Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ozzyvegeta

Transformando data...

Recommended Posts

olá....gostaria de saber se existe alguma função no php q formata um formato de data em um formato de minha preferencia... por exemplo:

echo formatar_date("22/12/1986", "Y:M:D");
ai a função retorna:

1986/12/22;

deu pra saca +ou- uq eu preçiso??eu necessito disto pois o mysql só reconhece data no formato ANO/MES/DIA...caso naum exista essa função desse tipo no php existe entuam alguma forma no mysql que diga que o formato da data deve ser de uma forma fixa? tipo, na ora de criar o campo eu diria qual será o formato de cadastro: ex:
create date(   campoDATe date format('D:M:Y'))
OBS:: OS EXEMPLOS USADOS NÃO FAZEM PARTE DA SINTAXE DO MYSQL, SOMENTE USO COMO FORMA DE REPRESENTAR MINHA DUVIDA...valew aee....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for no php que você quer mudar, usa algo do tipo:

PHP

[*]

[*]function Data_Ingles($data){

[*]$nova_data = explode("/",$data);

[*]echo $nova_data[2]."/".$nova_data[1]."/".$nova_data[0];

[*]}

[*]

[*]function Data_Portugues($data){

[*]$nova_data = explode("/",$data);

[*]echo $nova_data[2]."/".$nova_data[1]."/".$nova_data[0];

[*]}

[*]

[*]

[*]Data_Ingles("22/12/1986");

[*]echo "<BR>";

[*]Data_Portugues("1986/12/22");

Compartilhar este post

Link para o post

fala aee...bom, eu não achei uq queria, por isso eu tive q faze a função na mão...bom, eu achei q fico interessante e resolvi posta ae pra ajuda alguem q no future possa preçisa.....valew...

function is_date($day, $month, $year) {  if (!$day || !is_numeric($day) || $day>31 || $day<=0 || strlen($day)>2) {  	return 1; //retorna 1 = dia invalido  }  if (!$month || !is_numeric($month) || $month>12 || $month<=0 || strlen($month)>2) {  	  	return 2; //retorna 2 = mes invalido	  }   if (!$year || !is_numeric($year) || strlen($year)>4 || strlen($year)<=1 || strlen($year)==3) {  	  	return 3;	//retorna 3 = ano invalido  }  if ($month==2 && $day>29) {  	return 4;  	//retorna 4 = data invalida, fevereiro só tem até 29 dias	  }  return true;  	}function format_date($date_order='d:m:y', $date, $date_order_return='d:m:y') {  $str_split = "[/:.-]";    $array_date_order = split($str_split, $date_order, strlen($date_order));  $array_date = split($str_split, $date);  for ($iOrder=0; $iOrder<count($array_date_order); $iOrder++){    switch($array_date_order[$iOrder]) {    case 'd':    	$day = $array_date[$iOrder];    	break;    case 'm':    	$month = $array_date[$iOrder];    	break;    case 'y':    	$year = $array_date[$iOrder];    	break;    default:    	    	return false;  	}	  }  if (is_date($day, $month, $year)===true) {	  	$str_date = str_replace('d',$day, $date_order_return);  	$str_date = str_replace('m',$month, $str_date);  	$str_date = str_replace('y',$year, $str_date);  }  else {  	return false;  }  return $str_date;	}
eu criei essa função format_data(); onde você passa por parametro qual a ordem da data, a data a ser formatada e a ordem de retorno...ex:
echo format_data("y:m:d", "2005/08/25", "d:m:y")
vai retornar:

25/08/2005

...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.