Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Escritores processam o Google

Recommended Posts

Escritores processam o Google

 

Entidade americana, que congrega mais de oito mil escritores, acusa o sistema de buscas de publicar em seu site conteúdo de livros que não foram licenciados para uso comercial.

 

São Paulo - A Author´s Guild Inc, organização sem fins lucrativos, que congrega mais de oito mil escritores, entrou na Corte de Manhattan, em Nova York, com uma ação contra o Google, acusando-o de violação de direitos autorais.

 

De acordo a Associated Press, a Author´s Guild alega que o contédudo de livros colocados pelo sistema de buscas em seu site, por conta do projeto Google Print, apesar de serem oferecidos por bibliotecas públicas e de universidades, não foram licenciados para uso comercial.

 

“Estamos pedindo à Justiça que impeça o Google de copiar as obras, antes que os autores sofram danos irreparáveis”, diz a entidade.

 

Em resposta, o Google soltou uma nota afirmando que não burla a lei porque publica apenas trechos das obras. O comunicado diz também que “autores e editoras, se quiserem, podem excluir seus livros do Google Print”.

 

”É uma pena que esse grupo tente barrar uma iniciativa que tornará os livros e informações mais acessíveis ao mundo”, acrescenta o Google.

 

João Magalhães

 

Fonte: http://www.estadao.com.br/tecnologia/inter...5/set/21/90.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

21/09/2005 - 11h21

 

Autores processam Google por violação de direitos autorais

 

da Folha Online

 

Um grupo formado por cerca de 8.000 autores abriu um processo em Manhattan (EUA) contra o Google por violação dos direitos autorais. O foco da acusação é o Google Print, site que disponibiliza na web trechos de livros disponíveis em bibliotecas e tem causado bastante polêmica nos últimos meses.

 

O Google, dizem, não pode colocar conteúdos na internet sem a devida autorização. "O trabalho dos autores é oferecido em algumas bibliotecas públicas e de universidades, mas não foi liberado para uso comercial", diz o processo do Author's Guild Inc.

 

Os membros do grupo pedem à Justiça que impeça o trabalho do Google antes que os autores "sofram danos irreparáveis ao perder o controle sobre os direitos autorais de suas obras".

 

O Author's Guild, uma organização sem fins lucrativos com sede em Nova York, tem como principal objetivo proteger os interesses de autores em relação a seus direitos autorais.

 

"Ao reproduzir na internet cópias de trabalhos que não são de domínio público, o Google promove um sério processo de violação das leis. A empresa já infringiu, e continua infringindo, os direitos daqueles que criaram as obras", continua o processo.

 

Segundo o documento, o Google sabia (ou deveria saber) que a publicação do conteúdo na web requer a autorização dos autores. "Os criadores dos livros devem decidir se permitem ou não a reprodução digital de suas obras para fins comerciais."

 

Em um comunicado, o a empresa de buscas afirmou que respeita os direitos autorais. "Lamentamos que esse grupo tenha aberto um processo, tentando parar um programa que tornará os livros e informações mais acessíveis para o mundo."

 

Ainda de acordo com a gigante, os autores e editoras podem excluir livros do programa, caso eles não queiram sua publicação no Google Print. Além disso, o Google diz que não burla os direitos autorais, pois coloca apenas "trechos" de livros em seu site.

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informa...124u19003.shtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.