Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Glauber

Alertas sem usar janela!

Recommended Posts

Olá pessoal. Desculpem-me pela dúvida, mas JavaScript nao eh minha praia... estou tentando aprender sozinho, porém devido a urgência gostaria que me ajudassem com essa questão.

Estou fazendo uma validação de campos de formulário, mas optei por exibir as mensagens de outra forma que nao fossem alerts. Para isso criei uma variavel "msg" onde armazeno a mensagem que deve ser exibida posteriormente por document.write(msg) no cabeçalho da página... dependendo do campo que nao foi prenchido corretamente.

Porém, qdo abre a página ja acusa um erro dizendo que o "msg" nao está definido.

Gostaria de contar com o auxílio de vcs que possuem mais experiência e incluive sugestões de outra solução mais fácil e satisfatoria, se for o caso.

valeuss

segue abaixo o código simplificado:

<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Untitled Document</title><script language="JavaScript">    <!--	function validaForm(){  //var msg = ""  //validar nome  d = document.assine;  if (d.nome.value == ""){ 	 alert("O campo " + d.nome.name + " deve ser preenchido!"); 	 msg = "MENSAGEM PARA PRENCHER NOME"; 	 d.nome.focus(); 	 return false;  }  //validar endereco  if (d.endereco.value == ""){ 	 alert("O campo " + d.endereco.name + " deve ser preenchido!"); 	 msg = "MENSAGEM PARA PRENCHER ENDEREÇO"; 	 d.endereco.focus(); 	 return false;  }  return true;	}    // --></script><script language="JavaScript" type="text/JavaScript"><!--function MM_reloadPage(init) {  //reloads the window if Nav4 resized  if (init==true) with (navigator) {if ((appName=="Netscape")&&(parseInt(appVersion)==4)) {    document.MM_pgW=innerWidth; document.MM_pgH=innerHeight; onresize=MM_reloadPage; }}  else if (innerWidth!=document.MM_pgW || innerHeight!=document.MM_pgH) location.reload();}MM_reloadPage(true);//--></script></head><body ><table width="80%" border="1" cellspacing="0" bordercolor="#dddddd" align="center">   <tr><td><font color="#FF0000">!!! <script type="text/javascript">document.write(msg);</script> !!!</font></td></tr></table><form method="post" name="assine" onSubmit="return validaForm()" action="assine_teste.htm"><table width="500" border="1" cellpadding="5" bordercolor="#999999">  <tr><td>Nome:<input name="nome" type="text" size="15" class="campo"  onBlur="return validaForm"></td></tr>  <tr><td>Endereço:<input name="endereco" type="text" size="15" class="campo"></td></tr>  <tr><td>	<table width="80%" border="1" cellpadding="5" cellspacing="0" bordercolor="#dddddd" rules="rows" align="center">       <tr><td width="50%" align="center"><input name="Reset" type="reset" value="Limpar" class="botoes"></td>           <td align="center"><input name="enviar" type="submit" value="Prosseguir" class="botoes"></td></tr>    </table>  </td></tr></table></form></body></html>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tira este comentario e testa//var msg = ""poe assimvar msg = ""

Compartilhar este post

Link para o post

Orra cara, veleu deu certo... era isso mesmo! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Aproveitando a oporunidade, gostaria de saber como faço p desabilidar determinados campos do formulário dependendo da escolha entre dois radio buttons.

Estou a procuraaew do código... mas se alguém que manja puder adiantar, fico muito agradecido!

Valeuss... Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

ok pessoal, mais uma vez obrigado pela ajuda... Mas sempre que quiser desabilitar tenho que informar todos os nomes ou todos os IDs? Nao tem nenhuma forma onde eu possa desabilitar um form inteiro?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.