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mococac++

dev-c++ openGL ??

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e ai rapaziada, beleza...tenho a versão 4.9.9.2 do dev-c++, gostaria de saber se já tá incluso as bibliotecas openGL, poiscomo lido a versão 4.9.8 e superiores já vem incluso a biblioteca...é pq fui rodar um exemplo e deu varios erros...segue o codigo:/* Exemplo1.c - Marcionílio Barbosa Sobrinho* Programa simples que apresenta o desenho de um quadrado* Objetivo : Demonstrar funções de gerenciamento de* janelas e funções de callback* Referência do Código: OpenGL Programming Guide - RedBook*/#include <windows.h>#include <GL/gl.h>#include <GL/glut.h&lg;void display(void){/* Limpa o Buffer de Pixels */glClear (GL_COLOR_BUFFER_BIT);// Define a cor padrão como brancoglColor3f (1.0, 1.0, 1.0);/* desenha um simples retângulo com as coordenadas* (0.25, 0.25, 0.0) and (0.75, 0.75, 0.0)*/glBegin(GL_POLYGON);glVertex3f (0.25, 0.25, 0.0);glVertex3f (0.75, 0.25, 0.0);glVertex3f (0.75, 0.75, 0.0);glVertex3f (0.25, 0.75, 0.0);glEnd();/* Inicia o processo de desenho através dosdados bufferizados*/glFlush ();}void init (void){/* Seleciona a cor de fundo para limpeza da tela */glClearColor (0.0, 0.0, 0.0, 0.0);/* inicializa os valores de visualização */glMatrixMode(GL_PROJECTION);/* Faz com que a matriz corrente seja inicializadacom a matriz identidade (nenhuma transformação é acumulada)*/glLoadIdentity();glOrtho(0.0, 1.0, 0.0, 1.0, -1.0, 1.0);}/*Cria a janela*/int main(int argc, char** argv){/*Estabelece o modo de exibição a ser utilizado pelajanela a ser criada neste caso utiliza-se de um buffersimples, ou seja, a apresentação será imediata à execuçãoDefine o modo de cores como RGBA*/glutInitDisplayMode (GLUT_SINGLE | GLUT_RGB);/*Determina o tamanho em pixels dajanela a ser criada*/glutInitWindowSize (250, 250);/*Estabelece a posição inicial para criação dajanela*/glutInitWindowPosition (100, 100);/*Cria uma janela com base nos parâmetros especificadosnas funções glutInitWindowSize e glutInitWindowPositioncom o nome de título especificado em seu argumento*/glutCreateWindow ("Exemplo 1");/*Especifica os parâmetros inicias para as variáveisde estado do OpenGL*/init ();// Associa a função display como uma função de callbackglutDisplayFunc(display);/*Inicia a execução do programa OpenGL.O programa irá executar num loop infinito devendoo desenvolvedor especificar as condições de saída do mesmoatravés de interrupções no próprio programa ou atravésde comandos de mouse ou teclado como funções de callback*/glutMainLoop();return 0;}os erros é sobre a inclusão do glut.....se puderem me ajudar agradeço....valeu

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Oi, Marcionílio!

Tente usar a versão 4.0 e inclua as bibliotecas gl/glu/glut.

Se você não as tiver, no site do www.retondaro.pro.br na parte de computação gráfica no primeiro tutorial vem explicando, inclusive tem um exemplo do exercício do quadrado.

 

Miriam

 

 

e ai rapaziada, beleza...tenho a versão 4.9.9.2 do dev-c++, gostaria de saber se já tá incluso as bibliotecas openGL, pois

como lido a versão 4.9.8 e superiores já vem incluso a biblioteca...

é pq fui rodar um exemplo e deu varios erros...segue o codigo:

 

/* Exemplo1.c - Marcionílio Barbosa Sobrinho

* Programa simples que apresenta o desenho de um quadrado

* Objetivo : Demonstrar funções de gerenciamento de

* janelas e funções de callback

* Referência do Código: OpenGL Programming Guide - RedBook

*/

 

#include <windows.h>

#include <GL/gl.h>

#include <GL/glut.h&lg;

 

void display(void)

{

/* Limpa o Buffer de Pixels */

glClear (GL_COLOR_BUFFER_BIT);

 

// Define a cor padrão como branco

glColor3f (1.0, 1.0, 1.0);

 

/* desenha um simples retângulo com as coordenadas

* (0.25, 0.25, 0.0) and (0.75, 0.75, 0.0)

*/

 

glBegin(GL_POLYGON);

glVertex3f (0.25, 0.25, 0.0);

glVertex3f (0.75, 0.25, 0.0);

glVertex3f (0.75, 0.75, 0.0);

glVertex3f (0.25, 0.75, 0.0);

glEnd();

 

/* Inicia o processo de desenho através dos

dados bufferizados

*/

glFlush ();

}

 

void init (void)

{

/* Seleciona a cor de fundo para limpeza da tela */

glClearColor (0.0, 0.0, 0.0, 0.0);

 

/* inicializa os valores de visualização */

glMatrixMode(GL_PROJECTION);

 

/* Faz com que a matriz corrente seja inicializada

com a matriz identidade (nenhuma transformação é acumulada)

*/

glLoadIdentity();

glOrtho(0.0, 1.0, 0.0, 1.0, -1.0, 1.0);

}

 

 

/*

Cria a janela

*/

int main(int argc, char** argv)

{

 

/*

Estabelece o modo de exibição a ser utilizado pela

janela a ser criada neste caso utiliza-se de um buffer

simples, ou seja, a apresentação será imediata à execução

Define o modo de cores como RGBA

*/

glutInitDisplayMode (GLUT_SINGLE | GLUT_RGB);

 

/*

Determina o tamanho em pixels da

janela a ser criada

*/

glutInitWindowSize (250, 250);

 

/*

Estabelece a posição inicial para criação da

janela

*/

glutInitWindowPosition (100, 100);

 

/*

Cria uma janela com base nos parâmetros especificados

nas funções glutInitWindowSize e glutInitWindowPosition

com o nome de título especificado em seu argumento

*/

glutCreateWindow ("Exemplo 1");

 

/*

Especifica os parâmetros inicias para as variáveis

de estado do OpenGL

*/

init ();

 

// Associa a função display como uma função de callback

glutDisplayFunc(display);

 

/*

Inicia a execução do programa OpenGL.

O programa irá executar num loop infinito devendo

o desenvolvedor especificar as condições de saída do mesmo

através de interrupções no próprio programa ou através

de comandos de mouse ou teclado como funções de callback

*/

glutMainLoop();

return 0;

}

 

os erros é sobre a inclusão do glut.....

se puderem me ajudar agradeço....

 

valeu

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