explicação. Realmente não conheço de sql-server e não tenho certeza se ele resolveria meu problema. Eu ja fiz vários testes vinculando a imagem no Access porem o tamanho da base de dados continua o mesmo. Não diminui nem a pau. O problema é que o sistema ficou ótimo, muito funcional, com interface de pagina de internet e não pretendo abandonar o Access. Eu uso front/back-end desde que contrui o banco de dados (ha uns 2 meses atrás.). Ele não foi convertido para mde porque eu uso o Assistente de Seguranca em Nível de Usuario e compartilho através de associações ao Administrador do Grupo de trabalho. Ele é corrigido e compactado a cada 4 horas. Ou seja, eu ja faço praticamente tudo o que voce me recomendou. Só não entendo porque o arquivo não fica mais leve se eu vincular as imagems.Sou articulista do Microsoft Access nestes dois sites:www.imasters.com.br - Seção Accesswww.ativoaccess.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.