Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alexandremanowar

Consulta

Recommended Posts

Olá pessoal

Eu quero fazer uma consulta que exiba na tela para mim o último registro da tabela, por exemplo na minha tabela tem os campos: nome,endereco e bairro. Eu quero imprimir na tela o último registro, tentei fazer assim:

Dim nome,endereco,bairroDim cmd As New SqlCommand("Select * from cadastro", sqlcon)cmd.MoveLast......
A partir daí está uma zona, o que eu estou tentando fazer é o seguinte, fazer um select na tabela, mover para o último registro.

Agora é a parte que eu não estou conseguindo fazer quero pegar o valor do campo nome da minha tabela e colocar na variável nome e quero fazer o mesmo com as variáveis endereco e bairro, depois para exibir o valor das variáveis na tela estou fazendo assim:

.....label1.text = nomelabel2.text = enderecolabel3.text = bairro......
Resumindo tudo quero exibir os últimos registros da minha tabela, alguém pode me ajudar nesse código?

Estou precisando de ajuda já tentei várias coisas e nã oconsegui um resultado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

SELECT Top 1 * FROM Tabela ORDER BY codigo DESCusa essa instrução...falows

Compartilhar este post

Link para o post

Cara não entendi. Eu apenas substituo o meu select por esse então o código vai ficar assim:

Dim nome,endereco,bairroDim cmd As New SqlCommand("SELECT Top 1 * FROM cadastro ORDER BY codigo DESC", sqlcon)cmd.MoveLast
E eu ainda não consegui entender como eu coloco o valor dos campos da minha tabela(nome,endereco e bairro) dentro das minhas variáveis

você poderia me explicar? Ainda estou um pouco confuso

Compartilhar este post

Link para o post
Dim nome,endereco,bairroDim cmd As New SqlCommand(SELECT Top 1 * FROM cadastro ORDER BY codigo DESC", sqlcon)Dim dr as SqlDataReaderdr = cmd.ExecuteReader()nome = dr["Nome"].ToString()endereco = dr["Endereco"].ToString()bairro = dr["Bairro"].ToString()

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, então nã opreciso usar um método MoveLast para ir até o final da tabela, vou testar cara, quando eu acabar coloco aqui para o exemplo Quando seria bom eu usar esse comando MoveLast ou MoverFirst?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, DataReader você não consegue navegar entre os registros... somente com DataSet...

Compartilhar este post

Link para o post

Certo entendi, porém ainda fiquei com algumas dúvidas no seguinte, esse select que você me mandou:

Dim cmd As New SqlCommand(SELECT Top 1 * FROM cadastro ORDER BY codigo DESC", sqlcon)
O que faz extamente essa parte Top1 e essa parte DESC.

E qual é lógica que define que nas variáveis vai ficar armazenado exatamente o último registro da tabela, já que no DataReader eu não navego nos registros?

Cara desculpe se estou sendo chato é que quero aprender!

Me dá essa força por favor

Compartilhar este post

Link para o post

TOP 1 faz retornar apenas 1 registro... e o DESC ordena o campo definido antes dele em ordem decrescente...entendeu?é simples... Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.