Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thiagoyglesias

de conceito

Recommended Posts

Fala velhão...

Po, PK e unique ainda tem uma relação....

Mas SP e Trigger são coisas diferentes...

 

PK = É a chave primária (declarada) da tabela, se você vai fazer joins com outras tabelas, por exemplo, esse campo que será usado. (Ex.: cod_mercadoria - PK da tabela Mercadorias)

Unique = É a tb chamada de chave candidata, ela assim como a PK não se repete na tabela mas não é usada como FK em outras tabelas, até onde entendo ela é só uma restrição (Ex.: CPF - Unique na tabela Clientes).

 

 

Store Procedure - Quando você tem uma ou um conjunto funções e vai precisar usa-las mais de uma vez dentro do contexto do negócio. Pra evitar de codificar o mesmo código em diferentes partes do sistema cria-se um SP. Já usei em certas situações em que tinha que usar muitas condições, mas não sei se é o mais indicado, acho que foi por despreparo meu mesmo.... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

 

Trigger - É uma ação que é dispara sempre que acontece alguma alteração em uma tabela, ai você defini no código o que será feito...pode até haver uma chamada de SP ao ser acionada uma trigger por exemplo. Pode ser usada no update, delete, insert (acho que só né....rsrs).

 

 

Bom....eu acho que expliquei mal pra caramba, mas se não entender alguma coisa ai é só falar....

Acho que deve existir explicações mais ténicas, eu tentei explicar na prática.... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

 

Abração cara...e bons estudos ai! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Rafael.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então resumindo ... será que eu entendi direito... SP= seriam rotinas que você usaria vai digamos com frequência, e o triggers é acionada apenas em casos especificos, tipo se é feminino faça isso.. senão isso...E sobre pk e unique ... veja bem será que entendi.. unique poderiamos dizer que é mais uma forma de garantir a não replicação de dados, porém como só pode haver uma pk então é necessário a utilização da restrição unique... ????Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma unique é usado quando queremos que outra coluna que não a pk seja única.

 

O exemplo do CPF é bom a chave da tabela pode ser o nº da conta,cod. cliente etc, mas queremos que só exista um CPF por cliente o indice unico é ideal para isto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então resumindo ... será que eu entendi direito... SP= seriam rotinas que você usaria vai digamos com frequência, e o triggers é acionada apenas em casos especificos, tipo se é feminino faça isso.. senão isso...

 

E sobre pk e unique ... veja bem será que entendi.. unique poderiamos dizer que é mais uma forma de garantir a não replicação de dados, porém como só pode haver uma pk então é necessário a utilização da restrição unique... ????

 

 

Valeu

<{POST_SNAPBACK}>

SP é isso mesmo cara.

Triggers são acionadas em momentos de INSERT, UPDATE E DELETE, você pode fazer verificação de F ou M, mas isso você faz dentro da trigger.

 

Acho que o restante está ok...

O que o Motta disse ai ta correto!

 

Abraços...

Rafael.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Careca, falando de Brasilia , será o Marcos Valerio ??!!

 

Desculpe , Rafael, não resisti a piada ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso aí pessoal. Uma PK nada mais é que um UNIQUE INDEX para a tabela, porém, caso sua tabela tenha um PK para relacionamento e exista outra coluna que os valores não podem ser repetidos, utilize o UNIQUE. Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Careca, falando de Brasilia , será o Marcos Valerio ??!!

 

Desculpe , Rafael, não resisti a piada ...

<{POST_SNAPBACK}>

hahahahahahahahahaha.....puts....nem tinha lido isso!!!!

Minha participação no mensalão é mínima...fui ignorado pela CPI....rs

Estranho....você não é a primeira pessoa a me associar com o Marcos Valério....ainda não entendi o pq!!!!! :rolleyes:

 

Mas eu sou carioca cara, a foto é montagem....nem lá estive....!!!!

 

Ganho mal, trabalho muito e ainda tenho alguns cabelos....portanto, a última coisa que poderia ser é político...rs

 

Grande abraço....fica com Deus... :D

Rafael.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.