Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

luizricardo

Coletando dados de um SELECT!!

Recommended Posts

Boa tarde galera, estou tentando fazer um select em duas tabelas num mesmo bd.. onde as mesmas tem o campo cod_setor em comum.. inclusive relacionados.. qndo tento esse select acontece issu aki

mysql> select max(cod_rnc) AS cod_rnc,nome_setor from tb_controle_rnc,tb_setor where cod_setor = 2;ERROR 1052 (23000): Column 'cod_setor' in where clause is ambiguousmysql>

Na tabela 1(tb_controle_rnc) eu preciso pegar a rnc de maior do setor X, e na tb_setor eu preciso pegar o nome do setor relacionado ao setor X .. mas não to conseguindo fazer esse select prele me retornar essas informações.. Alguém dá uma ajuda!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera, estou tentando fazer um select em duas tabelas num mesmo bd.. onde as mesmas tem o campo cod_setor em comum.. inclusive relacionados.. qndo tento esse select acontece issu aki

mysql> select max(cod_rnc) AS cod_rnc,nome_setor from tb_controle_rnc,tb_setor where cod_setor = 2;ERROR 1052 (23000): Column 'cod_setor' in where clause is ambiguousmysql>
Na tabela 1(tb_controle_rnc) eu preciso pegar a rnc de maior do setor X, e na tb_setor eu preciso pegar o nome do setor relacionado ao setor X .. mas não to conseguindo fazer esse select prele me retornar essas informações.. Alguém dá uma ajuda!!

<{POST_SNAPBACK}>

Tente fazer isso...

PHP

[*]

[*]SELECT MAX(COD_RNC) AS MAXIMO FROM TB_CONTROLE_RNC,

[*]TB_SETOR WHERE COD_SETOR = 2

[*]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom amigo, bem que tentei.. mas tive a seguinte resposta..

mysql> SELECT MAX(COD_RNC) AS MAXIMO FROM TB_CONTROLE_RNC, TB_SETOR where cod_setor = 2;ERROR 1052 (23000): Column 'cod_setor' in where clause is ambiguousmysql>

Sendo que o cod_rnc que to procurando na primeira tabela, não tem na tb_setor ..

Compartilhar este post

Link para o post

<{POST_SNAPBACK}>

Tente fazer isso...

PHP

[*]SELECT MAX(COD_RNC) AS MAXIMO FROM TB_CONTROLE_RNC,<br />TB_SETOR WHERE COD_SETOR = 2

<{POST_SNAPBACK}>

Essa é fácil: é só voce "apelidar" as tabelas pro sql poder saber a qual tabela se refere o campo Cod_setor do WHERe

Por ex.:

SELECT MAX(COD_RNC) AS MAXIMO FROM TB_CONTROLE_RNC as Tab1, TB_SETOR as Tab2 where Tab1.cod_setor = 2

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q complikei o eskema tudo meu brother.. vou postar o codigo q fiz e oq pensei q ele faria mas nao to conseguindo fazer..

if($conexao){  $executa = "Select max(cod_rnc) AS cod_rnc from tb_controle_rnc where cod_setor = '.$se1.'";  $con = mysql_db_query($bd,$executa,$conexao);  if($con){    while($rnc = mysql_fetch_array($con)){     $rnc1 = $rnc['cod_rnc'];     $ultima_rnc = $rnc1+1;     $nome = mysql_db_query($bd,"Select * from tb_setor where cod_setor = '.$se1.'",$conexao);     if($nome){       while($rnc2 = mysql_fetch_array($nome)){        $nome1 = $rnc2['nome_setor'];       }     }      }             } else { echo "IMPOSSÍVEL CADASTRAR RNC NO MOMENTO<br>Entre em contato com o administrador do sistema"; }} else {  echo "Houston!! We have a problem!!<br> ".mysql_error()."<br> ";}?>

Onde no primeiro laço while vou pegar o numero da rnc q foi a maior vista na tabela para akele setor.. ja o segundo laço não tah funcionando.. kero q ele peskise na tb_setor pelo cod_setor e me informe o nome do setor.. mas não tu funcionando de jeito ninhum.. Qndo faço a impressão do $ultima_rnc ele me imprime certo o q precisa.. já qndo peço pra imprimir o $nome1 ela não aparece nada.. to colocando num campo text desabillitado(pra nao alterar).. :angry:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom amigo, bem que tentei.. mas tive a seguinte resposta..

mysql> SELECT MAX(COD_RNC) AS MAXIMO FROM TB_CONTROLE_RNC, TB_SETOR where cod_setor = 2;ERROR 1052 (23000): Column 'cod_setor' in where clause is ambiguousmysql>
Sendo que o cod_rnc que to procurando na primeira tabela, não tem na tb_setor ..

<{POST_SNAPBACK}>

so que você esqueceu de colocar um "apelido" que armazenara o MAX so select...

SELECT MAX(COD_RNC) AS MAXIMO FROM TB_CONTROLE_RNC, TB_SETOR where cod_setor = 2;

onde no seu estava assim...

SELECT MAX(COD_RNC) AS ????? FROM TB_CONTROLE_RNC, TB_SETOR where cod_setor = 2;

sinceramente nao sei por que nao deu certo?!?!?!? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

fiz com nome diferente..

O meu problema tá em pegar o nome do setor e imprimir ele..

PHP

[*]

[*]if($conexao){

[*] $executa = "Select max(cod_rnc) AS MAXIMO from tb_controle_rnc where cod_setor = '.$se1.'"// ISSU AKI FUNCIONA BELEZA

[*] $con = mysql_db_query($bd,$executa,$conexao);

[*] if($con){

[*] while($rnc = mysql_fetch_array($con)){

[*]  $rnc1 = $rnc['cod_rnc'];

[*]  $ultima_rnc = $rnc1+1;

[*]  $nome = mysql_db_query($bd,"Select nome_setor from tb_setor where cod_setor = '.$se1.'",$conexao)// AGORA ISSU ACHO Q NAO TA FUNCIONANDO

[*]  if($nome){

[*]  while($rnc2 = mysql_fetch_array($nome)){

[*] $nome1 = $rnc2['nome_setor'];

[*]  }

[*]

[*]  }

[*] }

[*]  } else { echo "IMPOSSÍVEL CADASTRAR RNC NO MOMENTO<br>Entre em contato com o administrador do sistema"; }

[*]} else {

[*] echo "Houston!! We have a problem!!<br> ".mysql_error()."<br> ";

[*]}

[*]?>

O select do maximo tá funcionando beleza.. só q o segunda nao funga nem..

Compartilhar este post

Link para o post

uai Tigger.. tentei na segunda busca.. onde tá em negrito.. mas num obtenho o resultado preu exibir la no meu codigo.. mando ele exibir o conteudo do $nome1 assim oh.. <input type=text name=nome_setor value="<?=$nome1?>" disabled> e talz.. so q nem a pau rapaiz..

PHP

[*]

[*]# if($conexao){

[*]#  $executa = "Select max(cod_rnc) AS MAXIMO from tb_controle_rnc where cod_setor = '.$se1.'"// ISSU AKI FUNCIONA BELEZA

[*]#  $con = mysql_db_query($bd,$executa,$conexao);

[*]#  if($con){

[*]#  while($rnc = mysql_fetch_array($con)){

[*]# $rnc1 = $rnc['cod_rnc'];

[*]# $ultima_rnc = $rnc1+1;

[*]# $nome = mysql_db_query($bd,"Select nome_setor from tb_setor where cod_setor = '.$se1.'",$conexao)//AKI

[*]# if($nome){

[*]# while($rnc2 = mysql_fetch_array($nome)){

[*]#  $nome1 = $rnc2['nome_setor'];

[*]# }

[*]#

[*]# }

[*]#  }

[*]# } else { echo "IMPOSSÍVEL CADASTRAR RNC NO MOMENTO<br>Entre em contato com o administrador do sistema"; }

[*]# } else {

[*]#  echo "Houston!! We have a problem!!<br> ".mysql_error()."<br> ";

[*]# }

[*]# ?>

[*]

Compartilhar este post

Link para o post

Mude:$executa = "Select max(cod_rnc) AS MAXIMO from tb_controle_rnc where cod_setor = '.$se1.'";Para:$executa = "Select max(cod_rnc) AS cod_rnc from tb_controle_rnc where cod_setor = '.$se1.'";

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia galera.. fiz uma parada aqui diferente q não tem nada haver com o bd .. mas funcionou.. Mas agora tenho outra duvida.. La tenho uma index.php q o cara escolhe o setor e mandar preencher a rnc --> Que vai abrir uma pagina com um formulario .. o formulario dpois de preenchido chama a pagina q vai processar as informações.. Então nessa segunda pagina tem um variavel como pode ver no codigo das outras aí.. chamada $ultima_rnc , agora kero q a pagina q vai processar colete esse dado pra poder gravar no bd .. eh enviado pelo metodo GET , mas nao consigo pegar o valor contido nessa $ultima_rnc ..

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.