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Mário Monteiro

Internetês irrita funcionários de escritórios

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Internetês irrita funcionários de escritórios

 

De 1500 empregados em escritórios, entrevistados pela agência britânica de empregos Computer People, cerca de três quartos dedicam mais de uma hora por semana tentando decifrar termos como JPG, javascript e cookies.

 

São Paulo - Mais de dois terços de empregados em escritórios, que navegam pela internet, sentem-se confusos, e muitas vezes irritados, por não saberem o significado de palavras usadas no universo da internet. A conclusão é de um estudo feito pela Computer People (CP), agência britânica de empregos.

 

Em um universo de 1500 entrevistados pela CP, cerca de três quartos dedicam mais de uma hora por semana tentando decifrar termos como JPG , javascript e Cookies.

 

Pelo menos um em quatro dos pesquisados não tem certeza sobre a função de um firewall. A diferença entre fazer o log off (sair de um sistema opercional ou de uma página web) e um restart (reinicializar um computador) é mal compreendida por 14 por cento dos inquiridos. Cerca de 56% disseram que os profissionais de tecnologia da informação "falam grego”.

 

A solução para o problema não é difícil. Basta cada site ter um glossário atualizado ou criar links para páginas que esclareçam as dúvidas, a exemplo da Wikipedia.

 

João Magalhães

 

Fonte: http://www.estadao.com.br/tecnologia/inter...5/set/28/37.htm

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Quarta, 28 de setembro de 2005, 14h55

 

Internetês é "outra língua" para quem não é de TI

 

Mais de dois terços (67%) dos trabalhadores em escritórios sentem-se "peixes fora d'água" e "inadequados" por não entenderem o jargão dos profissionais da Tecnologia da Informação. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela companhia britânica Computer People, líder em recrutamento para a área de TI, divulgada hoje.

A empresa entrevistou mil funcionários entre várias companhias para examinar as percepções sobre a equipe de TI. O objetivo é melhorar a comunicação entre profissionais da TI e seus colegas de outras áreas. Mais da metade dos entrevistados (56%) afirmou que o pessoal de TI "fala outra língua" e 46% disse que as equipes de TI não percebem a confusão causada pelo uso do jargão.

 

Os pesquisadores perceberam que o uso de analogias é a maneira mais efetiva de ajudar as pessoas "de fora" a entender como a tecnologia funciona. A maioria (69%) dos funcionários concorda que explicações que comparam um problema de software ou hardware com outro são mais facilmente compreendidas.

 

Outros (21%) consideram que o uso de recursos visuais como diagramas ou fluxogramas é uma maneira melhor de entender os problemas de TI, enquanto 10% pensa que a equipe de TI deveria providenciar livros, dicas úteis e documentos em linguagem normal (sem usar o jargão profissional).

 

Entretanto, os profissionais da TI não são os únicos a "abusar" do vocabulário profissional: 85% destes mesmos entrevistados admite usar o jargão relacionado a sua profissão.

 

A Computer People elaborou algumas dicas para os profissionais de TI, a partir do resultado das entrevistas.

 

 

Não superestime o conhecimento de TI de seus colegas: sempre explique os procedimentos usando linguagem simples;

Sempre que possível use analogias como o funcionamento de um carro, ou use desenhos e diagramas para ilustrar seu ponto de vista;

Depois de conversar sobre TI com algum colega, faça algumas perguntas para ter certeza de que ele entendeu sua explicação;

Quando o uso do jargão for inevitável, explique o que cada um dos termos significa.

 

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,...-EI4803,00.html

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