Diego360 0 Denunciar post Postado Setembro 15, 2003 Amigos, tenho um banco de dados chamado luz-mg e a tabela chamada muralmensagens Quero mostrar o último dado que foi gravado na tabela. Como eu faço isso com o php? Por favor, sou iniciante em php/mysql, se possível me mandem o código completo e uma pequena explicação. Muito obrigado amigos [ ]'s Diego360 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
raphaeltsr 0 Denunciar post Postado Setembro 15, 2003 kra isso é bem simples....vou postar um código que organiza pelo id dos campos... <?mysql_connect("host", "usuario", "password");mysql_select_db("luz-mg");$q = mysql_query("SELECT * FROM muralmensagens ORDER BY id DESC LIMIT 0,1");$res = mysql_fetch_assoc($q);//Suas variaveis serão: $res[campo]?> se alguém se disponibilizar a explicar meu codigo beleza, é pq tô sem tempo...tenho aula amanhã as 7 e tenho q ir dormir... :blink: 100+ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Diego360 0 Denunciar post Postado Setembro 15, 2003 Amigo, muito bom! Funcionou! Como faço para colocar mais campos? Como de e para [ ]'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ZehOliveira 0 Denunciar post Postado Setembro 15, 2003 Usando * a pesquisa irá retornar todos os campos da tabela. No início pode se tornar mais fácil, mas essa prática é altamente desrecomendada pois vai consumir recursos gratuitamente! Você pode (e deve) especificar os campos da consulta da seguinte maneira: "Select Campo1, Campo2, ..., CampoN From Tabela ..." Entendeu? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Setembro 15, 2003 pode usar esse tb: mysql_insert_id() Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ZehOliveira 0 Denunciar post Postado Setembro 15, 2003 O escopo da mysql_inserted_id() é apenas o tempo de execução em que o registro foi inserido. Então só serve se você quiser buscar o registro que acabou de ser inserido! Se o alvo é o último registro da tabela..um select com limit 1 é suficiente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
raphaeltsr 0 Denunciar post Postado Setembro 15, 2003 Usando * a pesquisa irá retornar todos os campos da tabela. No início pode se tornar mais fácil, mas essa prática é altamente desrecomendada pois vai consumir recursos gratuitamente! Você pode (e deve) especificar os campos da consulta da seguinte maneira: "Select Campo1, Campo2, ..., CampoN From Tabela ..." Entendeu? vlw Zeh, tbm não sabia disso... :D 100+ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Setembro 15, 2003 tem o MAX também:SELECT MAX(id) AS ultimo_id ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ZehOliveira 0 Denunciar post Postado Setembro 15, 2003 tem o MAX também:SELECT MAX(id) AS ultimo_id ... Mas nesse caso seriam duas consultas ao banco de dados... não é? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites