Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Som do teclado pode revelar senhas

Recommended Posts

Pelo que se percebe o uso seria para casos específico (Pelo menos por enquanto) já que se teria que haver o "treinamento" do software antes, ou seja ter acesso ao teclado por tempo suficiente para as repetições no "treino". Interferencias externas com certeza atrapalhariam a precisão do equipamento, se um som alto demais interfere até no ato de pensar imagine num software que está tentando captar sons de teclar. E não estamos falando só dos sons audíveis e sim de ruidos que muitas vezes não conseguimos identificar como algo interpretável.

 

Só para exclarecer e ajudar a entender um pouco do funcionamento, os softwares de reconhecimento de voz funcionam por treinamento, onde o usuário deve gravar padrões pré-determinados para que o soft possa "traduzir" os sons emitidos (palavras faladas) em texto (palavras escritas).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

outra coisa o Teclado musical tem teclas iguais mas ele é eletronico e foi construido para sair som e cada posição da tecla emite uma frequencia diferente para sair os sons, ja um teclado de PC pode ter teclas iguais mas ele nao foi feito para produzir sons e nem tem dentro dele um sistema que faça isso

 

agora só completando sobre essa materia:

 

De acordo com o cientista, a camada de borracha que quase todos os teclados possuem emite um som único a cada tecla pressionada, que pode ser decriptografada pelo software.

 

A mesma tecla precisa ser "ouvida" cerca de 30 vezes para que o software possa identificá-la corretamente, mas o programa pode ser "treinado" de modo a identificar os sons das mesmas marcas e modelos de teclados. Durante sua pesquisa, Asonov garante ter conseguido uma taxa de sucesso de até 80%.

 

O pesquisador afirma ainda que seria possível identificar apenas algumas teclas e extrapolar os resultados com algoritmos de análise acústica. Também não é preciso que a qualidade do som seja boa para que o sistema consiga identificar corretamente o que é digitado: é possível decifrar teclas a partir de sons captados por um celular.

 

http://tecnologia.unimonte.br/leitura.asp?tipo=&id=659

 

como vcs podem ver ele precisa ser treinado e afinado, e o resto é chute mesmo ele usa a força bruta pra tentar acertar o resto

 

agora duvido o cara sem saber qual teclado eu uso e sem ele poder ter acesso ao mesmo, entao nao tem como ele calibrar o tal aparelho, por isso acho que isso nao é tecnologia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É como disse, o bichinho precisa ser treinado em determinado teclado para poder tentar decifrar algo.

agora duvido o cara sem saber qual teclado eu uso e sem ele poder ter acesso ao mesmo, entao nao tem como ele calibrar o tal aparelho, por isso acho que isso nao é tecnologia

Fábio, não seria tão impossível, utilizando algumas técnicas de espionagem industrial poderiam colocar um microfone em sua sala (ou em algum lugar que seja possível captar o som da digitação) e fazer uma gravação. Posteriormente alguém (pessoal da manutenção ou uma mina muito boa) verifica qual marca/modelo de seu teclado e seleciona numa base de dados pré-configurada a "afinação" de sua marca/modelo e Voi-lá: já tem uma base para poder tentar a "reconstrução" do texto.

 

Esse brute-Force seria usado para tentar preencher alguns espaços e já até é usado em alguns softs, como o Word lhe apresentando uma data completa ao você só digitar o numero do dia de hoje.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa ai ja concordo se entrar alguem desconhecido na minha casa ou trabalho para implantar o micofone ate da pra usar essa tecnologia, mas se o espiao conseguir entrar no seu ambiente é melhor mesmo ele implantar logo um keylogger muito mais eficiente = )

 

sobre a "mina muito boa" ela nem precisa de programas de espionagem só pedir pra mim que eu passo todas as senhas pra ela :love:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada:

 

 

21/09/2005 - 16h24

 

Som do teclado do computador revela informações digitadas

 

da Folha Online

 

Como se já não bastassem os programas maliciosos que roubam informações digitadas no computador, os teclados podem contribuir de outras formas com piratas virtuais.

 

Essas pessoas mal-intencionadas podem, por exemplo, saber o que foi digitado ao identificar o barulho emitido por cada tecla --algo perfeitamente possível, segundo um estudo da Universidade da Califórnia.

 

A "tradução" dos sons, feita por um programa de computador, apresentou 96% de precisão ao identificar os caracteres.

 

"Os especialistas em segurança devem ficar atentos em relação a essa forma de espionagem acústica", afirmou Doug Tygar, professor de ciência da computação e responsável pelo estudo.

 

Como parte da pesquisa, o grupo gravou os sons de digitação emitidos por diversos usuários. Esses ruídos foram então transferidos para um computador, que identificou as diferenças de barulho apresentadas por cada tecla.

 

Nos primeiros testes, a precisão na identificação foi de 60% para caracteres e 20% para palavras inteiras. Depois de alguns ajustes, os pesquisadores conseguiram chegar aos 96% e 88%, respectivamente.

 

"Se nós conseguimos atingir esse resultado, é possível que outras pessoas, com intenções menos nobres, façam o mesmo", disse Tygar.

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informa...124u19008.shtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.