Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Em guerra virtual, Google omite número de páginas

Recommended Posts

27/09/2005 - 11h31

 

Em guerra virtual, Google omite número de páginas pesquisadas

 

da Folha Online

 

O gigante Google afirmou nesta segunda-feira que deixará de divulgar a quantidade de páginas pesquisadas por sua ferramenta. Isso porque na guerra dos buscadores, acredita a empresa, esse tipo de informação deixou de fazer sentido.

 

Apesar do anúncio, a batalha envolvendo números ganhou força no mês passado, quando o Yahoo! disse buscar resultados em 20,8 bilhões de páginas. Esta foi a primeira vez que este site anunciou números relacionados a buscas, até então mantidos em segredo.

 

Quem faz mistério agora é o Google. Executivos da companhia afirmam que seu índice "está maior do que nunca". Segundo a diretora Marissa Mayer, o volume de páginas pesquisadas triplicou e é mil vezes maior do que aquele apresentado quando Larry Page e Sergey Brin criaram a companhia, há sete anos.

 

Segundo a Associated Press, isso significa que o volume de endereços pesquisados varia de 25 bilhões a 65 bilhões.

 

Como a comparação entre números deixou de fazer sentido --os volumes tornara-se, de fato, gigantescos--, Mayer afirma que os internautas devem prestar atenção na relevância dos resultados apresentados. "Encorajamos nossos usuários a fazer testes e descobrir a melhor ferramenta", afirmou.

 

O Yahoo!, que fica atrás do Google no número de usuários, fez coro ao desafio. "Como já dissemos no passado, o importante é que o internauta encontre o que procura. Por isso, convidamos os usuários do Google a fazer buscas no Yahoo!", afirmou a empresa via comunicado.

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informa...124u19034.shtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

 

 

Google anuncia índice com 60 bilhões de páginas

 

A revelação é mais uma espetada no rival Yahoo, que, em agosto, afirmava ser o sistema de buscas mais completo do mundo, com 20,8 bilhões de objetos web catalogados em seu banco de dados, incluindo sites, vídeos e imagens.

 

São Paulo - O Google comemora hoje seu sétimo aniversário, anunciando um recorde: seu índice contém agora cerca de 60 bilhões de documentos, o que significa que ele é mil vez maior que o original e três vezes maior do que o de qualquer outro concorrente.

 

A revelação é mais uma espetada no rival Yahoo, que, em agosto, afirmava ser o mais completo do mundo, com 20,8 bilhões de objetos web catalogados em seu banco de dados, incluindo sites, vídeos e imagens.

 

Os números do Google e Yahoo são significativos e impactantes mas não merecem tanta festa porque, apesar do tamanho do índice ser um fator básico numa pesquisa pela internet, o que pesa mais, na opinião dos especialistas, como Danny Sullivan, responsável pelo site do Search Engine Watch , é a relevância dos resultados apresentados.

 

O Google e o Yahoo sabem disso. Tanto que o Google, ao mesmo tempo em que festeja seu recorde, tira de sua home o termômetro que mostra a elevação periódica de seu índice.

 

“Levamos a sério nosso índice, pois só podemos mostrar aos internautas as páginas que ele guarda, mas estamos cientes de que o mais importante é a qualidade dos resultados que oferecemos”, diz um porta-voz do Google, justificando a medida.

 

João Magalhães

 

Fonte: http://www.estadao.com.br/tecnologia/inter...5/set/27/28.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

 

 

Google aumenta o tamanho do índice de busca

 

Terça-feira, 27 setembro de 2005 - 11:31

 

IDG Now!

 

O Google celebrou na segunda-feira (26/09) o seu sétimo ano de existência e, como comemoração, anunciou que estava aumentando o número de páginas registradas no seu índice de busca.

 

A companhia afirma ainda que, "em termos de páginas não duplicadas, agora é mais do que três vezes maior que qualquer outro mecanismo de busca concorrente".

 

Ao comparar o seu índice com o de outras empresas, entretanto, o Google preferiu não mencionar o número de websites registrados. Anteriormente, o mecanismo anunciava ter acesso a oito bilhões de páginas, em comparação com os 20 bilhões que o Yahoo! informou reunir em agosto.

 

Apesar do impasse quanto à importância do tamanho do índice, o Google afirma que o importante é a relevância das páginas exibidas quando algum internauta realiza suas buscas.

 

Por causa disso, o mecanismo de busca diz que não mais revelará o número de websites de seu índice. O motivo? Segundo o blog do Google, não há uma unanimidade quanto ao método de se comparar os tamanhos dos índices entre as empresas, bem como qual o real significado dessa competição.

 

"Parabenizamos o Google por não divulgar mais o número de páginas de seu índice, e por reconhecer que esse é um número sem significado", disse o Yahoo! em um comunicado oficial. "E convidamos os usuários do Google a comparar os seus resultados com a busca do Yahoo!".

 

Em um teste aleatório do IDG Now!, com o nome de um dos jornalistas da redação, o Google retornou 322 resultados, enquanto o MSN e o Yahoo! apresentaram 87 e 79 resultados, respectivamente.

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/Intern...annelID=2000012

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

 

 

Terça, 27 de setembro de 2005, 12h09 Atualizada às 13h27

 

Google triplica número de páginas indexadas

 

O Google anunciou que está triplicando o número de páginas Web que seu sistema de buscas consegue varrer, tentando superar o rival Yahoo. A empresa divulgou também que não mais anunciará publicamente o número de páginas Web disponíveis para qualquer resultado de busca - suspendendo aquilo que os analistas consideram ter se tornado uma competição insignificante quanto a tamanho.

Em lugar de se concentrar nos milhões de páginas que um mecanismo de busca abrangente pode gerar levar ao usuário, o Google está pedindo aos seus visitantes que comparem as buscas realizadas em seu sistema às feitas com o Yahoo em termos de relevância de resultados. "Acreditamos ter um índice três vezes maior (sem contar as páginas duplicadas)", disse Marissa Mayer, diretora de produtos de consumo na Web do Google e gerente de produto da Google.com, em entrevista por telefone. "Estamos pedindo aos nossos usuários que testem por eles mesmos", disse.

 

Para verificar a relevância, Mayer encorajou os usuários a avaliarem segundo seus critérios buscas envolvendo termos raros, que geram menos de mil resultados. È aí que o aumento do número de páginas passíveis de consulta se mostra mais útil, afirmou. O Google estimava anteriormente que suas buscas envolviam 8 bilhões de páginas.

 

Mayer não quis fornecer números específicos para sustentar a alegação do Google de que o número de páginas agora é três vezes maior. "Números absolutos deixaram de ser úteis", disse Mayer. A decisão do Google segue-se ao anúncio pelo Yahoo, em agosto, que seu sistema de buscas havia passado por ampliação significativa de abrangência em seus resultados, atingindo cerca de 19,2 bilhões de páginas. O volume superou o tamanho do banco de dados do Google pela primeira vez em muitos anos.

 

O Google contestou as afirmações do Yahoo, afirmando que sua equipe e diversos especialistas independentes não conseguiram confirmar o anúncio da rival.

 

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,...-EI4802,00.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.