mococac++ 0 Denunciar post Postado Agosto 18, 2005 e ai rapaziada, beleza...tenho a versão 4.9.9.2 do dev-c++, gostaria de saber se já tá incluso as bibliotecas openGL, poiscomo lido a versão 4.9.8 e superiores já vem incluso a biblioteca...é pq fui rodar um exemplo e deu varios erros...segue o codigo:/* Exemplo1.c - Marcionílio Barbosa Sobrinho* Programa simples que apresenta o desenho de um quadrado* Objetivo : Demonstrar funções de gerenciamento de* janelas e funções de callback* Referência do Código: OpenGL Programming Guide - RedBook*/#include <windows.h>#include <GL/gl.h>#include <GL/glut.h≶void display(void){/* Limpa o Buffer de Pixels */glClear (GL_COLOR_BUFFER_BIT);// Define a cor padrão como brancoglColor3f (1.0, 1.0, 1.0);/* desenha um simples retângulo com as coordenadas* (0.25, 0.25, 0.0) and (0.75, 0.75, 0.0)*/glBegin(GL_POLYGON);glVertex3f (0.25, 0.25, 0.0);glVertex3f (0.75, 0.25, 0.0);glVertex3f (0.75, 0.75, 0.0);glVertex3f (0.25, 0.75, 0.0);glEnd();/* Inicia o processo de desenho através dosdados bufferizados*/glFlush ();}void init (void){/* Seleciona a cor de fundo para limpeza da tela */glClearColor (0.0, 0.0, 0.0, 0.0);/* inicializa os valores de visualização */glMatrixMode(GL_PROJECTION);/* Faz com que a matriz corrente seja inicializadacom a matriz identidade (nenhuma transformação é acumulada)*/glLoadIdentity();glOrtho(0.0, 1.0, 0.0, 1.0, -1.0, 1.0);}/*Cria a janela*/int main(int argc, char** argv){/*Estabelece o modo de exibição a ser utilizado pelajanela a ser criada neste caso utiliza-se de um buffersimples, ou seja, a apresentação será imediata à execuçãoDefine o modo de cores como RGBA*/glutInitDisplayMode (GLUT_SINGLE | GLUT_RGB);/*Determina o tamanho em pixels dajanela a ser criada*/glutInitWindowSize (250, 250);/*Estabelece a posição inicial para criação dajanela*/glutInitWindowPosition (100, 100);/*Cria uma janela com base nos parâmetros especificadosnas funções glutInitWindowSize e glutInitWindowPositioncom o nome de título especificado em seu argumento*/glutCreateWindow ("Exemplo 1");/*Especifica os parâmetros inicias para as variáveisde estado do OpenGL*/init ();// Associa a função display como uma função de callbackglutDisplayFunc(display);/*Inicia a execução do programa OpenGL.O programa irá executar num loop infinito devendoo desenvolvedor especificar as condições de saída do mesmoatravés de interrupções no próprio programa ou atravésde comandos de mouse ou teclado como funções de callback*/glutMainLoop();return 0;}os erros é sobre a inclusão do glut.....se puderem me ajudar agradeço....valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
nordi 1 Denunciar post Postado Agosto 18, 2005 cara nunca trabalhei um esta biblioteca no Dev C ... você ja testou rodar esta aplicação em outra IDE ... faz isso e me da um toque ... (nordi.rodrigo@ig.com.br) At+ http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Miriam A S C 0 Denunciar post Postado Setembro 7, 2005 Oi, Marcionílio! Tente usar a versão 4.0 e inclua as bibliotecas gl/glu/glut. Se você não as tiver, no site do www.retondaro.pro.br na parte de computação gráfica no primeiro tutorial vem explicando, inclusive tem um exemplo do exercício do quadrado. Miriam e ai rapaziada, beleza...tenho a versão 4.9.9.2 do dev-c++, gostaria de saber se já tá incluso as bibliotecas openGL, pois como lido a versão 4.9.8 e superiores já vem incluso a biblioteca... é pq fui rodar um exemplo e deu varios erros...segue o codigo: /* Exemplo1.c - Marcionílio Barbosa Sobrinho * Programa simples que apresenta o desenho de um quadrado * Objetivo : Demonstrar funções de gerenciamento de * janelas e funções de callback * Referência do Código: OpenGL Programming Guide - RedBook */ #include <windows.h> #include <GL/gl.h> #include <GL/glut.h≶ void display(void) { /* Limpa o Buffer de Pixels */ glClear (GL_COLOR_BUFFER_BIT); // Define a cor padrão como branco glColor3f (1.0, 1.0, 1.0); /* desenha um simples retângulo com as coordenadas * (0.25, 0.25, 0.0) and (0.75, 0.75, 0.0) */ glBegin(GL_POLYGON); glVertex3f (0.25, 0.25, 0.0); glVertex3f (0.75, 0.25, 0.0); glVertex3f (0.75, 0.75, 0.0); glVertex3f (0.25, 0.75, 0.0); glEnd(); /* Inicia o processo de desenho através dos dados bufferizados */ glFlush (); } void init (void) { /* Seleciona a cor de fundo para limpeza da tela */ glClearColor (0.0, 0.0, 0.0, 0.0); /* inicializa os valores de visualização */ glMatrixMode(GL_PROJECTION); /* Faz com que a matriz corrente seja inicializada com a matriz identidade (nenhuma transformação é acumulada) */ glLoadIdentity(); glOrtho(0.0, 1.0, 0.0, 1.0, -1.0, 1.0); } /* Cria a janela */ int main(int argc, char** argv) { /* Estabelece o modo de exibição a ser utilizado pela janela a ser criada neste caso utiliza-se de um buffer simples, ou seja, a apresentação será imediata à execução Define o modo de cores como RGBA */ glutInitDisplayMode (GLUT_SINGLE | GLUT_RGB); /* Determina o tamanho em pixels da janela a ser criada */ glutInitWindowSize (250, 250); /* Estabelece a posição inicial para criação da janela */ glutInitWindowPosition (100, 100); /* Cria uma janela com base nos parâmetros especificados nas funções glutInitWindowSize e glutInitWindowPosition com o nome de título especificado em seu argumento */ glutCreateWindow ("Exemplo 1"); /* Especifica os parâmetros inicias para as variáveis de estado do OpenGL */ init (); // Associa a função display como uma função de callback glutDisplayFunc(display); /* Inicia a execução do programa OpenGL. O programa irá executar num loop infinito devendo o desenvolvedor especificar as condições de saída do mesmo através de interrupções no próprio programa ou através de comandos de mouse ou teclado como funções de callback */ glutMainLoop(); return 0; } os erros é sobre a inclusão do glut..... se puderem me ajudar agradeço.... valeu <{POST_SNAPBACK}> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites