rick_simmons 0 Denunciar post Postado Maio 13, 2005 Para o primeiro algoritmo, é desejável que o iniciante tenha lido o tópico deste fórum explicando como funciona um algoritmo e só então voltar aqui e fazer junto com a gente esse algoritmo. Descrição: Precisamos orientar um robô para trocar verificar a lâmpada da sala e se tiver queimada, a lâmpada deve ser trocada. Solução: - Início - Vá até a sala - Se a luz estiver desligada * Então: | - Vá até a chave | - Ligue a luz | - Se a luz não ascender | * Então: | | - Desligue a chave | | - Vá até a garagem | | - Pegue a escada | | - Volte para a sala | | - Abra a escada | | - Coloque a escada abaixo da lâmpada | | - Suba a escada | | - Retire a lâmpada | | - Desça a escada | | - Leve a lâmpada até o lixo | | - Coloque a lâmpada no lixo | | - Volte para a sala | | - Vá até o armário | | - Abra o armário | | - Pegue uma lâmpada nova | | - Feche o armário | | - Vá até a escada | | - Suba a escada | | - Coloque a lâmpada nova | | - Desça a escada | | - Vá até a chave | | - Ligue a luz | | - Se a luz ligou | | * Então: | | | - Está tudo ok | | * Senão: | | | - Procure o responsável | | | - Avise sobre o ocorrido | | - Vá até a escada | | - Feche a escada | | - Leve a escada até a garagem | | - Guarde a escada | | - Volte para a sala | * Senão: | | - Está tudo ok | - Vá até a chave | - Desligue a luz * Senão: | - Está tudo ok - Volte para o seu lugar - Fim Explicação do algoritmo: Vamos analisar agora o código. - Perceba primeiro que ele está como descrito no tópico falando o que são algoritmos, é uma sequência de comandos lidos de cima para baixo que devem ser obedecidos rigorosamente. - O algoritmo tem um Início e um Fim porque é uma lista de comandos FINITA - Veja que os comandos são bem detalhados, para ter certeza de que o robô vai fazer exatamente o que pedimos para ele fazer. - Algumas palavras estão em negrito porque são palavras-chave que marcam pontos estratégicos no nosso algoritmo para que o robô siga as instruções de acordo com o que estiver acontecendo, nesse algoritmo estamos usando uma estrutura de decisão com duas possíveis ocorrências (Se acontecer isso, faz aquilo, senão faz esse outro) - Por fim, veja que alguns comandos estão mais distantes dos outros (mais para a direita). Estes comandos estão dentro do bloco de ações que a decisão teve que tomar e só serão executados caso aconteça o que foi testado no SE, ou seja, se for verdadeiro. Para quem usa o Windows Explorer ou qualquer programa que demonstre uma árvore de diretórios parecido com o WE, já deve estar acostumado com uma estrutura parecida onde os diretórios mais a direita estão dentro dos outros diretórios. Exercício: Escolha um dos exercícios abaixo(caso não saiba como fazer um ou outro) ou faça os dois(recomendado): - Faça um algoritmo que oriente um robô a fazer arroz tradicional. - Faça um algoritmo que oriente um robô a trocar o pneu de um carro. Boa prática! ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Maio 13, 2005 bom topico rick_simmons http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
henriqueguedes 0 Denunciar post Postado Maio 13, 2005 manero mano veja esse exercicio de logica tambem Imagine o seguinte problema .calcule a media final dos alunos da turma de logica onde os valores são P1,P2,P3 e P4 Onde P1+P2+P3+4/4P1 e um a variavel ,ou seja um numeros qualquer inteiros./ significar dividir a questão do numero 4 depois ser estamos tirado a media logicamente sera 4referente as quartos bimestre.para montar o algoritimo proposto,faremos tres perguntas :1-quais são os dados de entrada?R são o P1,P2,P3 e P42-Qual será o processamento a ser utilizado?R .N O Procedimento será somar todos os dados de entrada e dividi-lo por 43-Quais serão os dados de saida ?O dado de saida sera a média finalTESTE DA MESA Apos deselvolver seu algoritimo ele deverá ser testado esse teste e chamado de teste de mesa onde ,na proxima semana conversamos melhor,obrigado as primeiros que deram um pontape inicial na parte espero esta ajudando não atrapalhandohenrique guedeskakaroto1500@hotmail.com Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Cerrito 0 Denunciar post Postado Maio 13, 2005 Tô gostando de ver...tá ficando boa a coisa...se continuar nesse ritmo em breve teremos um sub-forum para as aulas...valeu a todos...Marcio Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
henriqueguedes 0 Denunciar post Postado Maio 13, 2005 beleza mano marcio eu iar postar na outra semana ,mas como você e moderador que participativo ,vou me dedicar mas um pouco tempo,pra ajudar os manos e aprender tambem e uma area importante para todo mundo.seguido a sequencia ,que prometirvamos para o teste de mesatoda vez que você desenvolver um algoritimo ele dever ser testado ,esse teste chama se teste de mesa. seria como ver a sequencia que desenvolveu funcionar.por exemplo receita de bolo ,qualquer coisas ,ser eu fiz um manual que ensinar a fazer o bolo eu tenho que criar uma sequerncia de comando para que no final aconteçar o resultado(que e nosso objetivo inicial).retirado a media da turma de logicaser eu disser que P1 e um var(Variavel um numero inteiro)/ e um divisãoser eu colcar em P1,um numero natural automaticamente e depois dividir vou ter um resultado um numero natural.exemplo em banco de dadossuponhamos que um cliente de uma escola pede o seguinte eu quero ser meu aluno tiver uma media 6 ele esta aprovado ,abaixo disso ele esta em recuperação.desenvolver a logicaprograma media escolarvar(PI+P2+P3+P4):REALSE A MEDIA >=6 (aprovado)então escrever aprovadosenão escrever (reprovado)operadores Relacionais>_______maior que<__________menor que>=_____________maior ou igual<=_____________menor ou igual=________________igual<>_______________diferentena proxima semana vamos continuar a nossa conversa falando de operadores ,espero que as participe para uma sequencia logica para o nosso curso de logica ,criticar ,sugestões ou mesmo jogar pedra e aqui mesmoabraços henrique guedeskakaroto1500@hotmail.com Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rick_simmons 0 Denunciar post Postado Maio 14, 2005 pessoal pessoal calma!! hehehe não esqueçam que estamos lidando com iniciantes e eu nem falei em váriaveis ainda hehehe é como mandar um camponês criar um processador mais rápido e eficiente que os atuais hehehe estou adorando a disposição de todos mas não podemos ir jogando conteúdo pelo meio não é? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
henriqueguedes 0 Denunciar post Postado Maio 14, 2005 beleza mano então vamos firmar um acordo justo e legalvocê conhece aquela do marcelo d2 eu me desenvolvo e evoluo com meu filhosou seja você iniciar um parte da logica ,do assunto ,eu vou desenvover um topico ,simplemente para soma um assunto ,isso chama se função de ideias ,então por favor topar criar uma sequencia logica para o curso de logica ,e eu ter apoio com os assunto.ser você topar essa ideia podemos comecar falando sobre um ponto importante que ate agora nos não falamos "porque é importante estudar logica da programação ,quais as vantagens que eu terei ,em relação a quem não conhecer e um assunto para evoluir ,você não achar.entao você postar o assunto ou vou evoluo com você estamos fechando e legal minha proposta .henrique guedes Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rick_simmons 0 Denunciar post Postado Maio 14, 2005 certo que sim, quando eu tive a idéia de começar esse curso, eu pensei em demonstrar passo-a-passo para os iniciantes como se chega aonde nós queremos, a programação de softwares.... mas achei muito boa a sua idéia de fazer uma parte explicando o pq de estudar isso, vantagens e tudo mais... vou fazer uma sequencia d ensino da lógica q eu acredito ser a mais apropriada para os iniciantes e assim q estiver pronta eu posto aqui ou mando por MP para ti, assim poderemos levar em frente essa função. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
henriqueguedes 0 Denunciar post Postado Maio 14, 2005 beleza então mano aguardo retorno pra evoluir o curso de logicavamos aproveitar as ferias wvoluir o cursoto sempre msn e podemos trocar ideias positivashenrique guedes Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rick_simmons 0 Denunciar post Postado Maio 17, 2005 tive uns problemas no trabalho e tava na correria para solucionar os problemas mas agora esta tudo voltando ao normal hehehe mas é o seguinte, a princípio eu pretendo seguir essa ordem:01 - Entender a estrutura de um algoritmo02 - Variáveis, o que são e pra que servem?03 - Português estruturado, primeiro programa usando linguagem de lógica04 - Operadores05 - Estruturas de decisão06 - Estruturas de repetição07 - Vetores08 - Matrizes09 - Registros10 - Procedimentos11 - Funções12 - Arquivos------------------ Nessa parte entramos em estruturas de dados, tem que ser mais estudada antes. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Maio 17, 2005 boa sequencia... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
henriqueguedes 0 Denunciar post Postado Maio 17, 2005 eu desenvolvo ou evoluio ,vamos começarvocê vai falar do topico ,porque estudar logica ,as vantagens ,ou e desenvolvo e você completa em ponto que não encontrei as palavras para atingir nosso objetivo.obrigado por ter enviando uma sequençia logicaabraços henrique guedes Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rick_simmons 0 Denunciar post Postado Maio 18, 2005 como foi tu quem teve a idéia de criar um tópico sobre o pq de estudar lógica então imaginei q fosse tu quem criaria o tópico mas se for da tua vontade eu o faço com todo prazer (sim, eu sou gaúcho hehehe em outro tópico estranharam o meu "tu") http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
henriqueguedes 0 Denunciar post Postado Maio 18, 2005 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif que manero você e que hj postar a primera parte do topico, dentro da sua grade sobre a estrutura do algortimo la para 4 da tarde, sendo se poder seria bastante interessante, você falar sobre as vantagens de estuda logica. como disse o gaucho, amigo meu, gaucho e macho não chupar abelha e sim come a abelha rainha http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif henrique Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
henriqueguedes 0 Denunciar post Postado Maio 18, 2005 beleza Manos Hoje vamos falar um pouco sobre estrutura de algoritimo. Mas antes de seguir a frente e vital que você tenha lido o que um algoritimo. Como deve ter percebido ,trata-se de uma sequencia logíca passo a passo para atingir um objetivo. E percebendo que você e observador deve ter lido sobre Teste de Mesa. Que verificar o seu algoritimo esta correto,ou seja verificar se a sua receita funcionou corretamente. agora sem rodeio. ESTRUTURA DE ALGORITIMO vamos ver uma estrutura (iso e bastante logico) NA estrutura do algoritimo ,precisamos dividir o problema em tres partes onde temos Entrada:São os dados de entrada de algoritimo Processamento:sao os procedimentos utilizados para chegar o resultado Saida: os dados já processado Visualizado melhor Faça um teste com você? Monte um Agenda pessoal. ANALISE A ESTRUTURA Que dados vai entrar ? Ex. Nome,endereço,tel,etc....... Como será o processamento ? Ex.incluir ,excluir ,apagar.etcccc.... Como sera a saida? vou visualizar que na tela ,apenas nome ,tel ,endereço,etc... Essa e a estrutura do seu algoritimo mostre isso a qualquer programador e ele vai montar em qualquer linguagem. Essa semana eu completo mais sobre o assunto ser eu deixei furo poder jogar pedra ,ser possivel falar tambem de Diagrama de bloco(visualização do algoritimo atraves de representação grafica) ESPERO ESTA AJUDANDO ESSE E MEU OBJETIVO ABRAÇOS HENRIQUE GUEDES http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
demondark 0 Denunciar post Postado Maio 18, 2005 é isso ai desde ja agradeço a sua ajuda e sorte ter falado com você oje se n nem saberia doq estava rolando akijo to fazendo esses test ai se falemo po msn fuiestarei em canoas sabada =D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
explore 3 Denunciar post Postado Julho 30, 2005 Esse Algoritimo foi Sow de Bola! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lastlog 0 Denunciar post Postado Setembro 27, 2005 Ae pessoal beleza.Seguinte henriqueguedes você disse q nesse algoritmo p1,p2,p3,p4 são variaveis de entrada certo?tipow p1,p2,p3 são numeros inteiros e p4 eh a divisão desses 3 numeros certo?então p4 não eh variavel de saida?pq é oq vai ser mostrado na tela? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vincous 0 Denunciar post Postado Setembro 30, 2005 Olha estava lendo seu post e nao entendi uma coisa ainda... nao sei pra que serve colocar |<-----isto antes da ordem!! alguem pode me ajudar obrigado http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/bye1.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
maregito 0 Denunciar post Postado Outubro 2, 2005 Poxa!!!To até sem folego, aê de verdade sei um pouco de logica e mexo com fhash e action script, um pouquinho de php, ai quando achei este curso pensei achei a chave da porta para meu avanço com esta liguagem.Bom galera a verdade é que começou bem, mais ai foi despeijada uma mutueira de informação (pra quem vem do nada ou quase nada, como eu!).Aê na boa o que faço?a parada do pneu ou estas outras coisas? :( Me desculpem por qualquer coisa!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites