Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

helana_morais

Como usar as variáveis $_GET e $_POST

Recommended Posts

Pessoal, já andei dando uma lida nos módulos do curso, e apesar de ainda não ter feito nada, tava olhando como fazer uma sessão e uma página de login. E eu por várias vezes nos exemplos vi a utilização das variáveis $_GET e $_POST... eu só ainda não entendi como usá-las, nem muito bem pra quê. :(

Alguém aí pode dar um exemplo, uma explicaçãozinha..? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

$_GET e $_POST sao variaveis passadas entre paginas, com elas você envia e recebe informacoes entre as paginas, por exemplo, usando modo GET:

www.meusite.com.br/pagina.php?variavel=valor

no arquivo pagina.php

você poderia fazer:

<? echo $_GET["variavel"]; ?>

isso iria escrever: valor

geralmente eh mto usado em sites dinamicos, aki no forum mesmo, qdo você entra num post, você v o link:

http://www.imasters.com.br/forum/index.php?showtopic=139867

o numero 139867 eh o ID (idenficador) desse post, e eh a partir desse numero q a pagina pega os dados e mostra aki na tela

o metodo post serve pra mesma coisa, mas pra enviar dados por POST você tem q usar um formulario

o uso de GET ou POST depende mto do kso

o GET eh facil de enviar, mas tem limite de tamanho, ja o POST eh + chato, soh q você pode mandar mto + dados, alem d enviar ateh arquivos.

GET e POST sao + - isso

qq duvida posta ai ;)

Compartilhar este post

Link para o post

exemplo facil... _GET você passa por variavel no endereço como o amigo disse ai em cima (?variavel=akivaria)e POST é mais usado em formularios ... tipo q pra cadastro

Compartilhar este post

Link para o post

Certo... até aí axo q entendi... mas axo q nao tô sabendo usar... olha só:

arquivo login.php

<BODY><P><B>Entre com um nome e uma senha.</B></P><form method="post" action="login1.php"><P><B>Usuário:</B> <input type="text" name="usuario" size="20"></P><P><B>Senha:</B> <input type="password" name="senha" size="20"></P><P><input type="submit" value="Enviar"></BODY>

arquivo login1.php

/*Conexão com o Banco de Dados */  $link = mysql_pconnect('localhost', 'root', '')        or die ("Não pude conectar: " . mysql_error());          /*Seleção do Banco de Dados a ser utilizado */  mysql_select_db ('weblog', $link)                  or die ("Nao foi possível selecionar o Banco de Dados my_sql" . mysql_error() );  print ("Banco de Dados selecionado com sucesso!\n");    /*Inserindo valores na tabela */      $insere1 = "INSERT INTO login (usuario,senha) VALUES ('$usuario','$senha')";  mysql_query ($insere1, $link)              or die ("Nao foi possível inserir os valores: " . mysql_error());
O que eu tô kerendo fazer é digitar o nome do usuário e a senha e na outra página inserir esses valores no banco do dados... Eu pensei que do jeito q eu tava fazendo aí acima daria certo, mas já vi que não. Então vi o pesoal utilizando $_GET e $_POST.

Então no caso, pra eu utilizar as variaveis que eu passei no formulário eu teria que usar as seguintes linhas de código antes de fazer a inserção no banco de dados???

$usuario = $_POST["usuario"];$senha = $_POST["senha"];$insere1 = "INSERT INTO login (usuario,senha) VALUES ('$usuario','$senha')";  mysql_query ($insere1, $link)              or die ("Nao foi possível inserir os valores: " . mysql_error());
Enfim.. isso daí tá certo?? O que tá errado?

Compartilhar este post

Link para o post

Exemplo mais teorico

Considerando o seguinte exemplo html:

<html>
<body>

<form method="get">
<input name="campo1" type="hidden" value="valor1" />
<input name="campo2" type="hidden" value="valor2" />
<input type="submit" />
</form>

<form method="post">
<input name="campo1" type="hidden" value="valor1" />
<input name="campo2" type="hidden" value="valor2" />
<input type="submit" />
</form>

</body>
</html>

ao clicar no primeiro submit, que é GET, o seguinte cabecalho HTTP é enviado pro servidor:

GET /exemplo.php?campo1=valor1&campo2=valor2 HTTP/1.1

Vale a pena lembrar que esse e EXATAMENTE o mesmo comando que ele envia caso você digite a URL (http://site/exemplo.php) no browser.

Ao clicar no segundo botão, o seguinte header é enviado para o servidor:

POST /exemplo.php HTTP/1.1
Content-Type: application/x-www-form-urlencoded
Content-Length: 27
campo1=valor1&campo2=valor2

Perceba que tanto em um quanto o outro, os dados são enviados em forma "url-encoded".

No caso do POST, os dados podem ser geralmente em multipart/form-data ou x-www-form-urlencoded

POST e GET são métodos do HTTP (RFC2616 - HTTP).

Compartilhar este post

Link para o post

bom, c você habilitar Global Vars (no arquivo php.ini) você n precisa fazer:$usuario = $_POST["usuario"];mas isso n eh recomendado, pois gera uma serie de problemas seguranca, entao usa mesmo o $_POST e $_GETo seu codigo ta aparentemente certo, eh soh colocar as variaveis por post mesmo (como você fez no 2 exemplo) q fica td certoc ainda tiver dando erro, dix aki o erro q ta dando pra gente poder ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

Deu certo pessoal. =]Uma besteira que não dá nem pra falar. heheDpois vou faezr a verificação da senha com o usuário, qquer duvida eu posto aki.Brigadão todo mundo pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.