Clash 0 Denunciar post Postado Junho 25, 2005 Ok, tenho várias dúvidas.1. Eu sei como eu classifico uma variavel global como integer, mas como defino ela globalmente? Ex: var := 38;2. Como eu crio uma função?3. Qual é o 'procedure' pra quando a função é criada?4. Como faço, para por exemplo mudar o texto no botão quando ele colocar o mouse em cima desse botão?5. Como é !=, && e || em Delphi?Obrigado!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Clash 0 Denunciar post Postado Junho 26, 2005 Respostas: 1. var a : Integer = 38; 2. function nome(parametros) : Tipo;{declaração de variáveis}begin{comandos}end;3. Não entendi a pergunta 4. No evento OnMouseMove do botão, você coloca o código Button1.Caption := 'mudança'; 5. != é igual a <> && é igual a AND || é igual a OR Perguntas respondidas, mas aconselho a dar uma olhada no Help do Delphi. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/excl.gif Abraços Thiago. <{POST_SNAPBACK}> Muito obrigado cara! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif Vou dar sim uma olhada no Help do Delphi. Quando abri achei meio confuso, não conseguia achar o search! Me desculpe. 1. Uma nova dúvida e como faço pra ele voltar ao normal depois que ele parar de deixar o mouse em cima? 2. Tem algum comando que faz o delphi esperar tipo 2 segundos? 3. Eu declarei Y.Left := 22 + (fx * 40); Y.Top := 10 + (fy * 48); quando você clicasse num texto, tem como eu fazer que se eu mudasse o fx em qualquer lugar ele automaticamente já mudasse onde o Y estaria na tela, sem ter que redeclarar aquilo? Só declarando por exemplo, fx := 3. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Clash 0 Denunciar post Postado Junho 26, 2005 Com relação a outra pergunta, pelo que entendi: faz uma procedure que mude o valor de fx e refaça Y.Left := 22 + (fx * 40); ficaria assim... procedure set_fx(valor: Integer);{declaração de variáveis}begin Y.Left := 22 + (valor * 40);end;Acho que assim dá certo. Quando quiser chamar a procedure, faça: set_fx(3); Abraços, Thiago. <{POST_SNAPBACK}> Undeclared Identifier: 'Y'.Enquando logo abaixo no procedure TForm1.YClick(Sender: TObject);begin Y.Left := 22 + (fx * 40); Y.Top := 10 + (fy * 48);end;Funciona perfeitamente. Mas eu queria que ele automaticamente já mudasse a posição só digitando fx := 3 em qualquer lugar, não tem como? Pra alguma ação acontecer tem que clicar, dar hover, etc, não tem como ele ficar dando update nas posições o tempo todo? Obrigado! Você tem MSN, AIM ou ICQ? Se não for muito trabalho para você me ajudar direto de um deles... Meu MSN: begeladim@hotmail.com AIM: freezeburnd ICQ: 283718809 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Clash 0 Denunciar post Postado Junho 26, 2005 Passei todos esses problemas, agora to com outro. Eu to querendo uma matriz de retângulos. 5 x 4. Mas tudo que eu consiguo é fazer uma fileira a direita de 5 e embaixo de 4. As diagonais não são prontas... alguma idéia? Blockx é 5 e blocky = 4 for i:=1 to blockx do begin for j:=2 to blocky do begin form1.canvas.Rectangle(48,j*48,81,33 + j*48); end; form1.canvas.Rectangle(8 + i*40,48,41 + i*40,81); end; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Clash 0 Denunciar post Postado Junho 26, 2005 Amigo, isso é um problema de lógica... faz assim ó... for i:=1 to blockx do begin for j:=1 to blocky do begin form1.canvas.Rectangle(8 + i*40,j*48,41 + i*40,33 + j*48); end; end;Thiago. <{POST_SNAPBACK}> Obrigado!Agora tenho outro problema, como faço pro Label sempre ficar a cima desses Retângulos? Como faço para desfazer esse Retângulo? Obrigado! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Izael vieira 0 Denunciar post Postado Julho 4, 2005 1. Eu sei como eu classifico uma variavel global como integer, mas como defino ela globalmente? Ex: var := 38; resposta : declare ela antes do implamentation; var:integer; quando iniciar o applicativo e só usar. 2. Como eu crio uma função? resp. depende do tipo de função 3. Qual é o 'procedure' pra quando a função é criada? resp.função retorna algum valor, procedure não. 4. Como faço, para por exemplo mudar o texto no botão quando ele colocar o mouse em cima desse botão? resp. use o evento onhint do botao 5. Como é !=, && e || em Delphi? resp. não sei. Obrigado!! <{POST_SNAPBACK}> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites